Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Criciúma apresenta três reforços para sequência da temporada

Criciúma (SC)

A diretoria do Tigre apresentou, na tarde desta sexta-feira, três reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro Série A. De uma só vez, o técnico Wagner Lopes terá reforços em três setores diferentes: defesa, meio de campo e ataque. Ambos os atletas são experientes: o zagueiro Alcides, 29 anos, o meio-campista Cléber Santa, 33 anos, e o centroavante Souza, com 32 anos.

Há dez anos fora do Brasil, Alcides construiu sua carreira no futebol europeu. Ainda jovem, o defensor para o Velho Continente defender o Schalke 04, da Alemanha. Entre passagens por diversos clubes europeus, como Chelsea, da Inglaterra, Benfica, de Portugal e PSV, da Holanda, o zagueiro passou pelo Santos em 2004, quando o alvinegro praiano se sagrou Campeão Brasileiro.

Após conquistar títulos na Alemanha, Portugal e Brasil, Alcides volta à terra natal e, com humildade, espera conquistar seu espaço na equipe. “Procuramos fazer o melhor durante a semana. Aqui é uma família e fui recebido muito bem. Temos que esperar a oportunidade de estar entre os 11, e isso é decisão do treinador”, comentou o defensor de 1,92m.

Conhecido pela fanática torcida do Criciúma por ter defendido o rival Avaí em duas oportunidades, o meio-campista Cléber Santana foi oficializado como reforço da equipe após uma longa negociação. Com passagens por grandes clubes do Brasil e da Europa, o meia de 33 anos chega com o objetivo de manter a equipe na elite.

Fernando Ribeiro/Criciúma E.C.
Alcides, Souza e Cléber Santana foram apresentados pelo direção do Criciúma nesta sexta-feira

“O primeiro grande objetivo é seguir na Série A. Vamos lutar até o fim, sabemos que é um campeonato com 20 equipes fortes. É uma competição dura”, admitiu. Após toda a polêmica envolvendo a transferência, Cléber mostra que não tem nenhum tipo de ressentimento.

“Desejo toda sorte do mundo ao Avaí. Tenho certeza que o Criciúma vai me receber da mesma forma e que dentro de campo vou corresponder com meus companheiros. É um novo começo e espero que tudo possa correr bem”, falou ao Diário Catarinense.

Encostado no Vitória, o experiente atacante Souza foi trazido como alternativa à Zé Carlos, que ainda sofre com problemas jurídicos com o ex-clube dos Emirados Árabes. Campeão por diversos clubes por onde passou, como Goiás, Vasco, CSKA Sofia, Flamengo, Bahia e Corinthians, o centroavante falou que espera ajudar o Tigre marcando gols.

“É um recomeço para mim. É um grande clube, com um grande projeto e bons jogadores. Espero fazer o que eu sei de melhor, que são gols, e estar ajudando o clube”, afirmou.

Possíveis mudanças

O técnico Wagner Lopes tem problemas para escalar o Criciúma para o confronto diante do Flamengo, neste domingo, no Heriberto Hülse. O meia Martinez, com dores na costela, e o lateral-esquerdo Giovanni, com dores no joelho, serão avaliados pelo departamento médico e podem ser poupados da partida.

Recém-contratados, Cléber Santana e Souza treinaram com o elenco que não enfrentou o Bahia e podem estrear já neste jogo. De certo, os torcedores serão brindados com o retorno de Paulo Baier, que volta ao time no lugar de Wellington Bruno.