Futebol/Copa Sul-americana - ( - Atualizado )

Esquecendo do Brasileiro, Sport e Vitória duelam pela Sul-americana

Recife (PE)

Em situações opostas na classificação geral da Série A, Sport e Vitória deixam de lado a disputa do Brasileirão para concentrar esforços nas oitavas de final da Copa Sul-americana. A seis pontos do grupo que garante vaga à Copa Libertadores, o rubro-negro pernambucano enfrenta o rubro-negro baiano, que ocupa a lanterna da tabela, nesta quinta, às 22h (de Brasília), na Ilha do Retiro, para tentar chegar ao torneio continental pela segunda vez em sua história de forma mais rápida.

Apesar de o torneio internacional ser um atalho para a Copa Libertadores, o elenco do Sport não quer se desvincular de nenhuma das disputas. O volante Wendel acredita que o Leão tem condições de brigar em ambas as frentes, por conta da qualidade do time nesta temporada.

“Espero terminar o Campeonato Brasileiro conquistando uma vaga na Libertadores. Isso é o que todo mundo diz e o que vejo condições de ser feito. Temos de brigar na parte de cima. Já na Sul-americana, temos elenco e condições para chegar nas finais com esse time”, considerou o jogador.

Divulgação/Sport C. R.
Regularizado na CBF e treinando normalmente, Diego Souza pode reforçar o Sport nesta quinta

Após a derrota para o Fluminense, no fim de semana, o técnico Eduardo Baptista tem reforços à disposição para mudar a forma do time atuar. Recuperado de uma lesão na coxa direita, o zagueiro Ewerton Páscoa superou as expectativas do departamento médico e treinou normalmente, podendo ser escalado como titular ao lado de Durval na zaga. 

“O trabalho foi muito puxado e eu não senti nada. À tarde, trabalhei com bola e também não senti dor. Estou 100% e me sentindo confiante”, comentou. “Acredito que perdi muito pouco do condicionamento físico porque já vinha trabalhando e também venho jogando desde o início do ano”, acrescentou o defensor.

Além de dispor da zaga titular, Baptista poderá escalar os dois principais reforços do Leão para a continuidade da temporada. Regularizados na CBF apresentando boa desenvoltura nos treinamentos, os meio-campistas Ibson e Diego Souza foram relacionados para o confronto e, enquanto Ibson têm chances de começar entre os onze, o camisa 87 deve entrar no decorrer da partida.

Desconsiderando a má fase do adversário na Série A, o lateral-direito Patric, um dos destaques do elenco nesta temporada, afirma que não será um jogo fácil e pede atenção à equipe. “Se engana quem pensa que o Vitória vem desmotivado. Eles acabaram de mudar de treinador e não estão numa situação boa no Brasileiro, tudo isso traz uma motivação enorme para qualquer equipe. Esse é o momento que todos os jogadores do elenco deles vão mostrar que querem ser titulares. É preciso ter atenção”, alertou o camisa 12.

Divulgação/Sport C. R.
Respeitando o adversário, elenco do Sport sabe da dificuldade e quer atenção redobrada

Na lanterna da tabela do Brasileirão, há quatro jogos sem vencer, o Vitória aposta no retorno de Ney Franco para dar a volta por cima, começando pela disputa da Sul-americana. Após ser apresentado oficialmente na segunda-feira, após três meses longe do clube, o técnico precisou comandar apenas três treinamentos para apontar as mudanças que fará na equipe logo em sua estreia, nesta quinta-feira.

Apesar de ter tendência a manter a formação com três atacantes, utilizada pelo auxiliar Éder Bastos na partida do fim de semana, Ney promoveu a entrada do goleiro Fernández no lugar de Wilson, além de testar o recém-contratado Ednei na zaga e o jovem Willie no ataque. É provável que alguns atletas considerados titulares, como o atacante Caio e o meio-campista Neto Coruja, sejam poupados para o próximo jogo pelo Brasileiro, contra o Flamengo.

No clube desde julho, o zagueiro assinou contrato nesta terça-feira e deve ter a primeira oportunidade no time titular. Também contratado nesta semana, junto a Ponte Preta, o meia-atacante Edno já está com o contrato regularizado, mas deve ser poupado por não reunir condições físicas, devendo ser preparado para o jogo de domingo, no Barradão.

Divulgação/E.C. Vitória
Poupando alguns atletas, Ney Franco deve escalar Marcos Júnior no trio ofensivo do Vitória

Ciente da péssima campanha, Ednei considera que um triunfo na Sul-americana pode dar o ânimo necessário à equipe para deixar a zona de rebaixamento da Série A. “Sabemos que no Brasileiro a situação não está boa para a nossa equipe. Mas, mesmo sendo em outra competição, temos que vencer. Uma vitória já dá outro ânimo para o grupo, no final de semana iremos mais fortes contra o Flamengo”, considerou o novo reforço.

Confira os jogos que envolvem equipes estrangeiras na Sul-americana nesta quinta-feira:

Danubio (URU) x Deportivo Capiata (PAR) – 17h
Caracas (VEN) x Inti Gas Desportes (PER) – 19h30
Cesar Vallejo (PER) x Millonarios (COL) – 19h30
Deportivo Cali (COL) x Cajamarca (PER) – 22h
Wilstermann (BOL) x Penãrol (URU) – 22h

FICHA TÉCNICA:
SPORT-PE X VITÓRIA-BA

Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 28 de agosto, quinta-feira
Hora: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Oscar Maldonado (Bolívia)
Assistentes: Wilson Arellano e Javier Bustillos (ambos da Bolívia)
Quarto árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)

SPORT: Magrão, Patric, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Wendel e Ibson; Felipe Azevedo, Ananias e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

VITÓRIA: Fernández, Ayrton, Edinei, Luiz Gustavo e Euller (Mansur); Richarlyson, José Welison e Marcinho; Willie, Marcos Júnior e Guillermo Beltrán (Dinei)
Técnico: Ney Franco