Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Flamengo visita o Vitória em busca da tranquilidade

Salvador (BA)

Na luta contra o rebaixamento, o Flamengo visita o Vitória neste domingo, às 18h30(de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador (BA), em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro venceu seus quatro últimos jogos pela competição, chegou aos 22 pontos, mas ainda precisa pontuar para se afastar de vez da área de queda e ter tranquilidade. Neste duelo os flamenguistas, que no meio de semana perderam de 3 a 0 para o Coritiba na Copa do Brasil, vão reencontrar o técnico Ney Franco, que foi dispensado recentemente na Gávea e já assumiu o Rubro-Negro baiano. A tarefa do comandante, porém, é ingrata. Após a derrota de 1 a 0 para o Figueirense, na semana passada, o Vitória passou a amargar a lanterna, com apenas 15 pontos conquistados.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, não esconde que o seu time continua tendo como prioridade se afastar de vez do risco de rebaixamento, o que ele vem chamando de confusão. Por isso considera estratégica um triunfo neste domingo.

"Nós conseguimos resultados importantes no Campeonato Brasileiro, mas ainda não saímos completamente da zona de confusão e não podemos esconder isso dos torcedores. A partida deste domingo tem uma importância estratégica, pois pode nos permitir ganhar três pontos longe de casa e manter um time na parte de baixo da tabela de classificação. Justamente por conta disso estamos todos focados em um bom resultado na Bahia", afirmou Vanderlei.

Os jogadores do Flamengo concordam com o treinador sobre a importância de ganhar o jogo deste domingo, mas esperam dificuldades mesmo diante do lanterna da competição.

"O Vitória está em uma posição ruim na tabela de classificação, mas tem um grupo de qualidade, com jogadores experientes e que podem nos criar muitos problemas, até porque o time deles costuma crescer jogando em casa. Portanto, é preciso tranquilidade e eficiência para conseguirmos a vitória", disse o lateral direito Leonardo Moura.

Em termos de escalação, o Flamengo não deverá ter maiores problemas. Resta saber se Vanderlei vai querer utilizar mais uma vez de início o atacante Eduardo da Silva, que recebeu uma pancada nas costas no jogo contra o Coritiba. Caso o brasileiro naturalizado croata seja preservado, Alecsandro, que volta após se recuperar de dores na coxa esquerda, será o companheiro de ataque de Paulinho. O atacante Elton, contratado junto ao Corinthians, teve a documentação regularizada e fica como opção no banco de reservas.

Pelo lado do Vitória, Ney Franco também admite a luta contra o rebaixamento, mas se mostra otimista quanto ao sucesso da empreitada já a partir do jogo deste domingo.

"Neste momento da competição está claro quem vai brigar pelo título, pela vaga na Libertadores e contra o rebaixamento. Infelizmente já está definido que vamos brigar neste último bloco e aceitar esta realidade é importante para termos sucesso. Sabemos que a situação é complicada, mas estamos injetando muito ânimo porque sei que podemos nos livrar disso. Este primeiro jogo será muito importante para a nossa sequência e confio na conquista de um bom resultado diante do Flamengo neste domingo", analisou Ney Franco, que estreou no comando do Vitória na última quinta-feira, quando dirigiu um time misto no triunfo surpreendente por 1 a 0, diante do Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Para este jogo Ney Franco vai promover o retorno de praticamente todos os titulares, já que usou um time misto contra o Sport na Copa Sul-Americana. Mas o goleiro Wilson, reclamando de dores no tornozelo direito, deve ficar de fora mais uma vez, com Fernández sendo mantido no setor.

Arte GE.Net
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA-BA X FLAMENGO-RJ

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 31 de agosto de 2014 (Domingo)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Alexandre Kleiniche (RS)

VITÓRIA: Fernández, Ayrton, Kadu, Roger Carvalho e Juan; Adriano, Cáceres, Neto Coruja e Escudero; Dinei e Caio
Técnico: Ney Franco

FLAMENGO: Paulo Vicor, Leonardo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Victor Cárceres, Hector Canteros, Márcio Araújo e Everton; Paulinho e Eduardo da Silva (Alecsandro)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo