Futebol/Mercado - ( - Atualizado )

Fluminense deve anunciar reforços no início da próxima semana

Rio de Janeiro (RJ)

A diretoria do Fluminense está trabalhando na tentativa de anunciar no início da próxima semana, de preferência segunda-feira, a contratação de pelo menos dois reforços para compor o elenco. Os nomes são o lateral direito Marcelinho, que está no América-RN, e o zagueiro Neto, que tem vínculo com o Santos mas está sendo pouco utilizado pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

A situação de Neto tem como pendência apenas os exames médicos, uma vez que os clubes já acertaram as bases da negociação e o Fluminense também chegou a um acordo com representantes do atleta para o pagamento dos salários atrasados. Neto tem 29 anos e lutou contra uma lombalgia nos últimos anos. Nas Laranjeiras terá muito mais chances de atuar do que na Vila Belmiro, já que o Fluminense vem sofrendo em sua posição. Gum, que sofreu fratura na fíbula esquerda, só volta a jogar no fim do ano, enquanto Henrique, que passou os últimos anos na Europa, não suporta atuar em todos os jogos do calendário brasileiro e está sendo preservado em algumas ocasiões. Elivelton é o principal reserva e Fabrício, que era uma esperança, passou a ser muito hostilizado pelos torcedores após a goleada de 5 a 2 sofrida para o América-RN, que custou a eliminação na Copa do Brasil.

Divulgação/Santos FC
Zagueiro Neto, vice-campeão paulista pelo Santos neste ano, deve ser contratado pelo Fluminense
Já a chegada de Marcelinho visa repor a saída de Wellington Silva, que foi emprestado ao Internacional. Sem esse jogador, quando Bruno se lesiona ou está suspenso, o técnico Cristóvão Borges tem que apelar para a improvisação do volante Jean na posição. O lateral direito se destacou pelo América-RN justamente nos confrontos com o Fluminense na Copa do Brasil. O clube potiguar havia renovado recentemente o vínculo do atleta, de 23 anos.

Pela negociação, o Fluminense vai adquirir 30% dos direitos federativos do jogador, que também tem parte presa a um grupo de empresários. O jogador, que teve passagem pelas categorias de base de Corinthians e São Paulo, já foi informado pelo América de que a transação está bem encaminhada. O bom relacionamento entre os dois clubes pesou - recentemente o Tricolor emprestou o volante Fábio Braga ao campeão potiguar.

Apesar de as negociações estarem encaminhadas, a diretoria do Fluminense prefere tratar com cautela da negociação. Isso porque o clube vem atravessando uma crise financeira e sua principal patrocinadora, a Unimed, optou por não contratar mais neste ano.

“O que eu posso dizer é que temos essas duas negociações em vigor, porém, não posso antecipar nada. Todos os dias somos procurados por 40 pessoas querendo colocar jogadores no Fluminense, mas a imprensa fica sabendo apenas de um aou duas ligações. As negociações não são fáceis. Todas começam no zero a zero e nossa situação financeira não é das melhores, pois temos muitos compromissos, já que a diretoria pretende pagar as dívidas e sanear o clube. Mas estamos trabalhando sempre no sentido de fortalecer o elenco”, avisou Mário Bittencourt, vice-presidente de futebol do Fluminense.

Dentro de campo, passado o triunfo de 2 a 1 sobre o Goiás, pelo confronto de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense agora se prepara para o importante duelo contra o Corinthians, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), na Arena Corinthians, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times são postulantes ao título e a uma vaga na próxima Libertadores. Como a sexta-feira foi de trabalho regenerativo, a definição do time ficou para o treino deste sábado pela manhã, que vai anteceder a viagem da delegação para São Paulo.