Futebol/Copa do Brasil - ( - Atualizado )

Grêmio e Santos revivem clássico nacional nas oitavas da Copa do Brasil

Porto Alegre (RS)

Santos e Grêmio iniciam às 20 horas (de Brasília) desta quinta-feira, a reedição das oitavas de final da Copa do Brasil. Na mesma fase, no ano passado, o time gaúcho eliminou o Peixe, que nesta edição busca vingança com um diferencial. Desta vez o alvinegro praiano decide a vaga na Vila Belmiro, semana que vem.

Ocupando a zona intermediária do Campeonato Brasileiro, tanto Santos quanto Grêmio enxergam a Copa do Brasil como a grande chance de conquistar um título no ano e ainda garantir vaga na próxima Libertadores da América de forma mais rápida.

O duelo entre as equipes tornou-se um verdadeiro clássico nacional nos últimos anos. Esta é a quinta vez somente neste século que os dois clubes se enfrentam em mata-mata. Cada um levou a melhor duas vezes: os gaúchos eliminaram o Peixe na semifinal da Libertadores de 2007 e nas oitavas da Copa do Brasil do ano passado; os paulistas ganharam do Tricolor na semifinal do Brasileirão de 2002 e na semifinal da Copa do Brasil de 2010.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Com experiência em competições mata-mata, Felipão precisa superar desfalques para escalar Grêmio

No Grêmio, o clima é positivo. Com apenas quatro jogos no comando do Tricolor, o técnico Luiz Felipe Scolari já parece ter devolvido ao time o velho espírito guerreiro que marcou as grandes conquistas do clube.

“Foi a vitória do grupo, do nosso esforço, garra, dedicação. Fomos eficientes e mostramos hoje a nossa identidade, que é a de lutar até o final”, afirmou o meia Giuliano após a vitória sobre o Corinthians, domingo, conquistada na base do suor e da raça, no Sul.

Símbolo desta campanha de retomada gremista, o volante Fellipe Bastos é o principal desfalque para Felipão nesta quinta-feira. Como já atuou na Copa do Brasil pelo Vasco, ele está fora do jogo. Como Riveros se recupera de dores musculares e também não deve atuar, o meio será semelhante ao da partida do final de semana, com Walace no lugar de Fellipe Bastos, mais Ramiro e Giuliano completando o setor.

O atacante Luan virou dúvida após não treinar na terça devido a dores na panturrilha. Caso não possa atuar, Alán Ruiz deve jogar. Rhodolfo, com desgaste muscular, também chegou a ser preservado, mas não preocupa tanto e pode começar normalmente.

Do outro lado do confronto, a novidade no time de Oswaldo de Oliveira é o retorno de Robinho. O Rei das Pedaladas se recuperou de estiramento muscular na coxa direita e vai para o jogo. Leandro Damião, entretanto, deve perder vaga para o jovem Gabriel e ficar apenas no banco de reservas.

“Eles (Grêmio), jogando na casa deles, vão imprimir o ritmo de jogo. É um time rápido, que marca duro, futebol gaúcho tem chegada, não podemos abrir mão de jogar com a bola, nosso time é qualificado”, analisou Robinho, que encontrará o técnico Luiz Felipe Scolari, hoje comandante do Tricolor Gaúcho e que o preteriu na convocação para a Copa do Mundo. “Não conversei com o Felipão. É um grande treinador, tenho um respeito grande”, resumiu o craque, sem se prolongar sobre o técnico.

Divulgação/Santos FC
De volta a equipe titular, após se recuperar de lesão na coxa, Robinho espera ajudar ataque santista

Para conseguir um bom resultado no Sul, o Peixe sabe que precisa melhorar seu rendimento fora de casa. No Brasileirão, até aqui, o alvinegro venceu apenas dois jogos como visitante (Figueirense, 4ª rodada, e Bahia, 8ª rodada) e pela Copa do Brasil conseguiu bater o modesto Princesa do Solimões, em Manaus.

Ciente de que a equipe tem que ‘aprender’ a jogar em território hostil, Robinho ressaltou o gol fora de casa, que na competição de mata-mata serve como critério de desempate. “Apesar de saber que vai enfrentar um grande time, o Santos tem que jogar para o ataque. Na Copa do Brasil o gol fora é importante, mas precisa marcar bem, são jogadores perigosos. Quando ganhamos a Copa do Brasil, fizemos grandes jogos fora de casa”, disse o camisa 7, lembrando o ano de 2010, quando conquistou o torneio ao lado de Neymar e Ganso.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO-RS X SANTOS-SP

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Horário: 20 horas (de Brasília)
Data: 28 de agosto de 2014, quinta-feira
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC-FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC-ESP-1)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Ramiro e Giuliano; Luan, Barcos e Dudu
Técnico: Luiz Felipe Scolari

SANTOS: Aranha; Cicinho, David Bráz, Edu Dracena e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Gabriel.
Técnico: Oswaldo de Oliveira