Futebol/Futebol Internacional - ( - Atualizado )

Greve geral adia três partidas e cria confusão no Campeonato Argentino

Buenos Aires (Argentina)

Os jogos do Campeonato Argentino a serem disputados neste meio de semana valem ainda pela quarta rodada, mas o torneio já flerta com o caos. Devido a greve geral programada pelas centrais sindicais para esta quinta-feira, a Asociación del Fútbol Argentino (AFA) decidiu adiar as três partidas que seriam jogadas na data e esta decisão pode criar um efeito dominó na tabela.

Além de Banfield x Tigre e Quilmes x San Lorenzo, a partida entre Vélez Sarsfield e Lanús também foi temporariamente suspensa e ainda não tem data definida. Isso criou descontentamento no Boca Juniors, que encara o Vélez neste domingo, pela quinta rodada. Como o adiamento destas três partidas do meio de semana dá aos líderes do campeonato a semana livre de preparação, os xeneizes tentarão adiar também o próprio confronto. Segundo a imprensa local, o clube estuda formalizar o pedido junto à AFA para entrar em campo no final de semana para encarar o adversário “em iguais condições”.

As primeiras semanas do Campeonato Argentino têm feito os responsáveis pela tabela trabalharem bastante. Em tributo a Julio Grondona, ex-presidente da AFA que faleceu há cerca de um mês, a primeira rodada foi adiada em uma semana e o torneio já começou atrasado. Além disso, como a rodada inicial foi jogada entre as finais da Libertadores da América, o campeão continental San Lorenzo teve a semana livre e não enfrentou o Olimpo.

Já a suspensão temporária de três partidas da quarta rodada se dá devido à paralisação a ser promovida pelos sindicatos de oposição ao governo da presidente Cristina Kirchner. O protesto contra a deterioração de salários teve adesões de várias classes, entre elas a dos maquinistas de trens de passageiros. Com a greve dos transportes, a AFA entende que o deslocamento dos torcedores seria inviável na quinta-feira.

Divulgação
Liderando o campeonato com nove pontos, o Vélez tem semana antes de pegar o Boca (foto: CAVS/site oficial)