Futebol/Campeonato Inglês - ( - Atualizado )

Liverpool toma sustos, mas se segura para vencer Southampton no limite

Liverpool (Inglaterra)

Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Inglês, Liverpool e Southampton protagonizaram um grande jogo no gramado de Anfield. Ainda longe de repetir as atuações da última temporada, os Reds sofreram bastante até os minutos finais para vencer por 2 a 1. Sterling marcou para o time da casa no primeiro tempo, Clyne empatou após o intervalo e Sturridge deu números finais ao triunfo vermelho.

A vitória na estreia faz o Liverpool ser um dos que largam na frente neste Campeonato Inglês, empatando em pontos com algumas outras equipes. E a chance de assumir a ponta de forma isolada será às 16 horas (de Brasília) do próximo dia 25, quando visita o Etihad Stadium para disputar clássico com o Manchester City pela segunda rodada.

Já o Southampton tenta se recuperar às 11 horas (de Brasília) deste sábado, em duelo com o West Bronwich a ser disputado no St. Mary's Stadium. Amargando derrota logo na estreia, os Saints começam o Campeonato Inglês nas últimas posições.

AFP
Ainda que irregular no jogo, Sterling foi decisivo ao participar dos dois gols do Liverpool (foto: Paul Ellis)
O jogo – O Liverpool teve a posse de bola no campo ofensivo e pareceu mais perto do gol adversário nos vinte minutos iniciais. Mas as duas jogadas de perigo foram do Southampton, criadas por Bertrand e Tadi? pelo lado esquerdo do ataque dos visitantes. A preocupação pela defesa desguarnecida, porém, passou aos 23, quando Henderson deu provavelmente o lançamento mais bonito da rodada para deixar Sterling na cara do gol. O atacante recebeu em boa posição para tocar com categoria na saída do goleiro Forster e anotar o primeiro gol dos Redsna temporada.

Mesmo atrás no placar, os Saints seguiram desafiando a soberania dos donos da casa. Diante da queda de rendimento vermelha, apostaram nos chutes de longa distância para levar perigo. Em cobrança de falta, Ward-Prowse bateu direto para o gol e obrigou Mignolet a fazer boa defesa. Mas a melhor intervenção do goleiro belga no primeiro tempo foi em chute de Schneiderlin, que tentou encobrí-lo.

Antes do intervalo ainda deu tempo de Sterling responder em contra-ataque. O camisa 31 recebeu na entrada da área, cortou o marcador ao levar para o pé direito e mandou uma bomba, obrigando Forster a se virar para impedir o segundo gol do Liverpool. Ainda assim, apesar da vantagem, os Redsforam aos vestiários devendo melhor futebol.

O castigo pela apatia vermelha também após o intervalo veio em linda jogada do Southampton pela direita, aos 11 minutos. Clyne avançou em velocidade e tabelou com Tadic, que de letra devolveu para o lateral direito fuzilar o ângulo e igualar o placar. O golaço fez os visitantes crescerem ainda mais, bastante organizado em campo e tomando a iniciativa na partida.

AFP
Liverpool não evoluiu enquanto Lucas e Gerrard estiveram juntos no meio-campo (foto: Paul Ellis)

O Liverpool só melhorou na partida com as substituições. Joe Allen foi promovido no lugar de Lucas, e a saída do discreto Philippe Coutinho para a entrada de Rickie Lambert fez Sterling recuar para atuar de armador. E foi nessa função que o autor do primeiro gol vermelho participou também do segundo. Em grande insistência, aos 34 minutos, ele aproveitou bola sobrada na área para cabecear em direção a Sturridge, que só teve o trabalho de desviar para balançar as redes.

Nos minutos finais, o Southampton foi todo ataque. Ward-Prowse teve tudo para igualar o marcador já no apagar das luzes, mas a bomba de dentro da área explodiu no travessão após desvio providencial de Mignolet. O rebote sobrou no alto e também foi desperdiçado por Schneiderlin. Assim, apesar de merecer o empate, os Saints tiveram que lamentar a derrota em Anfield.