Centenário do Palmeiras - ( )

Palmeiras teve medalhistas olímpicos no basquete, judô e futebol

São Paulo (SP)

Na reunião que marcou a fundação do Palestra Itália, os principais idealizadores do projeto precisaram bater o pé pela inclusão do futebol no novo clube. Ao longo dos anos, no entanto, a agremiação desenvolveu outras modalidades e chegou a contar com medalhistas olímpicos no basquete e no judô.

A Seleção Brasileira de basquete, afastada dos Jogos entre Atlanta-1996 e Londres-2012, viveu seu período áureo entre os anos 1950 e 1970. A equipe foi bicampeã mundial (1959 e 1963), sob o comando do lendário Kanela, e ganhou dois bronzes olímpicos.

Na época de áurea do basquete nacional, o time palmeirense era protagonista. Nos Jogos Olímpicos de Roma-1960, Rosa Branca, Edson Bispo, Mosquito e Jatyr conquistaram o terceiro lugar como atletas do clube. Em Tóquio-1964, Jatyr e Edson Bispo repetiram o feito ao lado de Victor Mirshauswka.

O basquete é uma das modalidades mais antigas do clube. Maior artilheiro da história do time de futebol com 327 gols em 358 partidas pelo então Palestra Itália, Heitor Marcelino Domingues chegou a se aventurar na bola ao cesto, participando dos títulos estaduais de 1928 e 1929.

Após alguns anos de ostracismo, o Palmeiras voltou a investir no basquete e disputou a temporada 2012-2013 do Novo Basquete Brasil (NBB). O presidente Paulo Nobre e José Carlos Brunoro, diretor executivo, ameaçaram encerrar o time, mas um patrocínio de última hora manteve a equipe no torneio nacional.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Bicampeão mundial e dono de dois bronzes olímpicos pelo Brasil, Jatyr defendia a camisa do Palmeiras
No ano passado, o Palmeiras alcançou sucesso nas categorias de base ao conquistar os títulos estaduais e da grande São Paulo com as equipes sub-15, sub-14 e sub-12 – os times sub-17 e sub-16 ainda ficaram com o vice paulista. A ideia é, gradualmente, aproveitar os garotos entre os adultos.

O Palmeiras também contou com um medalhista olímpico no judô. Na edição de Atlanta-1996 dos Jogos, Henrique Guimarães conquistou o bronze na categoria até 66kg. Atualmente, o ex-competidor é coordenador técnico da modalidade no clube alviverde.

Em 1996, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista de futebol com um time memorável. Flávio Conceição, Amaral, Rivaldo e Luizão, campeões estaduais pelo clube, ganharam o bronze nos Jogos de Atlanta.

A Sociedade Esportiva Palmeiras não conta com atletas em pódios olímpicos desde 1996. Para os Jogos do Rio de Janeiro-2016, a principal esperança de medalha do quase centenário clube alviverde é a arqueira Sarah Nikitin, que vem conquistando resultados expressivos na modalidade.

Arte GE.Net
A Sociedade Esportiva Palmeiras contou com medalhistas olímpicos em três modalidades diferentes