Futebol/Liga dos Campeões - ( - Atualizado )

Porto vence Lille, confirma favoritismo e avança para a fase de grupos

Porto (Portugal)

Diante de um público de 45 mil pessoas, o FC Porto venceu o Lille por 2 a 0 no jogo de volta dos playoffs da Liga dos Campeões e conquistou uma vaga na fase de grupos do torneio. Após vencerem o primeiro embate por 1 a 0 na França, os Dragões receberam a equipe francesa em casa e podiam até empatar para avançar na principal competição europeia, mas garantiram a vitória com gols de Brahimi e Jackson Martínez.

O clube português, que chegou a sua décima partida sem perder, está empatado com o Benfica no quarto lugar do Campeonato Português. O Lille teve um bom desempenho nas duas primeiras rodadas do Campeonato Francês e figura na terceira posição, mas não conseguiu bater o favorito e foi eliminado da Champions.

Com cinco brasileiros no time titular - Fabiano, Danilo, Maicon, Alex Sandro e Casemiro, além do reserva Evandro -, o Porto começou melhor, com mais posse de bola e controle do meio-campo. Muito ofensivo, a equipe lusa encurralou o Lille, que jogou recuado.

A primeira oportunidade saiu aos nove minutos do primeiro tempo. Oliver Torres virou o jogo para Danilo, que fez o cruzamento para Jackson ajeitar com os pés, mas a bola foi para fora. Aos 29, a defesa do Porto errou na saída, Gueye não conseguiu o domínio e Maicon chegou para tirar o perigo com um carrinho, dando a primeira boa chance ao time francês.

Aos 38, o brasileiro Alex Sandro se machucou e foi substituído pelo zagueiro Diego Reyes. A lesão do jogador pode ser um problema para a Seleção Brasileira, já que ele está na lista de convocados de Dunga para os amistosos contra Colômbia e Equador em setembro.

No primeiro minuto da etapa complementar, o Porto teve outra chance boa. Danilo cruzou de direita, Herrera apareceu e cabeceou com perigo. O goleiro Enyeama se esticou e espalmou no canto direito, salvando o Lille. Mas dois minutos depois veio o gol português. O argelino Brahimi cobrou falta com categoria e mandou a bola por cima da barreira, no canto direito, e abriu o placar para o Porto.

Aos 24, Jackson Martínez ampliou a vantagem. O lateral Souaré perdeu a bola no ataque, a sobra ficou com Brahimi, que tocou para Martínez completar. 2 a 0 para o Porto, que passou a administrar a vantagem, garantiu o triunfo e a classificação.

Os outros jogos desta terça-feira tiveram os seguintes resultados: APOEL (CHP) 4 x 0 Aalborg (DIN), BATE (BLR) 3 x 0 Slovan Bratislava (SVK) e Celtic (ESC) 0 x 1 Maribor (ESL)


Nos jogos de ida, as três partidas acabaram empatadas em 1 a 1. Assim, se classificam para a fase de grupos o esloveno Maribor, o cipriota APOEL e o bielorrusso BATE. Agora, as equipes aguardam o sorteio dos grupos, que acontece na próxima quinta-feira, em Monaco.