Futebol/Brasileiro Série B - ( - Atualizado )

Portuguesa derrota Vila Nova e empurra goianos para lanterna

Goiânia (GO)

Em duelo entre equipes do fundo da tabela do Campeonato Brasileiro da Série B, a Portuguesa triunfou sobre o Vila Nova por 2 a 1 nesta terça-feira, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. No encerramento do primeiro turno, o resultado positivo tirou a equipe paulista da última colocação e empurrou o elenco goiano para a lanterna da competição.

Os gols do triunfo da Portuguesa foram marcados por Gabriel Xavier. O desconto dos goianos foi anotado por Gustavo.

Com a vitória, a Portuguesa é a 18ª colocada, com 17 pontos, ainda na zona de rebaixamento da Série B. Já o Vila Nova é o lanterna com 14 pontos.

O jogo – O time da casa começou melhor no duelo. Aos 18 da primeira etapa, após escanteio batido por Junior Xuxa, Allan Dias desviou para trás e quase anotou um gol contra, mas a bola foi para fora. Na sequência do lance, nova cobrança de canto, Gustavo ajeitou para Jeferson que mandou para o fundo das redes, mas o auxiliar assinalou o impedimento do jogador do Vila Nova.

A Portuguesa não demorou em responder o elenco goiano. Djalma passou por Léo e cruzou da esquerda, a bola encontrou Alemão, que dominou, fintou o defensor e chutou em direção ao gol do Vila Nova. A trajetória contou com um desvio, mas não enganou o goleiro Cléber Alves, que fez uma simples defesa.

Aos 33 da primeira etapa, a Lusa teve outra boa oportunidade. Régis correu pela direita, indo até a linha de fundo, onde cruzou rasteiro para a entrada da área. Gabriel Xavier rematou de primeira e mandou para fora, perto da trave esquerda de Cléber Alves.

No primeiro lance de perigo do segundo tempo, a Portuguesa abriu o marcador. Aos seis minutos, Alexão puxou um contra-ataque e tocou para Gabriel Xavier, que estava no bico direito da área. O meia dominou e chutou com efeito, acertando o ângulo de Cléber Alves.

O Vila Nova tentou empatar aos 21 minutos do segundo tempo, após bom lance de Léo. O jogador recebeu na ponta direita e correu até a linha de fundo, onde cruzou para trás. A esférica passou pelos defensores da Lusa e Rafael Santos afastou o perigo com os pés.

O clube paulista teve ótima oportunidade de ampliar a diferença no marcador aos 31 minutos. Allan Dias deu um bom passe para Serginho , que cruza na área. O atacante uruguaio Bryan Aldave tentou alcançar a bola, mas não conseguiu finalizar.

O gol finalmente saiu para o time da casa aos 33 minutos. Após cobrança de falta lateral alçada por Paulinho em direção à área, Gustavo subiu mais alto que os defensores da Lusa e cabeceou forte para o fundo das redes, deixando o placar do Serra Dourada empatado em 1 a 1.

No último lance da partida, a Portuguesa marcou o gol da vitória. A defesa lusitana rechaçou a bola com chutão em direção ao ataque. Jeferson sobe para tentar fazer o corte, mas não consegue. Gabriel Xavier aproveitou a chance, ganhou do zagueiro na corrida e tocou na saída do goleiro.