Futebol Internacional/Mercado - ( - Atualizado )

Xabi confirma ida ao Bayern: "Decisão mais difícil da minha vida"

Madri (Espanha)

Após comunicar a aposentadoria da seleção espanhola, na última semana, o meio-campista Xabi Alonso declarou em coletiva nesta sexta, no Bernabéu, que a negociação envolvendo merengues e bávaros foi concluída e, portanto, está se transferindo ao Bayern de Munique, após cinco anos defendendo o Real Madrid.

Ao se despedir dos companheiros, Xabi afirmou que foi a decisão mais difícil em sua trajetória no futebol e que, em respeito ao Real Madrid, é preciso ser honesto e saber quando dizer adeus. “Agradeço ao presidente e a José Luis Sánchez por tudo que fizeram. Também agradeço a meus treinadores – Pellegrini, Mourinho e Ancelotti – que me permitiram crescer e a meus companheiros, pois sem eles não tínhamos conquistado nada. Por fim, agradeço à torcida que, desde o primeiro dia, fez eu me sentir em casa e me deu muito carinho”, falou.

Ao falar sobre o interesse dos alemães, Xabi garante que está se transferindo, mas nunca deixará de pertencer à família merengue. “O interesse do Bayern é recente, desde as últimas duas semanas. A partir do momento que ganhamos a Liga dos Campeões (La Décima), vejo que há um novo ciclo para todos”, comentou o ex-camisa 14.

AFP
Após conquistar quatro títulos em cinco temporadas, Xabi deve se apresentar ao Bayern nos próximos dias

Sobre a negociação, o meia fez questão de ressaltar que a decisão partiu dele próprio, apesar de ter renovado o vínculo em janeiro passado. “Ninguém do clube me queria fora, foi uma decisão minha. Sempre fui respeitado e tive o apoio do treinador. Tive uma sensação, e decidi que era o momento de deixar a equipe”, garantiu.

Ao ser perguntado sobre o que motivou a transferência, Alonso ressaltou que procura por motivação, mesmo estando com 32 anos. “Preciso de novos estímulos. Talvez, tenham se acabado aqui com a conquista da décima Liga dos Campeões. Escolhi mudar para permanecer em alto nível, jogando de forma motivada”, apontou o atleta.

Após a transferência do alemão Toni Kroos ao Real, para atuar justamente na posição de Xabi Alonso, o espanhol desembarca em Munique com contrato válido por dois anos, e deve ser um dos pilares do esquema de Pep Guardiola.