Futebol Internacional/Amistosos - ( - Atualizado )

Alemanha e Argentina reeditam final do Mundial na estreia de Martino

Dusseldorf (Alemanha)

Cerca de um mês e meio após o 1 a 0 na decisão da Copa do Mundo no Brasil, que propiciou aos alemães a conquista do tetracampeonato, Alemanha e Argentina voltam a se enfrentar, agora de forma amistosa, nesta quarta-feira, na Espirit Arena, em Düsseldorf, território bávaro, a partir das 15h45 (de Brasília). A reedição da final será a primeira partida dos alemães após a conquista do título mundial e, do outro lado, marcará a estreia de Gerardo ‘Tata’ Martino como novo treinador da seleção argentina.

Após comandar o Barcelona em uma das únicas campanhas sem títulos nos últimos anos, Tata Martino deixou o clube catalão para substituir Alejandro Sabella, demitido após ter conquistado o vice-campeonato mundial. Na primeira convocação, apesar de não querer modificar a formação de seu antecessor, Martino foi obrigado a fazer algumas alterações.

Desfalcado do principal jogador, Lionel Messi, que foi barrado pelo departamento médico por conta de lesão, o treinador deve escalar Di María como armador no meio-campo, com uma linha de frente comandada por Higuaín e Aguero.

Para ajudar a suprir a ausência do camisa 10, Tata inovou ao chamar, pela primeira vez, os meio-campistas Nicolás Gaitán (atualmente no Benfica) e Erick Lamela (que defende o Tottenham).

Divulgação
Amistoso será primeira experiência da nova comissão técnica argentina, liderada por Tata Martino

Além de Messi, o titular da zaga Ezequiel Garay, o experiente meia Maxi Rodríguez e o atacante Rodrigo Palacio estão em processo de recuperação de lesões musculares e desfalcarão a equipe portenha diante dos alemães. À exceção destes, todos os atletas que disputaram o Mundial estão à disposição, fora Zabaleta, que não voltou a ser relacionado.

“Temos um trabalho em andamento e não vejo motivo para mudanças bruscas. Algum legado deve ter ficado daquela campanha, pois ficamos com o segundo lugar na Copa do Mundo, que perdemos com um gol na prorrogação”, comentou o novo técnico, tentando resgatar os méritos da derrota.

Em compensação, os atuais campeões mundiais também sofrem com alguns desfalques. Além de Lahm, Klose e Mertesacker – que se desligaram da seleção –, Joachim Löw tem de arcar com as ausências de Khedira e Schweinsteiger, cortados por conta de lesão muscular.

Divulgação
Novo capitão, após saída de Lahm, Schweinsteiger está fora por lesão; Neuer pegará faixa temporariamente

Em contrapartida, o plantel alemão terá o reforço do meio-campista Marco Reüs, que ficou fora do Mundial após lesionar o tornozelo às vésperas do embarque, e do centroavante Mario Gomez, que enxerga na aposentadoria de Klose uma oportunidade para voltar a ser o ‘homem gol’ da equipe.

Bastian Schweinsteiger, símbolo do processo evolutivo da seleção alemã ao longo dos últimos oito anos, integrante do time desde a conquista do terceiro lugar em 2006, assumiu a responsabilidade de capitanear a equipe após a aposentadoria do lateral Phillip Lahm.

Contudo, por conta da lesão do meio-campista, a faixa de capitão será delegada a outro ícone alemão na partida desta quarta, o goleiro Manuel Neuer, que teve atuação destacada na campanha da Copa do Mundo, sendo eleito o melhor goleiro da competição.

Ao comentar as expectativas para a seleção alemã nos próximos anos, Löw não esconde o instinto de renovação e o objetivo de conquistar a Eurocopa 2016, a ser disputada na França. Inclusive, os alemães começam a trajetória na Euro no próximo dia 7, em partida contra a Escócia, em Dortmund e querem uma vitória no amistoso para chegarem com ânimo nas partidas preliminares da Eurocopa.

Já os argentinos esperam vencer o amistoso, apesar da ausência do principal jogador, para vingar o resultado obtido no Maracanã na final do Mundial e, de quebra, ajudar Tata Martino a iniciar sua trajetória à frente da seleção com um resultado positivo.

Confira os outros amistosos deste meio de semana, em conformidade com o Horário de Brasília:

8h Filipinas x Taipei
8h Mianmar x Palestina
12h Rússia x Azerbaijão
13h Lituânia x Emirados Árabes Unidos
14h Ucrânia x Moldávia
14h45 Letônia x Armênia
15h15 República Tcheca x Estados Unidos
15h45 Irlanda x Omã
16h Inglaterra x Noruega
16h Marrocos x Catar