Futebol/Copa do Brasil - ( - Atualizado )

Após derrota por 3 a 0, Flamengo tenta milagre contra Coritiba

Rio de Janeiro (RJ)

Derrotado por 3 a 0 na partida de ida, o Flamengo busca um milagre para seguir na Copa do Brasil. O Rubro-Negro recebe o Coritiba nesta quarta-feira, às 22h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), em duelo válido pela rodada de volta das oitavas de final, precisando golear por quatro ou mais gols de diferença para avançar. Caso devolva os 3 a 0, os cariocas forçarão a disputa de pênaltis. Qualquer outro resultado garante os paranaenses na próxima etapa. Quem avançar deverá enfrentar muito provavelmente o América-RN, que nesta quarta enfrenta o Atlético-PR após ter vencido na ida por 3 a 0.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo, nunca escondeu que a prioridade de seu time é o Campeonato Brasileiro e a luta contra o rebaixamento. Apesar disso, os jogadores flamenguistas vivem o clima decisivo contra o Coxa e pretendem se empenhar na luta pela classificação.

“Acho que podemos pensar na classificação sim, pois em noventa minutos qualquer coisa pode acontecer. No ano passado o Flamengo eliminou o Botafogo com uma goleada por quatro a zero. Ninguém imaginaria que isso iria acontecer, mas aconteceu. Logicamente que não acontece todos os dias e que o Coritiba vai entrar tranquilo pela vantagem obtida na ida. Mas temos que trabalhar em busca do resultado “, disse o atacante Alecsandro.

O goleiro Paulo Victor entende que o Flamengo vai precisar pensar em marcar um gol de cada vez e evitar a afobação.

“Não podemos ficar afobados, pois se isso acontecer vamos comprometer tudo. Não adianta entrar em campo pressionado porque tem que marcar três ou quatro gols. Temos que pensar em marcar um gol de cada vez, pensar no primeiro, depois no segundo, e assim por diante. Se nos desesperarmos, o Coritiba vai conseguir facilmente seu objetivo”, disse Paulo Victor.

A possível afobação é algo que o Coritiba pode realmente tentar tirar proveito, já que o técnico Marquinhos Santos orientou seus comandados a tentarem jogar no erro do Flamengo. O treinador, porém, garante uma postura ofensiva. “Pelo que aconteceu no primeiro jogo, o Flamengo vai ter que buscar o jogo logo de início, pois começa perdendo por três a zero. Cabe ao Coritiba ter tranquilidade para forçarmos o erro do Flamengo e tirarmos proveito desta situação. Isso, porém, não significa que nosso time deixará de atacar. Temos que buscar os gols, pois se marcarmos um, o Flamengo vai precisar de cinco”, lembrou Marquinhos.

Sem tempo para treinar, Vanderlei Luxemburgo, que viu o Flamengo vencer os cinco últimos jogos do Campeonato Brasileiro, sendo o mais recente por 2 a 1 sobre o Vitória, fez mistério. No último treino antes da partida, a maioria dos titulares ficou na academia, e o treinador chegou a utilizar até atletas da base para formar o time. O técnico, entretanto, relacionou todos os disponíveis para o jogo desta quarta.

O volante Cáceres é desfalque certo, uma vez que está servindo a seleção paraguaia. Outros que devem ser poupados nesta quarta são o lateral Léo Moura e o volante argentino Hector Canteros, peças fundamentais no esquema de Luxa no Brasileiro. Já o zagueiro Wallace, suspenso do duelo do próximo sábado diante do Grêmio pelo Brasileiro, não foi relacionado para a partida.

Lucas Mugni, que tem sido utilizado como arma no segundo tempo, pode começar entre os onze numa formação mais ofensiva, que pode contar também com o atacante Eduardo da Silva, recuperado de uma pancada nas costas. Já o atacante Elton, último reforço a chegar à Gávea, pode fazer sua estreia nesta quarta.

Divulgação/Flamengo
O meia argentino Lucas Mugni deve começar a partida contra o Coritiba no Maracanã (Foto:Gilvan de Souza)

Para montar o time, o técnico Marquinhos Santos não poderá contar com o zagueiro Welinton, que pertence ao Flamengo e por questões contratuais não pode ser escalado. O volante Germano e o atacante Geraldo seguem vetados pelo departamento médico alviverde. Em compensação, o volante Rosinei foi relacionado e deve ficar como opção, aguardando por uma oportunidade para estrear.

O jogo ainda terá um sabor especial para o principal jogador do Coxa. O meia Alex já anunciou a despedida do futebol ao final da temporada, mas com o time na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com risco de deixar como marca em sua vitoriosa carreira um rebaixamento, sobrou para a Copa do Brasil sua última chance de levantar um título nacional antes de se aposentar.

Divulgação/Coritiba
O meia Alex quer se aposentar conquistado o título da Copa do Brasil pelo Coritiba

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-RJ X CORITIBA-PR

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de setembro de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: AINDA NÃO DIVULGADO
Assistentes: AINDA NÃO DIVULGADOS

FLAMENGO: Paulo Victor, Frauches, Chicão, Samir e João Paulo; Recife, Luiz Antonio, Lucas Mugni e Gabriel; Alecsandro (Elton) e Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORITIBA: Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Gil, Helder, Robinho, Dudu e Alex; Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos