Futebol/ Bastidores - ( - Atualizado )

Enderson já comanda treino mesmo antes de ser apresentado

Santos (SP)

Como já era esperado, Enderson Moreira assumiu o comando técnico do Santos Futebol Clube. Logo após o anúncio da saída repentina de Oswaldo de Oliveira por opção da diretoria, o novo técnico acertou contrato até o fim de 2015 com o Peixe e desde esta terça-feira à noite está na cidade da Baixada Santista.

Nesta quarta-feira, Enderson já conheceu seus novos comandados e deu treino. O contrato ainda será assinado e a apresentação oficial do treinador mineiro está marcada para às 15 horas, em coletiva de imprensa no CT Rei Pelé, ao lado do presidente Odílio Rodrigues.

Ao lado do auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores e o observador técnico Ricardo Leão, Enderson fez seu primeiro trabalho no campo com portões fechados à imprensa. A atividade da tarde está programada com acesso liberado dos jornalistas.

Divulgação/Santos FC
Enderson Moreira já treina o elenco do Santos e a sua apresentação oficial está marcada para às 15 horas, no CT Rei Pelé

Trajetória

Enderson Moreira, 42 anos, iniciou sua trajetória no futebol como preparador físico do América-MG em 1995 e, no ano seguinte, assumiu o comando das categorias de base do clube. Trabalhou ainda no Atlético-MG e no Cruzeiro, onde conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2007. A estreia no profissional aconteceu em 2008, quando comandou o Ipatinga nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A.

Em 2009, o treinador voltou a trabalhar com o futebol de base no Atlético-PR e no Internacional. Já em 2011, ele tornou-se auxiliar técnico permanente do Fluminense, clube que chegou a dirigir interinamente em 13 oportunidades, com aproveitamento de 66,66%. O técnico ganhou notoriedade no cenário nacional comandando o Goiás. Em dois anos – 2011 a 2013 -, ele conquistou o bicampeonato Goiano (2012/2013) e o Brasileirão da Série B (2012), e conseguiu a sexta colocação no Brasileirão da Série A (2013). No período em que treinou o clube, obteve 64,01% de aproveitamento.

O último trabalho de Enderson Moreira foi neste ano, no comando do Grêmio. O técnico levou o time às oitavas de final da Libertadores da América e ficou com o vice do Gauchão.