Futebol/Bastidores - ( )

Grêmio promete monitorar outros casos de ofensas no Brasileirão

Porto Alegre (RS)

Embora o presidente Fábio Koff tenha afirmado que respeita a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de excluir o Grêmio da Copa do Brasil (apesar de discordar dela), o clube gaúcho considerou injusta a pena imposta ao Tricolor no julgamento desta quarta-feira. O diretor de futebol Rui Costa era um dos mais indignados ao final da sessão. O dirigente lembrou que a torcida gremista está sendo hostilizada Brasil afora por conta do episódio e aproveitou para garantir que o Grêmio estará de olho em todos os deslizes, de seus torcedores e dos adversários, para não deixar que nenhum caso passe impune no futebol brasileiro a partir de agora.

“Parece que punir o Grêmio solucionará esse problema no Brasil todo. A decisão gerou um grande desequilíbrio. A partir de agora vamos filmar e monitorar todos os jogos. Estamos interessados em qualquer episódio de racismo ou segregação. Vamos fiscalizar todos os clubes, principalmente os que estão à nossa frente no Brasileirão, pois queremos ver todos punidos caso torcedores cometam algum deslize”, afirmou Costa.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Ofensas racistas ocorreram na partida entre Grêmio e Santos, pelas oitavas da Copa do Brasil
“O torcedor gremista está sendo chamado de fascista nas ruas”, protestou o dirigente. “Já temos inclusive relatos de agressões a quem usa camisa do Grêmio. Sábado, nossos torcedores estarão em risco por causa disso”, lamentou o diretor, lembrando o jogo entre Flamengo e Grêmio, marcado para o Maracanã, pelo Brasileirão. Alguns torcedores do clube carioca já ameaçaram gremistas de agressão pelas redes sociais para a partida deste final de semana.

Rui Costa também se mostrou indignado com a reação dos auditores após o encerramento da sessão que condenou o Grêmio. “Foi revoltante ver como os auditores comemoram a decisão. Em sete anos de STJD, jamais vi auditores se abraçando ao final de um julgamento. Eles vieram com uma sanha punitiva contra o Grêmio”, disparou Costa.