Futebol Internacional/Amistoso - ( )

Japão recebe desfalcado Uruguai na estreia do técnico Javier Aguirre

Sapporo (Japão)

Após a participação no Mundial do Brasil, Japão e Uruguai voltam a campo pela primeira vez nesta sexta-feira pela manhã, a partir das 7h25 (de Brasília). Contratado após a precoce eliminação, ainda na fase de grupos da Copa, para substituir o italiano Alberto Zaccheroni, o técnico mexicano Javier Aguirre fará sua estreia à frente dos samurais azuis apesar de ter comandado poucos treinos.

Responsável por tocar um projeto de longo prazo com a Federação Japonesa de Futebol, com contrato válido até 2018, no Mundial da Rússia, Aguirre chegou a Tóquio com um salário anual equivalente a R$ 5,4 milhões, valor que o faz o treinador mais bem pago da história do país. O último clube que havia dirigido tinha sido o Espanyol.

Com a delegação já em Sapporo, cidade em que acontecerá a partida, o novo comandante aproveitou os poucos dias de treino que antecedem o confronto para promover o entrosamento dos jogadores. Logo na primeira convocação, Javier fez questão de inovar e chamou sete atletas que não estiveram presentes na delegação japonesa que veio ao Brasil para disputar a Copa do Mundo. Todos os recém-convocados atuam no futebol japonês.

Divulgação
Treinador mexicano apresentou novas caras em sua 1ª convocação à frente da seleção japonesa

Provável substituto de Honda na armação das jogadas, o meio-campista Ryota Morioka, que atua no Vissel Kobe, recebeu a camisa 10 das mãos do técnico mexicano e espera corresponder à confiança que lhe foi depositada. “Na minha opinião, o número 10 deve ser usado por um jogador que diverte os fãs, bem como a si mesmo, e espero mostrar isso no meu desempenho”, comentou.

Um dos atletas mais experientes desta convocação, o lateral-esquerdo Nagatomo falou sobre as expectativas com relação à mudança no comando técnico do time, mas preferiu não revelar detalhes. “Eu não quero falar sobre os detalhes, mas começamos a trabalhar com as táticas de nosso treinador e vimos que o estilo de jogo pode variar. Penso que a equipe nacional do Japão vai oferecer um bom espetáculo a partir de agora”, garantiu o jogador da Internazionale de Milão.

Enfatizando a disciplina tática da equipe, Nagatomo pediu concentração aos companheiros. “O primeiro jogo sob o novo sistema será importante, por isso precisamos ter certeza de que podemos realizar com firmeza a nossa tática e aquilo que devemos fazer como equipe, e espero que possamos conquistar um bom resultado ao final”, apontou.

Já pelo lado Celeste, a equipe vem desfalcada dentro e fora das quatro linhas. À frente do banco de reservas, o treinador de goleiros Celso Otero e o auxiliar técnico Mario Rebollo terão a missão de substituir Óscar Tabarez, que segue internado se recuperando de uma cirurgia para sanar problemas de saúde.

Divulgação
Com novidades na escalação, uruguaios realizaram reconhecimento do gramado nesta quinta

Dentro de campo, a equipe ainda não poderá contar com Luis Suárez, que segue cumprindo suspensão em virtude da mordida no italiano Chiellini, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos. Além do camisa 9, o atacante Diego Forlán e o experiente zagueiro Lugano são desfalques, assim como o volante Eguren, que atua no futebol brasileiro, e chegou a integrar a delegação uruguaia na Copa do Mundo.

Três atletas que atuam em clubes brasileiros foram chamados para o amistoso na Terra do Sol Nascente: o goleiro do Vasco, Martín Silva; o lateral esquerdo do São Paulo, Álvaro Pereira; e o meio-campista do Corinthians, Nicolás Lodeiro. Dentre os três, o último é o que tem mais possibilidades de começar a partida entre os onze iniciais.

Nesta quinta-feira, Otero comandou o elenco no reconhecimento do gramado do Dome Stadium, onde acontecerá o duelo contra os japoneses e, realizando um trabalho tático, aproveitou para definir a formação ideal para a equipe, que deve jogar no 4-4-2, com dois meias de contenção e dois de criação. Na linha de frente, o jovem Diego Rolán deve substituir Forlán, fazendo dupla de ataque com Edinson Cavani em sua estreia pela seleção uruguaia.

Confira outros amistosos agendados para esta sexta-feira (05/09):

07h Cazaquistão x Quirguistão
08h Coreia do Sul x Venezuela
21h Bolívia x Equador
21h Singapura x Malásia