Futebol/Campeonato Brasileiro - ( - Atualizado )

Série de vitórias faz Flamengo 'esquecer' Copa do Brasil

Rio de Janeiro (RJ)

O triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória, na noite de domingo, fez o Flamengo concentrar todas as forças no Campeonato Brasileiro, onde venceu a quinta seguida, aparece na nona posição com 25 pontos e pode começar, mesmo de maneira tímida, a projetar a aproximação com o G-4, a zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Justamente por conta disso que a prioridade esta semana será o duelo contra o Grêmio, no próximo sábado, às 18h30(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 19ª rodada do Brasileirão.

O problema de priorizar o jogo contra o Grêmio é que na quarta-feira já tem a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, às 22h(de Brasília), também no Maracanã, diante do Coritiba. O jogo, porém, está sendo deixado de lado, ainda mais depois de o Rubro-Negro ter sido goleado na ida por 3 a 0.

Vanderlei Luxemburgo já havia avisado há algumas semanas que a prioridade era mesmo o Campeonato Brasileiro, já que na visão dele o time segue ameaçado pelo risco de rebaixamento. A linha de raciocínio segue a mesma, tanto que a programação do elenco para esta semana deu folga aos jogadores nesta segunda-feira, até porque o elenco retornou de Salvador (BA) apenas na parte da tarde.

Questionado sobre a escalação para o duelo contra o Coritiba, Luxemburgo disse que está pensando no assunto, mas que sua decisão será baseada na recuperação do plantel: “Já estou pensando neste jogo contra o Coritiba. Vamos ver a recuperação da nossa equipe. O resultado fora de casa foi ruim. Vamos ver com calma”, afirmou Luxemburgo.

Divulgação/Flamengo
Vanderlei Luxemburgo deve esquecer a Copa do Brasil para continuar fugindo da zona de rebaixamento

Até mesmo na hora de convocar o torcedor para este jogo, o treinador lembrou a partida contra o Grêmio: “Quero convocar o torcedor para quarta-feira e sábado. A torcida pode comparecer em massa. Temos aí a campanha do sócio-torcedor. O Flamengo tem 40 milhões de torcedores e pode passar o Inter. Tudo isso é legal, é um processo legal”, disse Vanderlei.

Para o duelo contra o Coritiba dois titulares que deverão ser usados são o zagueiro Wallace e o meia Everton. Isso porque eles foram advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Vitória e terão que cumprir suspensão contra o Grêmio. Para manter o ritmo, o goleiro Paulo Victor também não deverá ser preservado. O restante do time só será definido no treino desta terça-feira à tarde, no Ninho do Urubu, que vai anteceder ao início do período de concentração. Com o resultado na partida de ida, o Flamengo, para avançar para as quartas de final e manter vivo o sonho de defender o título conquistado no ano passado, terá que golear por quatro ou mais gols de vantagem. O Rubro-Negro pode ainda devolver os 3 a 0 e tentar a sorte na disputa de pênaltis.

PAULO VICTOR: O goleiro Paulo Victor foi um dos principais responsáveis pelo triunfo diante do Vitória. Quando o jogo estava 2 a 1 ele defendeu uma cobrança de pênalti do lateral esquerdo Juan. O fato de já ter jogado ao lado do atleta do time baiano pesou. “Trabalhei por quatro anos com o Juan no Flamengo e sabia onde ele ia bater. Graças a Deus consegui mostrar frieza e tranquilidade para efetuar a defesa, que ajudou o time”, disse Paulo Victor.

O arqueiro acredita estar em um bom momento.

“Só tenho a agradecer a Deus e ao meu preparador de goleiros, o Wagner Miranda. O trabalho nos treinamentos tem sido muito duro, mas a recompensa está vindo durante as partidas. Quero trabalhar ainda mais para conseguir ter boas atuações e ajudar o Flamengo a ter um grande fim de temporada”, afirmou o goleiro, que conseguiu barrar o então titular Felipe.