O pouco interesse pelos Estaduais

Fernando Dantas/Gazeta Press

Fernando Dantas/Gazeta Press

Não faltam bons jogadores nos times que disputarão o Campeonato Paulista, que começa neste fim de semana. Li há pouco na Gazeta Net que Murici praticamente definiu o Santos, que jogará contra o São Bernardo. Na equipe Neymar, melhor brasileiro em atividade. Há, ainda, Montillo, além de outros jogadores eficientes, como Arouca e André.

O Corinthians, campeão do mundo, tem Paulinho, Guerrero e, agora, Pato, sempre uma atração. O São Paulo conta com Rogério Ceni, Ganso e outros bons jogadores, embora tenha perdido Lucas. Mas, insisto: há bons jogadores inscritos nas equipes que disputarão o Campeonato.

Por que, então, o pequeno interesse? Será que a força do Campeonato Brasileiro, finalmente disputado com regulamento claro e justo, com pontos corridos, tornou obsoletos os torneios estaduais? Isso pode explicar a situação, pelo menos em parte. Afinal, se lembrarmos os tempos em que as competições locais tinham força, até os anos 1960, de nacional havia a Taça Brasil. Apenas em 1970, e, principalmente, no ano seguinte, passamos a ter um evento de fato nacional.

Mesmo assim, durante mais de três décadas a forma de disputa do Brasileiro variou muito. Eram fórmulas de difícil entendimento, sem contar a manipulação grosseira da cartolagem, que mudava o número de participantes até por conta de conveniências eleitorais.

Os Estaduais não estavam livres dessas mudanças de regras e outras manipulações. Os dirigentes do futebol nos Estados, com as exceções que sempre há, são parecidos com os cartolas nacionais. Mas, estes Campeonatos estavam mais próximos dos torcedores, o que fez com que sobrevivessem algum tempo.

No entanto, nesta última década, o Campeonato passou a ter 20 clubes, com a disputa de dois turnos. O campeão é o que soma mais pontos. Simples assim. E justo, também. Acho que é uma explicação razoável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>