De novo a pergunta: até quando?

Fernando Dantas/Gazeta Press

A covarde agressão ao jogador João Vitor no Palmeiras, ontem, é só mais um fato que reflete o descaso, o desrespeito e a impunidade que reinam no futebol  ( e, claro, no país). Não é a primeira vez que acontece esse tipo de situação - basta lembrar os casos Vagner Love, Vanderlei Luxemburgo e Luan, entre outros, só pra citar o Palmeiras - e se nada for feito, está longe de ser a última, infelizmente.

 A questão é: vão esperar alguém morrer pra que seja feito algo?
Se as autoridades – entenda-se Ministério dos Esportes, Secretaria de Segurança Pública e no âmbito esportivo a própria CBF, não tomam a iniciativa, já passou da hora de os jogadores, como classe, fazerem algo. É verdade que os atletas se posicionaram no clube assim que souberam do episódio com o João Vitor, o que resultou no cancelamento na viagem para o Rio de Janeiro na noite de ontem - a delegação viajou hoje pela manhã.

Uma mobilização envolvendo os atletas do país é de fundamental importância para que se crie consciência sobre a gravidade da situação. No Brasil, as pessoas estão se acostumando com a agressividade de torcedores organizados e não raramente se ouve: “isso é normal, basta o time voltar a vencer”. Não é normal mesmo! É um câncer que se não for estirpado ainda vai matar muita gente.

37 comentários em “De novo a pergunta: até quando?

  1. Fala sério Celso! Até quando vamos aguentar isso? O atleta é trabalhador como nós e ninguém joga pra perder… e outra, duvido que aqueles caras não saem de balada durante a semana e trabalha meia boca no dia seguinte…. #Lamentavel

  2. Concordo plenamente com Vc, Celso …
    Na minha humilde opinião, já passou da hora dessas “Torcidas Uniformizadas” serem “BANIDAS” dos Estádios, dos Clubes …
    Pois na minha opinião, torcer é …
    Levar boas energias ao time,Incentivar, mesmo que esse não esteja bem na competição, pois estamos falando de “ESPORTE” …
    É inadmissível acontecer esse tipo de agressão, pois jogadores antes de tudo, são SERES HUMANOS …
    Que têm família, esposa e filhos para sustentarem …
    E o mais difícil ainda é ler nas notícias de hoje que para o Palmeiras não passou de um “INCIDENTE” …
    Como assim,INCIDENTE ??? Uma agressão física de parte de uma Torcida Uniformizada, “Atacando” um jogador sozinho e indefeso é INCIDENTE ???? Então depois dessa, dá para vermos

  3. É, Celso. Eu, como uma palmeirense apaixonada e frequentadora dos jogos, fiquei extremamente triste com o que aconteceu.
    Amigos meus que também torcem para o Palmeiras estão sentindo a mesma coisa…
    Infelizmente, o que vejo como consequência deste ocorrido é a decepção de pessoas que realmente gostam do esporte, é o afastamento dos verdadeiros torcedores!
    Algo deve ser feito. O Palmeiras não merece a situação que está passando! Nós não merecemos ver o nosso time do coração se submetendo à todas as polêmicas que estão acontecendo. No entanto, violência só vai piorar ainda mais a situação! Triste.

  4. O fato da agressão é injustificável, mas pq não comentar que tem Presidente de time grande provocando diariamente torcedores de outros times? pq não comentar que tem jornalistas plantando noticias falsas diariamente? pq não comentar que tem jornalista (amiguinho seu) provocando os torcedores diariamente na TV. É assim que coisa caminha , quando a gang cercou o onibus do corintia depois do jogo do Tolima ninguém pediu a cabeça da torcida inteira e generalizou como agora.
    Dirigentes e jornalistas também tem culpa dessa merda toda.

    • Repito pra você, Daniel, as palavras em resposta para o Mário Sérgio que também comentou sobre o tema. Não importa o clube, sempre me coloquei contra esse tipo de conduta. Além do mais, respondo por mim, não pelo meus colegas. Abraços,

  5. EU ACHO QUE ESSES BANDIDOS QUE FAZEM ISSO COM OS JOGADORES,TEM UM SANTO FORTE,PRA NÃO DIZER UM DIABO FORTE, TEM QUE PROIBIR ESSES CARAS DE ENTRAREM EM ESTADIO DE FUTEBOL, QUE ALGUNS CENTAVOS A MENOS NÃO VAI FAZER FALTA.

  6. Concordo com você Celso. Todas as organizadas a nível Brasil deveriam ser extintas para o bem do futebol. Fico triste por este fato ter ocorrido com meu Palmeiras, mas, só acho que deveríamos punir a todos. O que esta ocorrendo ultimamente é grave. Só gostaria que providências fossem tomadas contra todos e não só com a torcida uniformizada do Palmeiras. Não podemos esquecer que a torcida do Flamengo hà alguns anos atrás invadiu o centro de treinamento e agrediu alguns jogadores, não podemos esquecer que a torcida Gaviões da Fiel atacaram o ônibus do time com pedras e mastros de bandeiras e também jogaram pedras nos carros dos jogadores. Todos devem responder por seus crimes, mas vejo que quando isso ocorre com o Palmeiras os comentários gerais as vezes extrapolam e não vejo acontecer quando é com o time do coração de vocês ai da Gazeta. Desculpe, mas isso também é triste.

    • Não, no meu caso, Mário!
      Neste espaço mesmo, se você procurar, vai encontrar meu inconformismo com esse tipo de situação. Não importa se é no São Paulo, Corinthians… É sempre triste! Abraços,

  7. SERÁ QUE O EVAIR, EDMUNDO OU ADEMIR SÃO TRATADOS ASSIM PELA TORCIDA? A VERDADE É QUE O PALMEIRAS NA ATUALIDADE, TEM JOGADORES FRACOS E SEM CONDIÇÕES DE VESTIR O MANTO VERDE. ESTE É SOMENTE O OUTRO LADO DA MOEDA, POIS O SALÁRIO É ALTO E ESTÁ EM DIA. FORA KLÉBER LARANJA PODRE

    • E desde quando a qualidade técnica de um jogador justifica uma agressão? Vagner Love, Diego Souza, Marcos Assunção também já tiveram problemas com torcedores e, pelo que me consta, não são fracos, tecnicamente falando. Abraços,

  8. Celso eu ate agora estou realmente abismado com o comentario de seu colega de trabalho sobre o incidente com o jogador palmeirense com os torcedores.

  9. Celso…. gostaria de saber até quando vão manter uma pessoa que e totalmente imparcial quanto a reportagens que sao apresentadas por este programa que acho um dos melhores de esporte da TV brasileira, o Sr. Chico, deveria estar em casa em vez de estar dizendo tantas besteiras…. acho que não sou o unico que repudia as suas criticas quanto a todos os times e não deixa a sua paixão pelo time da Marginal ver coisas mais importates no esporte…. simplesmente ridiculo esse senhor. #forachicolang

  10. Amigo Mario!!
    estou plenamente de acordo, mas digo ainda mais não é so na Gazeta que isto esta acontecendo e sim em todos os programas espotivos, quando se trata de PALMEIRAS, o buraco e mais em baixo nosso Verdão e sempre colocado como o vilão da Historia… abraços

  11. Isto tudo so aconteceu por causa da covardia dos dirigentes de futebol que alimenta estas bestas uniformizadas com ingressos gratuitos. Estes animais nao compram nada, eles ganham de graca. Bando de vagabundos. Eu queria ver estes animais atacarem os nossos politicos, dirigentes de futebol, o presidente das Federacoes e da CBF. Mas na verdade sao um bando de frouxas.

  12. Não é só com o Palmeiras que isso ocorre. Bandidos que se disfarçam de torcedores de outros times também destroem, agridem etc. Creio que providências efetivas só serão tomadas quando algum jogador for assassinado. O que não deverá demorar muito para acontecer, infelizmente.

  13. Celso,
    Concordo com você só que infelizmente você só citou bandidagem contra jogadores e técnico da S.E. Palmeiras e sabemos que isto aconteceu e acontece em quae todos os clubes brasileiros. Seria muito bom a apresentação de um Dossie de todos os casos que incluem:São Paulo F.C., Corinthias, Santos, Flamengo, Fluminense, Botafogo e muitos outros Brasil afora.
    Um abraço
    Antonio

  14. Sou corinthiano e estou realmente triste com a agressão ao jogador João Vitor. Sinceramente nunca ví um propósito descente nas torcidas organizadas, e isso se enquadra em TODAS, inclusive do meu time. Ganham com imagem do clube sem pagar royalties ao mesmo, se acham no direito de cobrar resultados, brigam, destróem… quer resolver isso? Acaba com TODAS… torcida organizada agora é sinônimo de formação de quadrilha… se alguém construir uma, é preso. Simples! Bem-vindos ao país da impunidade.

  15. ESSA HISTÓRIA ESTA MAL CONTADA,SOU CONTRA A VIOLENCIA,MAS ESSE BANDO DE JOGADORES DO MEU VERDÃO NÃO MERECEM NEM PASSAR PERTO DO PALESTRA E VOCES DA GAZETA SÃO UNS CORINTIANOS DISFARÇADOS QUE ADORAM IDOLATRAR OS GAMBAS SEM TETO.VAMOS SER MAIS JUSTOS CELSÃO ,É UM PRATO CHEIO PRA VOCES CRITICAREM OS PALMEIRENSES DE VERDADE.

  16. Você é um dos poucos jornalistas esportivos que é sério e ponderado.
    O fato é que qualquer jornalista antes de escrever uma matéria ou abrir a boca num programa de tv deveria se inteirar de todos os fatos e não correr já disparado para dar um furo de reportagem.
    O fato de um dos individuos envolvidos ir depor na delegacia e o fato do jogador não prestar queixa já levantam muitas dúvidas de como toda a confusão começou.
    Onde de repente o covarde foi o jogador e seus amigos que partiram para cima do individuo, só não esperavam que outros iriam intervir. ( é uma hipótese, não é?)
    E se tivessemos uma imprensa séria nunca um lead de uma matéria começaria com “Torcedores do Palmeiras agridem covardemente jogador” isso mostra como a imprensa quer colocar lenha na fogueira, isso é generalizar demais. Imagina se alguém escreve por exemplo “Repórteres da Gazeta agridem covardemente torcedor”. É o seu nome, o nome da empresa que vc trabalha colocado de um modo pejorativo e desmoralizador.
    Lembra da escola base a uns 15 anos atrás o estrago que fez na vida daquelas pessoas?
    Estou escrevendo no seu blog, não para criticar ou dizer que você falou isso, mas para pedir que você seja o primeiro a começar a moralizar essa imprensa esportiva extremamente parcial e mal intencionada. abraço

  17. Voce poderia ser um comentarista esportivo bem melhor, se não tivesse medo do Chico. Quando voce dá uma opinião que não é a mesma do “dono da verdade” o cara roda a baiana; e voce, não reage caramba! Por outro lado também eu entendo que o cara só fala besteira, então voce teria que ficar o programa todo discutindo com o idiota. Pensando bem, não vale a pena, afinal os velhos e os loucos não devem ser contrariados.

  18. o que alguns torcedores da torcida organizada mais idiota fez, foi absurdo. sou palmeirense, e tenho nojo dessa mancha verde. mas ver o presidente do curintia falar sobre nossos problemas, é no minimo hilário. pergunta: qual é o nome do presidente de um clube aqui de são paulo que vira e mexe abre as portas do centro de treinamento para que os torcedores de uma escola de samba entrem para pressionarem os seus jogadores? será que quando a gaviões agrediu o tevez, ele pediu para o campeonato ser paralizado? será que quando o edilson foi agredido pela gaviões, eles pediram para que o campeonato fosse paralizado? cuidem dos seus problemas, que nós cuidamos dos nossos.

  19. Celso, o que você está vendo no futebol é simplesmente o que acontece no Brasil inteiro e em diversas profissões (infelizmente) e da forma que você está cobrando providencias as pessoas deveriam cobrar também (fazendo uma greve generalizada). Não podemos esquecer que a torcida organizada do Corinthians quebrou o ônibus deles mesmos e nada fizeram, não podemos esquecer que tem torcedores morrendo envolta dos estádios e ninguém faz nada.

  20. Nada justifica o que aconteceu com o João Vitor, mas para a midia os atletas são todos uns anjinhos, são vitimas, principalmente a midia de ex-atletas. Tem que apurar o que aconteceu e a policia apurará o que realmente aconteceu

  21. Depois desse último vídeo que apareceu na net (sem cortes), deixou bem claro quem começou a briga…e ainda tem emissora que descaradamente editou a imagem para colocar mais lenha na fogueira. A história foi muito mal contada desde o inicio e os jornalistas de praxe incopetentes e oportunistas que são detonaram o Palmeiras e a nossa torcida. Vai demorar mas sairemos dessa.
    Vergonha……

  22. celso,quem é mais importante o palmeiras ou felipinho?estão colocando ele a frente do clube.ele esta ultrapassado,vive do passado de uma libertadores,a parmalate foi mais importante nos ultimos32anos,senão afila estava longa sem titulos.ele q pediu estes jogadores e joga contra os msm.agora poupa a torcida e culpa o joão vitor para ficar bem com a torcida.algo esta errado…

  23. Caro Celso Cardoso.

    Gostaria de saber se vc viu o vídeo, tanto o primeiro como o segundo publicado nos meios de comunicação.
    Se viu, por que não se retratou? Por que não comentou nada? por que só ?torcedores são os culpados? o primeiro video, está evidente que foi editado, pois a primeira cena aparece o JV com a camisa rasgada e depois aparece com a mesma íntegra em cima de um indivíduo ao chão.
    No segundo vídeo, parece estar muito claro o ocorrido. 3 pessoas agredindo um rapaz que cai ao chao e depois aparecem os torcedores motivados pela ajuda. Onde existem 15 contra 1? e 3 contra 1 não é covardia? quem iniciou a confusão? está quase que evidente que foi o JV e seus parentes. Por que a mídia não fala nada, não se retrata? Coitado do rapaz está sendo humilhado e colocado como vilão na história.
    Vcs da imprensa devem tomar cuidado com as críticas a serem publicadas, antes de mais nada, precisam saber da veracidade dos fatos. Por que já colocaram que o JV foi agredido? como vítima? não é possível, o papel de vcs é muito importante para a nossa sociedade, de principalmente, implantar a justiça e não cometer as injustiças. Peço uma reanalise dos fatos e comentários. Ou ainda poderemos considerar que o vídeo é mentiroso? E o Kléber eihn…não viu nem o que aconteceu e já arrumou atritos com o técnico e a diretoria.
    Lamentável tudo isso. Esperem que publiquem meu comentário já que percebi que só existem os postados até dia 13, estranhamente, antes de aparecer o segundo vídeo.
    O que é que está acontecendo^????

  24. Parabens pelos seus comentários,vc.é um dos comentaristas esportivos,mais competente e ponderado,ao contrario daquele Zé Ruela do chico lang,que se transvesti de comentarista e pensa que o mundo se resume naquele timinho da marginal,parabens vc. merece.

  25. Celso, Eu gostaria de usar este espaço para protestar contra tudo e contra todos do Palmeiras, pois acho uma vergonha o que estão fazendo com o Kleber, dos 25 atletas (não sei se este é o numero correto) do palmeiras, quem garante que não tem mais atletas que não torcem ou já torceram por outro time? Acho que está na hora da Mancha verde e diretoria do Palmeiras se impor, pelo que vejo no estádio a torcida “embalista” da mídia corintiana é os “pipoqueiros”, não é a toa que é chamada assim, pois agir pelo impulso é o que fazem… Celso gostaria que você comentasse sobre este assunto na gazeta esportiva de hoje, assisto todos os dias e estou perdendo o gosto pelo futebol, porque, já virou política e onde tem política tem corrupção, vejo a gazeta como uma emissora diferenciada (não puxa para um time só) quando tem que falar, fala de todos (diferentes de algumas emissoras que usam de seu monopólio para denegrir a imagem de outros). Um forte abraço! Se não der certo aqui estou salvando essa mensagem para postar em outros lugares, pois estou cansado dessa palhaçada…

  26. Olá, acabei de descobrir seu blog no Yahoo, e descobriu que ele é realmente incrível. Eu vou prestar atenção para fora para bruxelas. Eu apreciaria se você continuar a escrever sobre este assunto no futuro. Muitas pessoas se beneficiarão de sua escrita. Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>