É preciso separar Bando de Loucos do Bando de Psicopatas no Timão

Djalma Vassão/Gazeta Press

Djalma Vassão/Gazeta Press

A punição da Conmebol foi na veia do Corinthians. Proibir a torcida de comparecer em jogos do clube na Libertadores pode ser a morte, o fim da linha na competição. Afinal, esse fator quase inédito pode sim abalar ainda mais as estruturas da equipe do técnico Tite que, aqui entre nós, começou devagar quase parando a temporada de 2013. E tudo por causa de um imbecil, aliás, ainda anônimo. Os doze que estão presos na Bolívia, acusados pelo assassinato do garoto de 14 anos durante San José e Corinthians, permanecem de boca fechada e ninguém sabe ainda quem disparou o tal do sinalizador.

No entanto, a entidade sul-americana agiu certo. Não pode punir diretamente o Timão porque ninguém do clube brasileiro teve participação direta no triste evento. Porém, pode e deve vetar a participação desses uniformizados, vândalos por excelência, nunca punidos exemplarmente no Brasil. A Fiel, por sua vez, não se resume a essa gente. Não, pelo contrário. Famílias inteiras deixarão de ver o Timão na Libertadores por causa desses malucos.
Por outro lado, o Bando de Loucos irá se separar do “Bando de Psicopatas e Oportunistas” que infestam as organizadas não é de agora. Eles se metem em tudo: no clube, na política, no Carnaval e só causam confusão e destruição. O Corinthians foi o primeiro a pagar caro o preço da aliança com a gentalha das arquibancadas. Que nossas autoridades continuem no rastro das punições. Todos os clubes do Brasil precisam ser vasculhados e policiados também. Chegou a hora de fazer uma “limpeza” nas uniformizadas. É agora ou nunca.
E tenho dito!

86 comentários em “É preciso separar Bando de Loucos do Bando de Psicopatas no Timão

  1. NEM SEI OQUE FALA E OLHA QUE NÃO GOSTO DE VOCE CHICO PORQUE SEMPRE O VI COMO UM TORCEDOR MAIS TIRO O CHAPEL E VOCE MOSTRO QUE É SIM UM ÓTIMO COMENTARISTA FICA COM DEUS .

  2. Parabens Chico Lang Por sua postura imparcial diante desse fato tão grave. Nessa hora devemos relamente separar como vcoe esta fazendo, a paixão da razão, diferente do que muitos comentaristas corintianos tem feito!!! Parabens

  3. Esta relação promiscua, dando as organizadas maior poder, penetração no clube foi dada, pelo amigos de vocês Andrés Sanches, que sempre que quer aparecer vai ao programa Mesa Redonda, apresentado pelo Flavio Prado, que sempre deu guarida, apoio a este Senhor. Todos do Mesa Redonda, batem palmas para este Senhor Sanches. Mario Gobbi, coitado, esta na mão desta gente, engessado, triste herança recebida, pagando pela vaidade de querer ser Presidente do Corinthians. O minimo de decência é eliminar o clube da competição, pois senão os marginais vão continuar armando confusões, assassinatos, quebradeira em aeroportos, destruição de patrimônio publico.

    A Odebrechet que se cuide, estão armando o maior golpe na construtora. Quem viver verá.

    Outra coisa, o jornalismo esportivo brasileiro tem que ter responsabilidade e devem por ética, decência, apoiar gente qualificada, decente, de caráter, e que faz bem ao esporte

    Agora Sr. Xico, um garoto de 14 anos foi cruelmente assassinado, e tudo o que disse, você deveria ter falado antes, e você sabe como é os bastidores, não pode se calar diante de tamanha brutalidade.
    e inclusive dar nome aos bois quem faz estas coisas.

    Parabéns pela matéria, e espero sinceramente que este tipo de coisa melhore, todos nós temos filhos, ou netos nesta idade, e estamos chocados diante de tudo isto.

  4. Chico, assim todas as pessoas ligadas ao esporte tivessem a sua lucidez. NÃO AOS PSICOPATAS DESTAS TORCIDAS ORGANIZADAS. O futebol é uma pratica salutar para todo nós, somos Penta Campeões Mundiais e gostamos muito de futebol mas não de morte em estádios de futebol.

  5. Parabéns Chico, faço minhas as palavras do Marcos e do xará, apesar de entender a sua paixão, tinha sempre um pé atrás com você, pois afinal você é “curintiano” e bom senso entre vocês é coisa muito rara, porém, tiro o meu chapéu e lhe dou os parabéns pela sua postura profissional, bem diferente de outros torcedores e puxa-sacos da imprensa.

  6. Prezado Chico Lang
    Acredito ter a mesma ou até mais idade do que você(permita-me chamá-lo assim). Não frequento um estádio de futebol desde a década de 1980 e portanto creio que minha opinião deva ser imparcial.
    Agora, caro Chico, me responda com sinceridade: você realmente acredita que essa punição irá resolver alguma coisa além de prejudicar de forma injusta e com nuances de vingança o nosso Corinthians? Você realmente acredita que ninguem mais irá morrer nos estádios como aliás morreu um torcedor do River atingido propositadamente por um sinalizador na Bombonera?
    Você acha realmente que se fez justiça? Quem foi o clube mandante? De quem era a obrigação de revistar todos os torcedores? Se você assisitu o jogo deve ter percebido que o que mais se via no estádio eram sinalizadores e fogos de TODOS OS LADOS E DAS DUAS TORCIDAS!!! Então, porque só punir um dos clubes e pior: o clube visitante? Onde está a justiça nisso? Onde está a imparialidade daquela famigerada Conmebol, tanto criticada por você mesmo?
    Caro Chico Lang, você não necessita e nem deve ficar ao lado dessa mídia corrupta, hipócrita e vingativa, que alias você conhece melhor que eu, e de longa data.
    Fiquei triste e decepcionado com o seu comentário, não por causa do Corinthians, mas porque você também se deixou levar pór aquele pensamento revanchista, porque morreu um jovem no estádio onde seu próprio clube nada fez para prevenir tal tragédia.
    E agora, teremos o Corinthians(e poderia ser qualquer outro) prejudicado, uma torcida inteira prejudicada porque politica e injustamente a CONMEBOL resolveu fazer “justiça”.
    Me lembra bem, me permita dizer, a “justiça’ que se fazia nos idos de 1960/1970 quando então os todo-poderosos militares mandavam e desmandavam em nosso país.
    E infelizmente (por favor não tome isso para você) ainda existem colegas teus inclusive na tua emissora, que pensam exatamente como os milicos de outrora.
    Me perdoe o desabafo e grande abraço.
    Apesar de tudo continuo teu fã.
    João Aurelio Pastore
    RG: 5952616-6

  7. Chico Lang, embora o ache folclórico e o futebol precisa de gente como você, não tenha muita simpatia pelas suas colocações e participações em programas de TV e Rádio, mas desta vez estou solidário a você: uma coisa é o esporte, outra e fazer dele um negócio que até culmina às vezes com morte, como foi a deste probre menino. Não sei se eu no lugar do pai deste menino, estaria somente chorando agora a sua morte… Parabéns

  8. Meu caro amigo Chico Lang, sou corintiano, concordo com a punição em termos.Pois onde fica a punição da conmembol por não proibir a entrada de sinalizadores,fogos em estádios e o time boliviano. Será que é preciso acontecer algo de mais grave para tomar as providências.E sera que nem assim haverá proibição?

  9. Todos os clubes estão pagando por erros da torcida e por que não o corintians pagar também?Palmeiras pagou no ano passado,o Santos vai pagar por causa das moedas e no caso do corintians foi mais grave.Foi um vida.
    Achei justa a punição

  10. Varias falhas, porém NENHUMA da instituição Corinthians pelo que eu sei.

    1- Policia tinha que revistar.
    2- Não permitir fogos de artificio tanto de um lado como do outro.
    3- Os 12 que estão presos não deveriam estar. Afinal, foi 1 que soltou o artefato.
    4- Há imagens segundo a TV Boliviana mostrando quem soltou o sinalizador.
    5- É IMPOSSIVEL para uma instituição de futebol coibir o ser humano de pratir algo errado.
    6- É como se um turista Americano morresse no Brasil num assalto e os Estados Unidos aplicasse uma pena ao Brasil.
    7- A verdade é que falta EDUCAÇÃO, amor, descência, e principalmnete temor a Deus.

    *Infelizmente é um povo que em sua grande maioria é boca suja, imunda… se xingassem alguem aqui num estádio dos Estados Unidos a policia retira na hora.

    Aliás, na placa do estádio está escrito que não é tolerado linguagem vulgar. Por isso há varias familias, crianças… indo aos estádios.

  11. BEM FEITO, VAI FALAR NA CADEIA AGORA ” AQUI É CORINTHIANS” BANDO DE MARGINAIS. E SEU CHICO AGORA QUE A AGUA BATEU NA BUNDA NÃO ADIANTA O SENHOR TIRAR O SEU DA RETA PORQUE VOCES SEMPRE ENCHERAM A BOCA FALANDO DA FIEL, E É O CLUBE QUE FINANCIA ESSES MARGINAIS NAS VIAGENS

  12. SINCERAMENTE, O ACHAVA MUITO FANATICO EM SEUS COMENTARIOS, MAS SURPRESO PELAS DECLARAÇOES NESTE CASO,PARABÉNS CONCORDO PLENAMENTE QUE O FUTEBOL É ALEGRIA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO DESTA MINORIA, QUE CONSEGUIRAM COM ESTAS ATITUDES TIRAR AS FAMILIAS DOS CAMPOS DE FUTEBOL , CONTINUE LEVANTANDO ESTA BANDEIRA, POIS SÃO POUCOS JORNALISTAS QUE DÃO A CARA A BATER NESTES COMENTARIOS CONTRA ESSAS PESSOAS. PARABENS

  13. Aleluia Chico. Bravo. Parabéns. Ninguém deve aliviar para esses desajustados. Esse tipo de “criatura” deve ser banido de todo tipo de evento civilizado, pois isso eles NÃO são.
    Seria interessante passar o video de trás para frente e congelar no ponto exato de onde partiu esse míssel. O agente causador e os outros entorno do mesmo devem assim ser mais fácilmente identificados.
    Imagino o que estão passando os familiares desse infortunado garoto. Ele não teve a menor chance de se defender e uma vida jovem, com tudo para experimentar, realizar, enfim tudo por viver foi lhe tolido por uma atitude de um ser acéfalo. Pobre mãe, que terrivel deve ser receber uma notícia dessas e por anos sentir o vazio do quarto, arrumar as roupas, sentir a falta da voz, da presença do maior tesouro que obtemos na vida que são nossos FILHOS.

  14. Muito sensato e oportuno o seu comentario. Devemos separar torcedores de vandalos. Nao vou e não permito que meus filhos vão aos estadios. Esses marginais devem ser exemplarmente punidos.

  15. ja i inumeros comentarios e, só dizerem que o corinthians foi punido !: Punido seria se fosse eliminado da competiçao conforme reza o regulamento da lib., mas só vi sendo punidos um bando vandalos, e digo mais corme diz o chico há a necessidade deseparar os psicopatas dos torcedores com atitudes de decencia, aí o corintintias vai ficar com a menor torcida do brasil, vai valer a pena? Em nome da ordem e da PAZ E DA ORDEM ACHO QUE SIM!!!

  16. lembrando que o Liverpoon, ficou 5 anos..por causa da torcida…se fosse com a UEFA e corinthians e todos os times brasileiros seria punidos….sem chance…

  17. Sr. Chico Lang

    Sou corintiano e concordo com a punição dada a torcida do timão e consequentemente ao próprio Corinthians pela perda de renda e quem sabe pelo desempenho da equipe ao jogar sem o empurrão da torcida, MAS não concordo que estes dois (time e torcida) sejam os únicos a pagar pela tragédia ocorrida com o garoto Boliviano de apenas 14 anos. De quem era o mando do jogo? Quais são as responsabilidades do mandante? Quais são as reponsabilidades da polícia Boliviana neste episódio? Quais são as responsabilidades da famigerada Conmebol?
    Quando todas estas questões estiverem respondidas e todos os culpados punidos eu vou me sentir melhor e talvez até volte a assistir jogos em estádios.

  18. OK.CHICO E DEMAIS HIPOCRITAS RASGANDO AS ROUPAS E BATENDO PALMAS!!!!!!!!!!!!!!!SUPONHAMOS QUE NO MUNDIAL(E NAO E RARO ACONTECER)NOS JOGOS DO BRASIL SEGURAMENTE HAVERA FOGOS,HAVERA BRIGAS E ESPERO QUE NAO,MORTOS,VOCES CARMELITAS DESCALCAS VAO A APOIAR A NAO ENTRADA DA TORCIDA BRASILEIRA???????????????????A SIM,ME ENGANA QUE EU GOSTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E ATE AGORA,A UNICA PROVA SE SUSTENTOU NO RELATORIO DO ARBITRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ELE”VIU”??????????????????????O ARTEFATO SAIR DA TORCIDA E O MAIS INSOLITO,VIU ????????????????????VIU INPACTAR O GAROTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NAO TERIA QUE ESTAR APITANDO O JOGO?????????????????????E UM INFORME TAO IMBECIL QUE DA DO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!NAO TEM NENHUMA PROVA QUE MOSTRE O FATO,E TINHA TONELADAS DE PIEOTECNIA EM CAMPO!!!!!!!!!!!!!!VOCE E TODAS AS CARMELITAS CORRERAM ESCANDALIZADOS A CONDENAR ALGO QUE NAO FOI PROVADP AINDA,MAS COMO VIVEMO S NUM CONTINENTE BANENEIRO,VOCE TEMDE PROVER QUE E INOCENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MARIO CARRANZA

  19. Caro, todo muita gente tinha sinalizador lá, mas só dois assassinos usaram para o mal, este time é do interior da Bolivia, não estão acostumados a enfrentar essa selvageria que só nós aturamos aqui no Brasil. Infelizmente aqui não podemos entrar no estádio nem com um guarda chuva, lá eles podem porque são mais civilizados. Engraçado, um país bem mais pobre mais com muita mais dignidade que nós.

  20. Diga-me com quem andas e direi quem tu és! Se o atirador estava no meio da organizada (vulgo Gaviões da Fiel),todos os integrantes são culpados, pois se tem um traficante na minha rua nunca me verá andando com eles. O Corinthians tem culpa sim, pois é patrocinadora dessa organizada que calsa tumulto onde vai e que a imprensa esconde como fizeram no japão e no aeroporto antes do embarque que fizeram quebradeira. Não só o corinthians, mas todos os times que patrocinam estas organizadas que são sinônimo de bandidagem.

  21. essa punição chegou foi tarde alguém lembra a noite das garrafas no pacaebu na libertadores 91 contra o fla.emboscadas contra o próprio clube .e no carnaval na apuração não tinha minguém por causa de quém.

  22. Prezados,
    O evento que culminou com a morte de um adolescente foi muito triste. Triste para a família, porque perdeu um ente querido e jovem. Triste para o Corinthians, que à rigor, não tem qualquer responsabilidade sobre o ocorrido, uma vez que o torcedor é alguém que age espontaneamente e não à mando do clube. Então de quem é a culpa ou responsabilidade? Para responder a esta pergunta é preciso analisar qual a entidade ou pessoa responsável pela segurança daquele estádio. É do Corinthians? Aparentemente, não, visto que o mandante do jogo é o outro clube. É a Comebol? Como órgão organizador do evento, certamente tem uma parcela de culpa no episódio. É o San José? Como clube mandante do jogo, certamente, tem uma grande parcela de culpa no episódio. São as autoridades bolivianas, estas também, com certeza têm uma parcela de culpa, visto que o mando de jogo pertencia a um clube de origem boliviana. Portanto, há um conjunto de pessoas e organizações responsáveis pelo evento e, portanto, pelo ocorrido durante o espetáculo.
    A esta altura, lembro-me que, certa vez, nos idos do final dos ano 90, qdo estava na França, em Lyon, cidade que recebeu um jogo da seleção brasileira contra, se não me engano, a seleção italiana ou frances, já não me lembro bem. Mas, o fato é que demorei mais do que uma hora para entrar no estádio, pois, a polícia francesa procedia um minucioso procedimento de revistas nos torcedores que estavam ingressando naquele estádio. Não era permitido, adentrar ao estádio, com garrafas contendo líquidos, nem mesmo água, assim como não era permitido o porte de qualquer artefato de fogo. Enfim, as autoridades francesas tiveram uma atuação de prevenção contra essas possibilidades próprias dos eventos futebolísticos. Mas, vejam, as preocupações das autoridade francesas existiam já há mais de 15 nos atrás, o jogo fazia parte da preparação da seleção brasileira na Copa da França, assim como da preparação da realização da Copa na França. Já naquela época, não se permitia entra com artefatos de fogo ou qualquer líquido, tudo o que o torcedor precisasse para saciar a sua fome ou sede era fornecido pelo próprio estádio. Portanto, entendo que os maiores responsáveis pelo evento ocorrido na Bolívia, são os próprios bolivianos, seja a polícia ou mesmo os administradores do estádio, que permitiram aos torcedores serem admitidos para assistir ao jogo, portanto, aqueles artefatos. Assim, em meu entendimento simplório, é verdade, os principais e únicos responsáveis pela tragédia são os bolivianos e, obviamente, aqueles torcedores pouco dotados de inteligência e, não caberia ao Corinthians assumir esse ônus que estão querendo impor. Hoje, é o Corinthians, amanhã pode ser quaquer outro clube brasileiro, por isso, entendo também que cabe à CBF e outros órgãos nacionais, contribuir com o Corinthians nessa luta de preservar os seus direitos.
    Atenciosamente.
    Hélio Kuramoto

  23. As pessoas boas não conseguem ir aos estádios, levar seus filhos, levar a esposa, porque um bando de loucos se postam acima dos outros e se acham dono da razão, deveria o Poder Judiciário extinguir com as torcidas organizadas, bem como suas “escolas de samba”, que se acobertam para espalhar desordem, medo e violência. O povo brasileiro não pode ter sua imagem sendo igualada com esses MARGINAIS, eu não sou melhor que ninguém, mas não aceito a comparação. E você, Chico, formador de opinião, deixe sua paixão de lado e continue racional. A punição não prejudica em nada o time, agora a torcida deveria nem ver pela televisão, agradeço o espaço, Kevin esteja com Deus!

  24. Parabens Chico, nunca esperava tanta sensate neste momento delicado. Sou tricolor e isto serve para todas as torcidas pois estamos esquecendo de valoriza a vida humana.

  25. O prejuízo nesses 5 jogos, talvez mostre aos dirigentes do corinthians e do Brasil todo ( sem hipocrisia), que valorizam esses marginais “organizados”, que destroem o patrimonio do clube, criam crises políticas, espantam jogadores e principalmente privam as familías e os cidadão de bem de ir ao estádio com a sensação de bem estar e segurança.
    Agora, na minha opinião o verdadeiro culpado, é aquele que não pune de forma enérgica os crimes que ja acontecem nos nossos estádios a décadas!! Transferir essa responsabilidade para os clubes é totalmente irracional. A responsabilidade é total do Estado. A única responsabilidade dos dirigentes é o fato de se aproveitarem dessa total anarquia para criar crises políticas e/ou ganhar dinheiro ilicitamente.
    Eu quando vou ao estádio, vou sozinho, e já presenciei dezenas de casos de violência e vandalismo, nos quais eu tive muito medo e pensei se realmente valia a pena estar lá. Tenho sobrinhos e namorada, e jamais levaria eles a um estadio.
    Não temos transporte público de qualidade para o estádio, não temos estacionamentos, e muitas vezes ficamos na mão de flanelinhas que cobram a gorjeta de 50 reais. Não temos banheiro, alimentação de qualidade, assentos descentes e muito menos numerados, não temos segurança, e frequentemente vemos atrocidades dentro dos estádios. E tudo isso se repete, dia após dia, pois existe dentro desses marginais (organizados, dirigentes e políticos) a certeza de impunidade.
    Agora pergunto: quem são os verdadeiros culpados?????
    O que aconteceu lá, foi apenas uma pequena extensão do problema que acontece aqui há décadas! Felizmente para a população e famílias de lá, o caso parece estar sendo investigado com uma seriedade maior. E espero que a punição venha de forma rápida e exemplar.
    Uma última observação: não podemos confundir a torcida do corinthians, ou de qualquer outro time, com esses marginais e bandidos.

  26. Leio voce, Chico. Gosto de seus comentários, até seus exagerados comentários às vezes, rsrsrs. Como um bom São Paulino, não teria tantos motivos para te admirar, claro, mas, seu lado profissional é de tirar o chapéu. Parabéns. Postei em meu blog o link do seu artigo na integra. De fato, muita coisa precisa mudar na consciencia do torcedor brasileiro. Evidentemente o sujeito não pensou que a sua atitude ternminaria nisto, mas, terminou, e complicou a vida dele, dos seus amigos, do clube e da torcida de um time que é um patrimonio nacional, convenhamos… É preciso rever muita coisa e mudar a cabeça louca dessa gente. Aliás, violencia é o que não falta em nossas cidades em dias de clássico. Será que nem um lamentavel fato desses, não vai mudar a forma de agir desses vandalos ?

  27. Engraçado como a vida do garoto não vale nada!!!
    Estamos falando de punição para marginais, para assassinos e o sr, que diz ter idade vem falar de torcida? de perder a oportunidade de ver uma partida de futebol??
    Será que se fosse o seu filho ou o seu neto, o sr. estaria aqui defendendo o direito de marginais vagabundos sustentados pelo clube, assistirem ao jogo?? Aquele mesmo marginal que te assalta nos faróis, que coloca um revólver na sua cabeça???
    Será que estes senhores que estão na Bolívia uma quarta-feira trabalham??
    Pense bem,….

  28. Srs. da mídia, lendo algumas matérias, meu sentimento é de que as opiniões da mídia está mais para de torcedor fanático do que propriamente de jornalistas. Se os Senhores não querem punição para o Curintia, então vai punir quem? por que os 12 torcedores mais aquele um que matou o torcedor de 14 anos, com certeza vão ser condenados. Por outro lado, como os Srs. Podem incentivar a não punição ao time, visto que, por menos que isto ( Moedas no campo e quebradeira de cadeiras na arquibancada), Palmeiras, Santos e outros já foram punidos com mando de campo e até a eliminação de sua torcida no campo? Lamentavelmente devo repudiar este tipo de matéria e os seus anseios para que não haja punição e sou uns dos poucos que escreveu em todos os sites pedindo punição para a mídia de forma em geral, pois, acredito que programas de péssima qualidade igual ao do Neto, Dr. Osmar, Globo em geral, Chico Lang e outros, são os maiores incentivadores de violência nos estádio: Primeiro por que deixam de ser profissionais no jornalismo para ser fanáticos torcedores e segundo por que adoram idolatrar as claras dizendo ” Invasão de um Um bando de loucos” / ” Somos Contra tudo e contra todos “. Digo mais, espero que esta punição exemplar sirva de exemplo para as demais torcidas deste país, pois, aqui eles sabem que não tem lei, mas lá fora por mais humilde economicamente falando que seja aquele país, se tem lei!!!! Estou ouvindo a JP pelo rádio e fiquei abismado pelo comentário daquele Sr. que comenta automobilismo ( Sr. Claudio Carsughi ), percebe-se que a opinião do cara é de um torcedor..Quanto ao Flávio Prado, perfeito…

  29. MARIO CREIO QUE HIPÓCRITA É VOCÊ E, ALÉM DE HIPÓCRITA, CEGO POIS, PELO QUE ESCREVE, NÃO CONSEGUIU VER O SINALISADOR SAIR DE TRÁS DA BANDEIRA DE UMA ORGANIZADA DO SEU TIME. O FANATISMO NOS FAZ TORNARMOS CEGO E COM CERTEZA ESTE É O SEU CASO POIS. VC ESCREVE QUE NÃO HÁ PROVA DO FATO E QUE A ACUSAÇÃO SE DÁ PELO RELATÓRIO DO ÁRBITRO. É MELHOR VC SAIR DE TRÁS DA SUA FACÇÃO CRIMINOSA E ACEITAR OS FATOS VERDADEIROS.

  30. serio,eu levantei da cadeira e aplaudi de pe seu comentario,jamais imaginei que sua paixao permitiria ver com clareza que essa punicao e uma chance de ouro para o bem do futebol,um exemplo a ser seguido,torcer por um time e nao pode significar odio e vontade de brigar e matar,PARABENS Chico lang ganhou um fa

  31. EU NÃO SOU CORINTIANO, MAS A ÚNICA FORMA DE SE PUNIR, É ESSA SE VOCÊ PUNIR O CLUBE, POR TABELA VOCÊ PUNI A TORCIDA.. O TORCEDOR TEM QUE ENTENDER QUE ELE DEVE IR AO ESTÁDIO, PARA APOIAR O SEU TIME, E NÃO PARA GERAR DISCÓRDIA. NO ANO PASSADO, O PALMEIRAS PERDEU MANDOS DE JOGOS MUITO IMPORTANTES POR CAUSA DA TORCIDA, E EU VI AQUILO COMO UMA PUNIÇÃO EXEMPLAR E JUSTA. O QUE OS TORCEDORES TEM QUE ENTENDER, É QUE SÓ PENALIZANDO O CLUBE ( QUE É A MAIOR PAIXÃO DELES ), ISSO POSSA A PARAR DE ACONTECER. NÃO ESTOU FALANDO POR CAUSA DO CORINTIANS, MAS ISSO TEM QUE SERVIR DE LIÇÃO PARA TODAS AS TORCIDAS, UNIFORMIZADAS OU NÃO. NÃO SE PODE MAIS ACEITAR ISSO NÃO SÓ NOS ESTÁDIOS, MAS EM TODO LUGAR. TODOS TEM O DIREITO ADQUIRIDO DE SE MANIFESTAR, NINGUÉM TEM O DIREITO DE PROIBIR. ENTÃO QUE O RECADO SEJA DADO A TODAS AS TORCIDAS, E TODOS OS CLUBES DE FUTEBOL, A POPULAÇÃO NÃO TOLERA MAIS ESSAS ATITUDES. O TORCEDOR DE FUTEBOL TEM QUE IR PARA O CAMPO, COM ALEGRIA, PARA INCENTIVAR O SEU TIME, E NÃO PARA BRIGAR.

  32. Acredito que temos que pagar esse ônus, mesmo sabendo que o clube não tem envolvimento no incidente, mas pela grandeza do Corinthians, devemos pagar o preço dessa grandeza, uma punição ao timão vai inibir outros times de menor expressão. ” Quanto maior o tamanho, maior a responsabilidade” autor desconhecido.

  33. Parabens pelo seu comentario. Pra quem ja passou horror nas maos desses marginais como eu e meu filho ja passamos, sabe o que e sentir na pele, de ser acharcado e agredido por quem nao vai a estadios para ver e torcer pelo seu time de coraçao, e, sim para agredir e ate matar outra pessoa que e simpatizantante de outro time. Em todos os esportes, volei, basquete, tenis, etc, torcedores vao la pra passar horas de alegria e prazer, sozinho, ou, levando amigos e familiares. No futebol, por causa desses bandos de marginais, a maioria nao pode ir, pois eles tomam conta de tudo. E ai se o seu time perde! A furia se volta toda contra a torcida adversaria e com outros que nada tem a ver com isso. E, isto, nao esta so em uma torcida, e sim em todas, e cabe ao ministerio publico e autoridades tomarem medidas drasticas, com ja foram feitas em outros paises, para afastarem, de qualquer maneiras, estes marginais dos estadios. Nao se deve generalizar, pois nao sao todos assim, mas começar a punir, torcedores e clubes, rigorosamente, a fim de que a torcida sadia volte aos estadios, levando seus amigos e familiares.

  34. Acho q toda punição vale a pena… a América do Sul sempre foi terra de ninguém, torcedores agem como animais raivosos… o jeito é esse mesmo: estádio sem torcida! Aí, essas uniformizadas vão ter q repensar o q querem… estão ferrando o próprio time. Veja, no caso do palmeiras, a maioria dos torcedores comuns adoraram o rebaixamento da Mancha no carnaval… Por que? porque a Mancha é uma entidade q vive pra si mesmo, tá nem aí com o Palmeiras, eles fazem o q querem e qdo querem… o torcedor comum está começando a perceber q as uniformizadas são quadrilhas de bandidos, todas metidas em coisas ilegais, mamando nas tetas dos clubes atravpes das politicagens sujas q tem lá… Vc acha q trabalhador iria até a Bolívia pra ver uma partida na quarta-feira? Trabalhador não tem como fazer isso, só vagabundo mesmo…e vagabundo bancado pelo clube… então, puna-se o clube e a torcida… a Bolívia dá um belo exemplo ao Brasil, se fosse aqui todos já estriam na rua e dando risada do q aconteceu…

  35. Vou falar somente um nome para o senhor: “RODRIGO DE GARPERI”. Contudo eu acho que óbvia e convenientemente o senhor não irá se lembrar não é mesmo? De hipócritas e idiotas já estamos cheios, portanto, resuma-se ao seu clubismo barato e parcial. A vida do garoto boliviano e do RODRIGO DE GASPERI valem muito mais que sua hipocrisia barata e clubística meu caro. Tenha um pouco de compaixão pelos mortos e acorde de seu sonho anticorinthiano meu camarada. Vidas tiradas são vidas tiradas, não importando que idiota soltou o rojão, ou puxou o gatilho, ou pior ainda, postou parcialidades de maneira fria e despida de quaisquer sentimentos.

  36. nos devemos e analizar por um todo, nao apenas por sermos brasileiros ou corintianos ou outros, a realidade e uma só devemos punir com prisao estes dirigentes de clubes e até jogadores que financiam estes marginais que se intitula de torcida organizada, sao quase todos favelados nao trabalhao e vivem de onibus e até de aviões para baixo e para cima atraz de equipes de futebol, me provão se estes individuos tem condições financeiras para tudo isso, pois quem trabalha tem que cumprir horario, quando e que alguma empresa vai liberar um suposto torcedor para seguir o seu time por até quatro dias. aautoridades prestem atenção, senhores comentaristas diaraques e pobres jornalistas, quase 100% da imprensa esportiva sao torcedores de alguma equipe, e expresando sempre o seu amor pelo clube ao vivo (BANDEIRANTE) que pena.

  37. Pra mim a punição foi certíssima pois que esta sendo punida é a torcida que foi responsável pela morte do garoto, e que não vai pode assistir o jogo dentro do estadio.. O presidente dos Gambas esta sendo hipócrita em falar que esta muito sentido com a morte do Garoto, pois se tivesse mesmo, acataria essa punição… para mostrar que o torcedor tem sim que pagar pois esse marginal teve sim intenção de machucar alguém, se não tivesse intensão soltaria o sinalizador para cima ou para outro lugar sem ser a torcida adversaria…. mas como a vida de uma pessoa não vale nada….. já to pedindo minha pizza de mussarela….. pois vai acabar em pizza mesmo……

  38. Parabéns Chico , vc foi muito feliz na sua colocação , espero que não se repita mais esse fato e que esses covardes das uniformizada que só atrapalham o fotebol chegue num ponto final.

  39. Boa noite Chico,

    Apesar de te criticar quase sempre, nessa vc acertou na mosca. Sou São paulino, a punição ao corinthians foi correta, muitos vão dizer que o Corinthians não tem culpa mais se pode esquecer que o Corinthians e todos os outros clubes do Brasl sustentam as organizadas com patrocínio para carnaval, viagem como essa para a Bolivia para esse bando de vagabuindo, ou seja, se ela banca ela é responsável direta. Sendo assim , a punição é correta, e que o timeco boliviano tb seja punido pela palhaçada de atirar objetos para dentro do campo e nos jogadores do corinthians e que o Tigre da Argentina seja punido pela palhaçado que fez no jogo contra o Libertad. E se o São Paulo for julgado e culpado pelo episodio do Morumbi, que seja punido tb.

  40. falha do sccp – financiar a torcida organizada – ou vc acha que a turma que foi de ônibus na segunda e voltou na quinta trabalham para pagar essa viagem – e os que foram de avião como os donos da organizada paga algo.
    1- policia revistar na porta do estadio até parece…
    2-não é permitido entrar com esses fogos – a organizada entrou camuflando o artificio mesmo sabendo que não pode pq levou?
    3- ja ouviu falar em cúmplices? então se viram quem foi pq não falam, caso contrario estava do lado é cumplice
    4 – as imagens estão sendo usadas -não vê noticiario
    5- vc esta certo – mas pq financia-la e não ter acesso do que fazem, querendo ou não levam o nome do clube
    6-comparação idiota
    7 – a uncica coisa sensata que vc disse, nem parece que veio de vc.

  41. Chico apesar de não gostar muito das suas materias pelo fato de vc colocar o amor pelo seu time sempre a frente da razão, agora com essa matéria tenho q te elogiar. Você mandou muito bem nessa.

  42. Paaaara Ricardo. Pelo jeito vc nunca foi a um Red Sox x Yankees, um Raiders x Chargers, um Packers x Vikings…. Ano passado ou retrasado morreu um torcedor no jogo 49ers x Raiders e devido a essa morte, outras mortes aconteceram. Nao pense que os EUA eh exemplo de cidadania pq eles tao longe de ser o pais da Alice.

  43. Chico Lang sou são paulino e confesso que sempre te achei corintiano
    doente e muito xarope,para não dizer uma zé mané!!!
    Mas com esse comentário que o senhor fez com relação a morte do adolescente na Bolívia,tenho que te dar os parabéns por tamanha demonstração de inteligência e desportividade e humanidade!!!
    Realmente oque o senhor escreveu é a mais pura verdade,em todas as torcidas temos essas pessoas de péssima conduta se dizendo torcedor de nossos clubes brasileiros. Espero que essa cambada de preguiçosos e vagabundos dos nossos políticos resolverem fazer alguma coisa,quem sabe teremos paz e tranquilidade.
    É uma vergonha ver políticos e dirigentes estrangeiros fazerem uma coisa que os nossos políticos e dirigentes não tiveram competência para fazer!!! Valeu Chico esse eu comentário foi um golaço de primeira!!!

  44. Ue chico quando voçes enche a bola do bando de loucos, voçes não ta nem ai né. Como e que separa bondo de loucos de psicopata nós ate talves da conta, mas esses drogados e bebados que infiltram e frequenta essas torcidas sabe. Fica a pergunta né Chico.

  45. Sao um bando de loucos, ou um bando de retardados, um banco de marginais, um bando de desocupados, um bando de assassinos, um bando de hipocritas, um bando de demagogos e uma coisa nao sao: NAO SAO TORCEDORES. Na alegria eh facil, qualquer um torce, mas nas horas dificeis soh tumutuam, quebram o patrimonio publico, trazem a desordem. Pq vcs que se dizem fieis nao entregam quem realmente soltou o sinalizador???????????? Nao traria o garoto de volta, mas pelo menos se faria justica com aqueles que la estao. Se bem que eles deveriam ficar presos tb, pois no minimo, eu disse no minimo eles sao cumplices (ou vcs acham que eles nao sabem quem foi?? e os sinalizadores e outras coisas entram sozinho no estadio?? ) Podem achar que estou sendo parcial, que falo como torcedor (de outro time), mas se nao começarem a punir esta ficando cada vez pior. E a punicao tem que comecar com alguem (infelizmente pra vcs), pq a punicao aqui no Brasil nao existe ou eh muito branda. Se fosse meu time tb, gostaria de coracao que se punisse igual a de vcs, sem essa de perda de mando de campo, pq eh facil para as grandes equipes jogarem em qualquer lugar do pais e sempre com mais torcidas. Tem que doer no bolso sim, penalizar sim, pois soh assim se aprende. Ou entao eh melhor parar, pq nao vale a pena a morte de qualquer um que seja. Esporte nao eh isso…

  46. Chico meu chará. Concordo plenamente com o que você escreveu. Só acho que a pena foi muito leve e não vai adiantar nada. A Conmebol deveria fazer como a UEFA que puniu os clubes ingleses com uma pena de 5 anos fora dos seus eventos. Cuidado pois a loucura e idiotice pode se alastrar pelo clube todo, se isso já não aconteceu.

  47. O Ministério Público poderia ,aproveitando que a polícia da Bolívia identificou 12 elementos, verificar quem são, como vivem (será que trabalham ?), como foram viajar, como pagaram despesas de viagem e estadia ( terceiros teriam pago ? ) . Respostas que mostrariam , certamente, o que acontece nas organizadas.

  48. Querido , seu comentario é sem proposito ,tinha que ser feito algo drastico e foi com o Corinthians, não adianta ficar lambendo as feridas temos sim que acatar e fazer com que essas medidas sejam aplicadas com maior aplitude a todas as torcidas que fizerem o minimo de arruaça , não podemos mais justificar com o passado a violencia presente (já teve batalha campal, torcedor já foi morto agora é o basta ,não dá pra perdoa o corinthians e pegar o proximo temos que fazer valer a todos apartir de ontem ,´só assim torcedores comuns como eu e você poderemos voltar ao estadios

  49. João Aurélio, a punição foi justissima. Por muito menos no jogo Italia e Servia pelas eliminatórias da copa no Brasil na europa houve punição. A torcida da servia jogou um sinalizador no campo e não feriu ninguem. O jogo foi em Turim na Italia, o jogo foi suspenso, a italia foi declarada vencedora por 3 a 0, a servia vai jogar 3 jogos com mando de campo sem torcida e teve que pagar multa.
    O time é responsável por sua torcida, na realidade o corinthians ja devia ter sido punido na libertadores que foi eliminado pelo River, quando quase provocaram uma tragedia. O Chico Lang esta correto na sua análise, fiquei surpreso duas vezes, uma pelo fato de ele ser conhecidamente corintiano e fanatico e dar uma opinião racional, e outra pela sensatez no comentario sobre a perda de mando do corinthians.
    Porém vivemos num país democratico e respeito sua opinião.

  50. Não gosto muito dos seu comentariao pois sempre endeusa esta “torcida”, porem agora estou te parabenizando, pois acho que não só a gavioes mas todas as outras tocida de outros clubes tbm, tem que ser mais policiadas, pois como um cidadão fica uma semana sem trab, pra ir a outro pais fazer baderna, pois o caso da morte fou o estopim,sou são paulino mas já fui ao estadio do morumbi vi a torcida brigar entre eles e estava com minhas sobrinhas e achei aquilo muito ruim, e nunca mais levei elas ao estadio. pena pois este ano teremos Copa das Confederações e como sera?

    PS: o neto que tem uma boa influencia nesta torcida acha q esta punição e injusta porem acho que nunca perdeu um ente querido por causa naturais, pois desta forma a gente já fica triste. imagina com uma banalidade desta, infelismente ele perdeu a chance de ficar calado.

  51. Impressionante,com os anti corintianos de plantão,ficam querendo punição ao Corinthians,por um ato de um torcedor (GRAVISSIMO,MAS PODE TER SIDO ACIDENTAL),os anti pirados,não comentam nada sobre à violência na cidade,ruas etc,mas como é o MAIOR clube do Brasil,eles vem correndo comentar,pois é o Corinthians. Pena que esses otários ainda não perceberam,que o Corinthians é muito grande,e supera tudo, e logo logo vai dar muito “desgosto” aos anti,que ficarão ainda mais pirados.

  52. Tava na cara que uma hora ia dar merda financiar viagens para esses vândalos para fora do País, tá aí, não demorou porra nehuma ainda mais nesse fanatismo de loucos psicopatas que o Corinthians agora atual Campeão da Libertadores e Mundial, deixou esses lunáticos mais doentes do que são, a tocida do corinthians é um caso a parte eles são capaz de morrer e matar pelo corinthians é um perigo essa tal “Torcida Organizada Gaviões da Fiel”, a mais perigosa de todas, além de outras de todos os clubes brasileiros, precisa-se urgente revistar esses marginais que entram na maioria armados dentro de um estádio de futebol, por isso que nunca entrei em uma porcaria de estádio de futebol, e o menino teve que sair de lá de Honduras coitadinho na América Central para morrer na Bolívia, lastimável, a Polícia Federal deveria agir em ação conjunta com a Polícia Polícia Boliviana e abrir inquérito de quem financiou para compra um “Sinalizador Naval”, qual marginal teria dinheiro para comprar isso, a não ser que tenha sido roubado, quero adoraria que fosse aberto uma investigação Policial e um Inquérito em cima desses dirigentes para apurar com rigor, de onde saiu esse dinheiro e descobrirem quem financiou esse Assassinato, e punir esses assassinos, “FUTEBOL É UMA MÁFIA”, cheia de Ratos mafiosos por trás das torcidas de Vãndalos Organizadas, eles tem apoio dos Clubes, adoraria vê-los todos punidos com rigor, pena que o Brasil é o país da vergonha e da pura sacanagem, me sinto envergonhado por essa mancha negra que está emprignada na coisa mais linda do torcedor brasileiro o Futebol.

  53. Olha, Chigo Lang, eu como palmeirense fiquei surpreso com esse seu comentário. Tiro o chapéu. Imaginava que fosse entrar aqui e ler só besteira, mas dessa vez vc foi sério como o assunto exige. Parabéns !!

  54. Chico, fala sério, se quiserem eles descobrem e prendem o culpado; além disso quem tem q ser punido é o san josé q deixa a torcida entrar no estádio com todo tipo de arma conhecida pelo homem, além disso todo mundo sabe q a torcida da libertadores é uma desgraça graças a conmebol. Se a conmebol entendesse de esporte punia o culpado, punia o san jose, interditava o estádio, dava uma multa ao corinthians e cobraria mais rigor na entrada dos estádios. Mas fala serio isso dá muito trabalho, é mais fácil punir um time q tem menos culpa no caso(q aliás, é brasileiro). E ainda recebem elogios de tudo quanto é lado…q linda essa libertadores…

  55. CHICO LANG, pelo amor de Deus… Use todo o seu prestígio de jornalista para botar a boca no trombone pedindo, clamando QUE O TITE SAQUE O EMERSON SHEIK E COLOQUE O ALEXANDRE PATO. O Sheik está fora de forma, desconcentrado, passando por uma má fase… Ainda não entrou em campo desde o MUNDIAL. Crie um personagem no seu BLOG e no GAZETA ESPORTIVA, e no MESA REDONDA… Arrume um trombone, faça uma introdução e faça a reclamação… Comece com a substituição do Sheik pelo PATO.
    Um abraço…. Um corinthiano como você
    Paulo de Oliveira Pires -

  56. Quanto a relação clube torçida ja esta posta, sabemos que ha uma estreita afinidade entre ambos inclusive politica. Mas o que dizer sobre o fato da segurança do estadio ter permitido os torçedores entrarem com sinalizadores ? O que dizer sobre a capacidade do publico no estadio ? OQUE DIZER sobre o sensacionalismo da imprensa que coloca os torcedores como culpados (moralismo) e isenta os clubes e as grandes empresas que estão por trAS do futebol ? O que dizer do papel do governo boliviano, bem como, do fgoverno brasileiro em relação aos fatos ? De fato creio que existem verdades que devem ser esclarecidas………….

  57. Pingback: Paul

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>