Caso Ganso: ameaça de denúncia à FIFA é blefe ou fruto de mal-entendido

A diretoria do Santos teria ameaçado denunciar o São Paulo à FIFA por suposto aliciamento decorrente das tratativas com Paulo Henrique Ganso. Eventual medida não provocaria, no entanto, efeito algum: os tribunais da entidade que controla o futebol mundial não são competentes para apreciar questões internas, ou seja, que envolvam clubes ou atletas vinculados à mesma federação nacional (no caso, a CBF).

O único órgão competente para julgar eventual medida provocada pelo clube praiano seria o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) do futebol. A propósito, o aliciamento é punido pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) com advertência ou multa de, no máximo, 100.000 reais (art. 240). Não há previsão de sanções esportivas.

Se é verdade que a conduta de Ganso incomoda há tempos diretoria e torcedores do Santos, dificilmente o suposto contato havido entre São Paulo e o jogador ocasionará punição ou mesmo denúncia contra o clube do Morumbi.

Serve como exemplo a conduta da procuradoria do STJD por ocasião do imbróglio entre o próprio São Paulo e o meia Oscar. Nem o fato de o atleta, então vinculado ao clube paulista, efetuar treinamentos no Internacional vestindo uniforme do Colorado foi interpretado como aliciamento.

Ainda assim, nada impede que o Santos, por sentir-se prejudicado com o episódio, ingresse com uma notícia de infração perante a procuradoria do STJD.

8 comentários em “Caso Ganso: ameaça de denúncia à FIFA é blefe ou fruto de mal-entendido

  1. QUEM ESTÁ CONFUNDINDO AS COISAS É VOCÊ! A JUSTIÇA REESTABELECEU O CONTRATO DE OSCAR COM O SÃO PAULO, ELE TINHA CONTRATO SIM! O CASO É IDÊNTICO!!!!

  2. Ô CELSO, VAI SE INFORMAR ANTES DE ESCREVER! AJUSTIÇA REESTABELECEU O CONTRATO DO OSCAR COM O SÃO PAULO. PORTANTO, ELE TINHA CONTRATO SIM, IGUALZINHO AO GANSO!

  3. Não é qualquer jogador que, durante vigência de contrato, cumpre o pacto até o final, sem usar de subterfúgios: só os que têm caráter. Por outro lado, o São Paulo é o típico falso amigo invejoso, que cobiça o que os outros têm: foi assim como o Dagoberto, que saiu do CAP pela porta dos fundos, com o zagueiro Miranda, que, a caminho do Inter-RS, teve seu caminho desviado pela cartolagem tricolor, e agora, a bola da vez parao aliciamento é o mal orientado Ganso.

  4. O Santos está quebrado e pagando os salários dos atletas todos em dia ???????????
    Inlucive o do Neymar ???????????????????
    Então imagina alguns clubes do Rio que não paga nada em dia, serão que estão o que ?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>