Entre a graça e a grosseria

Foto: AFPVirginia Beach (EUA) – Nos Estados Unidos e na Inglaterra, chamar um chinês de “chink” é ofensivo – tão ofensivo, ou mais, do que, no Brasil, chamar um português de “galego” ou um polonês de “polaco”. Acontece porém que a expressão “a chink in the armor” (or “armour”, se quisermos adotar a ortografia inglesa) é inofensiva. Significa o ponto fraco em uma armadura, uma rachadura ou fissura no sistema.

As duas interpretações se combinaram de forma explosiva quando alguns empregados da ESPN americana resolveram, por escrito na Internet e em nota de rodapé na tela, ou oralmente, em comentário,empregá-la em relação ao sino-americano Jeremy Lin, do New York Knicks, nova sensação do basquete na NBA. Jeremy Lin nasceu nos Estados Unidos, filho de imigrantes de Taiwan.

Eles a usaram porque, no jogo com o New Orleans Hornets, perdido pelo Knicks, Jeremy Lin falhou diversas vezes (ele já se redimiu, na vitória sobre o Dallas Mavericks). Os funcionários acharam que a expressão “a chink in the armor” – uma rachadura na armadura – seria uma piada muito engraçada.

Não foi. Foi uma piada de mau gosto. Há uma diferença entre a graça e a grosseria. O resultado é que um empregado foi demitido, outro suspenso por um mês e um terceiro (o que usou a expressão apenas oralmente) advertido.

3 comentários em “Entre a graça e a grosseria

  1. Muito boa, a opinião. Sem graça mesmo, depois os norte-americanos não sabem porque muitos não gostam deles. Bem feito, punição merecida. Porém,se fosse aqui no Brasil , dificilmente seriam advertidos.

  2. Nossa, essa foi a melhor razao que voce teve para explicar a razao porque pessoas nao gostam dos Estados Unidos.
    Deixa eu te explicar porque algumas pessoas nao gostam dos EUA, ou de negros, ou de pobres, ou de ricos… porque sao pessoas ignorantes como voce e acredita que a acao de alguns reflete o pensamento e vontade de milhoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>