Complexo de vira-lata

AFP

AFP

Bristol (EUA) – Até quando o brasileiro terá complexo de vira-lata? Agora, só porque Neymar mais uma vez não jogou bem pela Seleção, ouvem-se vozes afirmando que ele precisa ir para o exterior. Para que? Para aprender a jogar futebol? Ora, façam-me o favor.

Está certo que o Campeonato Paulista não chega a ser uma competição de alto nível, mas o Campeonato Brasileiro é, a Libertadores é muito difícil e, em confrontos no Mundial de Clubes, times brasileiros tem ganho com regularidade, desde os tempos de Pelé – e ainda recentemente tivemos o exemplo do Corinthians.

Neymar não tem ido bem na Seleção Brasileira, como Messi por muito tempo (desde a Copa de 2006, lembrem-se) não foi bem na Seleção Argentina. Já naquela época Messi jogava no Barcelona que, me parece, é um clube situado na Europa. Aliás, em toda a sua carreira, Messi sempre jogou no Barcelona, apenas no Barcelona.

Se Neymar não joga bem na Seleção, convém procurar motivos outros do que simplesmente dizer que é porque ele continua na terra das palmeiras onde canta o sabiá. O futebol brasileiro tem problemas, mas entre eles não se inscreve a falta de competição e dureza no Campeonato Nacional e torneios continentais.

17 comentários em “Complexo de vira-lata

  1. O Neymar não tem ido mal na seleção, ele joga o que dá conta, ele é isso aí mesmo, um bom jogador, nada mais. O problema é que a imprensa quer coloca-lo como um deus do futebol, coisa que está muito longe de ser, e então alguns imbecis ficam esperando que ele renda mais do que pode. Sem mais.

  2. Discordo, até porque Neymar é um mistério.
    Endeusado pela imprensa este belo jogador não joga nada pelo Santos fora da vila Belmiro, seja pela libertadores aonde ganhou uma de mortos e na seguinte, contra Corintia não viu cor da bola.
    Quanto a seleção , vide olimpiadas e amistosos fora do Brasil ele sempre medra.
    Estou para ver Neymar jogar a metade do que a imprensa pensa que ele joga, e la fora pode perder o medo e ser menos protegido

  3. Nao creio que o brasileiro tenha complexo de inferioridade. O problema da selecao, e’ simplesmente o meio de campo. O meio de campo nao protege direito a defesa e, esta ajudando mal o ataque. Na zaga o David Luiz deveria ir para o meio de campo o que ajudaria bastante a defesa, e entraria o Thiago Silva na zaga.

  4. Boa tarde Werneck. Tenho acompanhado nosso futebol e nossos jogadores que aparecem como revelação e saem cedo para Europa e vejo que lhes faltam alguma coisa para virarem realidade la no concorrido futebol europeu.Coisas que começa la na base tais como passe ,posicionamento,velocidade com e sem bola, acompanhar melhor o jogo dentro de campo . Na verdade todos querem um Neymar sem erros o que é dificil neste inicio de brilhante carreira ,é necessario acompanhamento de um mestre ao lado dele constante. em jogos cnotra times da europa ele encontra dificuldades para sair da marcação e isto é corrigido em treinamentos .Espero que tão logo ele consiga trabalhar esta dificuldade para calar criticos de seu talento.

  5. Concordo, Werneck. Os motivos do Neymar não jogar bem pela Seleção são outros. Aquela equipe que o Felipão escalou contra os ingleses mais parecia um “catadão” de jogadores. Talvez nem pudesse ser diferente, já que não teve tempo para treinar. O Neymar rende mais quando outros bons jogadores encostam para fazer rápidas triangulações, coisa que não aconteceu contra o English Team.
    Agora, por outro lado, acho que faltou à Seleção um líder DENTRO DE CAMPO. Nos últimos anos, desapareceram do futebol brasileiro os grandes armadores, que carregavam a bola de intermediária a intermediária. Com isso, sumiram os gênios da meia cancha, que sabiam conduzir o jogo. Em seu lugar, os atuais líderes são os técnicos de futebol, donos agora de salários astronômicos e de uma importância que absolutamente não têm.
    Talvez o Neymar se ressinta de bons armadores triangulando com ele. Talvez o futebol brasileiro se ressinta de bons armadores, como os ingleses têm aos montes (Gerrard, Lampard et altri), sem nos esquecermos dos espanhóis.

  6. Eu nao entendo porque tantos comentarios sobre Neymar so existe ele na selecao, eu pensei que um time fosse no minimo onze jogadores e talve algum reserva , bom pelo jeito o futebol mudou o time so joga com um jogador ok seria igual a jogo de botao….

  7. Descordo completamente, com o comentário !! Não tem como comparar uma liga dos campeões ou o campeonato da Espanha, italiano ou Inglês com um campeonato Brasileiro ou libertadores. A diferença de qualidade dos jogadores é muito superior, a prova esta ai, o Neymar não consegue passar por ninguém quando joga na Seleção ou contra jogadores de alto nível, enquanto ele ficar jogando aqui no Brasil, dificilmente ele irá evoluir o seu futebol. Uma coisa é enfrentar um Puyol, Pique, Chielini, Buffon da vida. Aqui na Libertadores ele só encontrará jogadores medianos e que joguem no Brasil, pois mesmo os times da argentina estão falidos.
    Pelo bem da copa 2014, Neymar urgente na Europa para ganhar experiência.

  8. olha ouço falar essas coisas desde a era de um certo sr EDSON ARANTES DO NASCIMENTO,(PELÉ)nós achamos que os nossos jogadores são esses aqueles, só que,esquecem que somos campeões mundias por 5 vezes, depois que a bola rolar ai vamos quem realmente é o melhor.

    Uma outra coisa o neymar só tem 21 anos vamos deixar o garoto em paz.

  9. Messi também sofreu com a desconfiança dos argentinos.Enquanto dava show no barcelona era vaiada com a seleção da Argentina.A resposta foi dada pela pulga.Tenhamos paciência com Neymar.Felipão tem que mandar Neymar partir pra cima e humilhar o adversário,mas nosso técnico parece gostar de atacante burocratico;que lastima!

  10. O Neymar não rende na seleção porque não há armadores capazes para triangular com ele.
    Faz tempo que o futebol brasileiro não produz mais aqueles donos da meia cancha, aqueles armadores que carregavam a bola de intermediária a intermediária, como Didi, Gérson, Rivelino e outros grandes jogadores. Além de fazer com eficiência a ligação entre defesa e ataque, não deixando esse hiato no meio de campo que é tão querido pelos nossos técnicos, esses antigos craques lideravam o jogo. Não eram dependentes de pseudo-técnicos de futebol, esses sujeitos que gostam de ser chamados de professores, e adoram ficar na linha de campo imitando maestros, gesticulando, assobiando, gritando. Fazendo apenas jogo de cena, pois o “espaço técnico” que lhes é reservado serve apenas e tão-somente para tentarem apitar o jogo, pois procuram interferir nas arbitragens.
    O Neymar é craque, reúne talento e habilidade. Andorinha só não faz verão, já diz o ditado. O Neymar precisa de bons jogadores ao seu lado. Sozinho, realmente, ele não consegue render nada.

  11. VOCE NÃO SABE NADA DE FUTEBOL , NEYMAR É O MELHOR JOGADOR BRASILEIRO ,DESEJADO POR TODOS CLUBES EUROPEUS , COITADO DE VOCE , É UM RECELCADO QUE SEU TIME NÃO TEM DINHEIRO NEM DE PAGAR UM SALÁRIO DO NIVEL DO NEYMAR .PARA DE FALAR BESTEIRA PÔ .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>