Tragédia na Bolívia

Nem dá pra falar da partida entre San José e Corinthians, ontem em Oruro. A morte desse garoto boliviano de 14 anos, atingido por um sinalizador, é uma tragédia e dói na alma.

Futebol não combina com violência, muito menos com morte. Futebol é festa, comemoração e imaginar que qualquer um de nós poderia ter sido alvejado e morto num dia de alegria é inconcebível. Não quero acreditar que esse sinalizador tenha sido propositalmente disparado na direção da torcida do time boliviano, também não gostaria de saber que tenha partido da torcida do Corinthians, apesar de algumas imagens mostrarem isso. O que era para ser festa virou caso de polícia, e por quê?

Porque ninguém cumpre a lei. Nenhuma das duas torcidas cumpriram a determinação da Liga Boliviana de Futebol que proíbe a entrada de fogos de artifícios nos estádios da Bolívia. Irresponsabilidade dos torcedores e falha da polícia que deveria revistar com maior rigor quem entra nos estádios.

Que a família do jovem Kevin Beltrán Espada, que tinha uma vida toda pela frente, consiga encontrar conforto nesse momento de tanto sofrimento. E que a polícia apure e responsabilize os culpados.

60 comentários em “Tragédia na Bolívia

  1. SERÁ MUITO DIFÍCIL PARA O CORINTHIANS JOGAR FORA DO PAÍS.POIS SE O TIME NÃO FOR PUNIDO SEVERAMENTE JUNTO COM ESSES TORCEDORES GERARÁ UMA IMPUNIDADE MUITO GRANDE…

  2. O torcedor precisa entender e aprender que futebol nao eh guera.
    Estadio e lugar de alegria e nao de tragedia. Penso que os responsaveis devem ser punidos, principalmente que sejam banidos dos estadios, porque com certeza vai sobrar lugares para quem quer se divertitir.

  3. ( por favor leia no ar pois sei q muitos dos telespectadores compartilham da mesma indignação) MICHELLE! Vcs da midia deviam iniciar uma campanha conjunta digo todas as emissoras midia impreessa,rádios p/ banir todas as torcidas organizadas pois desde 96 se ñ me engano na copinha isso se tornou normal a morte de torcedores muitas das vzs inocentes como a do garoto ontem mas isso ñ pode ser visto com naturalidade temos q tomar uma atitude urgentes ñ sei como fazer uma campanha mas iniciem uma p/ reunirmos dez milho~es de assinaturas se nescesário p/ os nossos estádios voltarem a ser um local da familia aos domingos sabemos q os clubes mantem esses marginais então vamos utilizar o poder do povo junto ao ministério público.obrigado.

  4. Em linhas gerais, o torcedor responsável por isso criou uma situação de perigo (sinalizador dentro de um estádio de futebol) e assumiu o risco de matar (soltou o sinalizador). É igual beber, encher a cara, sair dirigindo e causar um acidente fatal. Assumiu o risco de matar. Ainda que culposo, foi um homicídio.

  5. Ola MIchelle, chegade passar as maos nas cabecas desses pseudo torcedores uniformizados, a cada dia que passa eles se tornam cada vez mais fortes (politicamente, administrativamente) e uma bola de neve. Ou os politicos baixam uma lei a nivel federal impedindo essas pessoas nefastas a irem aos estadios de futebol, ou entao logo teremos estas mesmas uniformizadas, fazendo coisas muito piores do que vemos ate hoje. BASTA.

  6. qual o problema em falar que veio da torcida do curintia,medo,fazer media com a torcida ,foi a torcida do curintia e ponto final, lamentável você ficar com frescura para falar da torcida do curintia …

  7. ESTOU MUITO TRISTE COM ESSA NOTICIA Q ME PEGOU DE SURPRESA AO ENTRAR NA NET HOJE, MORRER AOS 14 ANOS E NUM LUGAR DE ALEGRIA E FESTA È INADMISSIVEL, SEJA QUAL O TIME E A TORCIDA FOR, ALGUÈM VAI TER QUE PAGAR POR ESSA MORTE, E QUE NÃO FIQUE EM VÃO, A SENHORA CONMEBOL TEM Q PARAR DE SER INVISIVEL E DEIXAR DE SER CACA-NIQUEL E MERCENARIA, SENÃO TODOS IRÃO ACHAR Q È NORMAL MORRER EM ESTÀDIOS DA AMÈRICA DO SUL, CHEGA NÈ BASTA SENHOR NICOLAZ LEÒZ E SEUS CUMPLICES DIRIGENTES RATOS ROEDORES DE DINHEIRO.

  8. Realmnete foi lamentavel o acidente ocorrido ontem. Providencias drásticas tem que ser tomadas para não fica em vão. Vamos aguardar..

    Há parabéns pelo programa gazeta esportiva assisto todos os dias. Gostaria muito que voce mandasse com todo respeito um abraço ou seu famoso beijinho. Bjs

  9. O Tigres, abandonou uma final e não foi punido. No regulamento diz que um clube pode ser banido por corrupção, abandono de campo ou qualquer outra ação que seja direta do clube. Creio que não vai acontecer nada ao Corinthians, mas deveria. Alguma coisa tem que ser feita para que a morte desse pobre garoto, não seja em vão.

  10. Boa noite Michelle!

    O sinalizador disparado saiu sim da torcida do corinthians. E todos são culpados, até que eles entreguem e delatem o autor do disparo, ou seja, o assassino do menino. Eles sabem quem foi, mas protegem o bandido.
    O autor dessa tragédia deve ser entregue as autoridades e responder pela ação. Esse negócio de dirigente amedrontado ficar lamentando o fato e dar satisfação barata para a imprensa não vai dar a punição necessária para quem causou a tragédia.
    Um beijo
    Valdimir

  11. eu sou um um ouvinte de quase todos os dias,curto demais o programa um beijão pra você ,e uma bandeira da argentina para o Celso Cardoso!

  12. Cara Michelle. Parabéns pela análise do assunto. È doloroso para todos nós o acontecido. Porém, eu pergunto: esse sinalizador foi levado do Brasil para a Bolivia de avião, será?
    Lamentável!
    Um abraço.
    Heitor

  13. É difícil de entender a cabeça de uma pessoa que vai ao estádio, paga ingresso e barbariza. Não existem mais torcedores apaixonados pelo esporte, que aplaudiam até o adversário quando fazia uma jogada de craque. Infelizmente não existe mais torcedores e sim gladiadores sem dó nem piedade do semenhante, só pq as cores não combinam com a do seu time.
    Que pai tem a coragem de levar seu filho pequeno ao estádio hj, a violência nos rouba até a alegria do futebol, sou pai e imagino a dor da perda de um filho amado.
    Sou corinthiano de coração. Mas não sei se faço parte do bando de loucos não. luto

  14. OLHA GOSTARIA DE INFORMAR AOS ESQUECIDOS QUE O PALMEIRAS POR MUITO MENOS FOI PUNIDO SEVERAMENTE E OLHA QUE NINGUEM MORREU , E AGOR ACOM ESTA MORTE NA BOLIVIA SERA QUE VAI VIRAR PIZZA ,E ESTE COMENTARISTA AI QUE FALOU QUE A BOLIVIA E LOUCA POR DOLAR SERA QUE SE FOSSE FILHO DELE ELE PENSARIA ASSIM

  15. assisti a entrevista do senhor Mario Gobi e me vi enojado com que ouvi, ver esse cidadão dizer que foi um acidente é no minimo imoral, é claro que não foi um acidente, quem leva um sinalizador pro campo de futebol e atira em direção a torcida adversaria esta sim querendo atingir alguem, e eximir o corinthians dessa merda toda é mais uma pra beneficiar o corinthinas como tantas outras que ja vimos no passado recente, o corinthians tem culpa sim, apartir do momento que deixa pessoas ligadas a torcidas mandarem no clube, ter acesso direto a diretoria e a decisões do clube, tambem tem responçabilidade em que a torcida faz, comoteram um crime, e o clube é co-altor sim, da forma passiva mas é, e tem que ser punido como tal, quando esses bandidos estão de certa forma apoiando o clube é tudo lindo, ate as besteiras que fazerm, mas agora eles foram longe demais, assassinando um garoto de 14 anos, é muito ate mesmo pro corinthinas, o clube do governo, da globo, da federação, e agora , como fica, vai acabar tudo em declarações infelizes de senhor Mario Gobi, ou vamos ter definitivamente justiça no esporte? o SANTOS foi punido por sua torciad jogar moedas no PH Ganço no jogo entre Santos e São Paulo, qual será a punição cabivel pra assassinato? Se auto denominar ” bando de loucos” neste momento é a melhor definição pra esses marginais, oque dizer de pessoas que se denominam loucos, lugar de loucos não é na arquibancada de estadio!!!!!

  16. E MICHELE , RESPEITO TODOS TORCEREM POR SEUS TIMES MAS DEFENDER ,
    O TIME DE UM CRIME BANAL ISTO E UMA PIADA ESTE GODOI AI FALAR QUE QUALQUER DOLR PAGA ISTO AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA O PALMEIRAS POR QUEBRAR CADEIRAS FOI PUNIDO SEVERAMENTE ,E FALO MAIS ESTE GODOI NAO ENTENDE NADA .

  17. Invadimos o Japão com 30 mil pessoas.
    Uma cultura diferente em novo um continente. Todos, inclusive o outro lado do mundo ficaram contentes.

    O que aconteceu na Bolívia deve ser apurado e os culpados, punidos. Minhas condolências e sinceros sentimentos de pesar aos familiares e todo povo Boliviano.

    Porém…..
    Não tratem um acidente como assassinato !

    Nós, Corinthianos e Brasileiros não merecemos isso.

  18. No video vinvulado sobre a tragedia, me parece que o momento que a Bandeira sobre é diferente do momento do Gol e consequentemente, do momento que iniciou a confusão/acidente com os fogos.

    Veja a torcida….parece inerte.
    E um gol do Corinthians na Libertadores, para os Corinthianos, é motivo de muita festa e movimentação.

    Curioso, não acha ????

  19. Michelle,parece que você vive outra realidade.Admiro muito você, ainda mais ter cursado direito e ver pela televisão que o sinalizador, realmente saiu da torcida do curintia. Acredite nos fatos,deixe seu clubismo de lado, pois a imprensa paulista como um todo têm culpa por essa torcida apelidada por vocês mesmos de “bando de loucos”,agora os loucos estão demonstrando a vocês como agem.E a TV gazeta com esses jornalista tendenciosos,colaboraram com isso.Que Deus conforte a família do rapaz e parem de dar ibope para esse time medíocre com sua torcida em horário nobre da TV.Sou a favor da exclusão do time de “lixo” do torneio e que após a copa transforme o Itaquerão num presídio para colocar esses “bandos de assassinos na prisão.

  20. Não poderia deixar de manifestar mesmo que ainda no calor dos fatos o lamentável episódio da noite de ontem.
    Primeiro é lamentável saber que um pai perdeu um filho. Perdeu em seu maior momento de lazer e de uma relação pai/filho para apaixonados por um time… Seu filho, um apaixonado por futebol, foi assistir seu time de coração contra o atual campeão do mundo. Enfim, esse pai, perdeu seu jovem filho. Isso não se repara, não se recupera, não se esquece!
    Triste esta sendo ver o humor negro e oportunista contra a torcida do Corinthians. Será que somos 30 milhões de assassinos?? 30 milhões de vândalos??? Estamos de luto! Estamos triste e assustado com a fatalidade e idiotice!!! Estamos surpresos pelo risco que corremos anos e anos!!! Essa não é a marca da nossa torcida dentro dos Estádios!
    Não é de hoje que torcedores corintianos – e não só corintianos – levam sinalizadores a estádios de futebol, basta nos lembrarmos da final da Libertadores do ano passado, tanto em Buenos Aires, quanto no Pacaembu.
    Alguma autoridade publica, algum órgão de imprensa ( que hoje estão especializados em segurança de estádio de futebol, assim como 3 semanas atrás estavam especializados em segurança de casa noturna) se anteciparam ao risco desses “sinalizadores”?
    Não é de hoje que acontecem mortes em virtude de confrontos futebolísticos. E olha que ontem não foi um confronto – longe disso . Ontem foi um ato de irresponsabilidade, idiotice e fatalidade (que merece punição exemplar por isso e pela consequência)
    Não podemos deixar de aproveitar essa tragédia para finalmente vermos e termos irresponsáveis (ou meliantes) vestidos de torcedores punidos severamente. E fazer dessa punição uma pratica comum a partir de hoje.
    Mas tenho algumas perguntas:
    1. A empresa de ônibus que transportou esses torcedores tinha conhecimento que na bagagem tinha fogos de artifícios?
    2. Não existe revista nos ônibus de organizadas?
    3. Ao entrarem no Estádio eles foram liberados de revistas??? Esses “foguetes” não dá para esconder embaixo da meia?
    4. O organizadora do Campeonato não tem co responsabilidade?
    Mas o pior de tudo é saber que a morte do garoto foi sabida antes do inicio da segunda etapa e os responsáveis não tiveram a dignidade de suspender o jogo em respeito ao garoto. Será que só esse torcedores não tem respeito? Não tem educação?
    Somos o pais da Copa….Somos a 6ª. Economia do Mundo…E temos a pior educação…e infra estrutura de terceiro mundo!
    Que isso não diminua o CORINTHIANS…que isso não diminua a grandeza da sua Torcida…mas que isso possa trazer mais responsabilidade para todos! Que aconteça as punições! Que a morte do jovem Kevin Beltrán Espada não seja em vão! E que os nossos filhos possam sim frequentar estádios de futebol (devem ser palcos de espetáculos e diversão).

  21. Michelle,

    Sei que no fundo em seus comentários existe o amor que voce tem ao time da zona leste de São Paulo e claro, pela audiência que voces precisam para a emissora. Mas fugir de uma responsabilidade criminal de um acontecimento beira a ignorância. Quer dizer que, se eu entrar na sua casa com uma arma e matar alguém, a culpa é sua, afinal a casa era sua e voce não fez nada para me impedir de entrar com a arma. Correto ? Se uma pessoa toma uma atitude PREMEDITADA em levar um artefato que pode ferir alguém, com alto risco de acidente, a culpa é clara dele e com DOLO, pois sabia que aquele artefato pode matar. Agora, vir com seu comentário dizendo ” veja bem”, ” não se sabe quem foi “, ” se realmente partiu da torcida do tima da zona leste de São Paulo”, isso tudo, Michelle, mostra o tipo de educação que voce quer passar, mesmo que subliminarmente, aos adolescentes e crianças que assistem ao seu programa. Ou educamos as crianças do nosso País de forma correta, honesta e imparcial ou vamos fazer desse País o que o PT quer fazer, um País onde interesses individuais superam o coletivo. O programa de voces já extremamente tendencioso para o lado do time da Zona Leste de São Paulo, não precisa exacerbar mais, não é verdade ? Mostre que voce é culta, inteligente e ponderada. Mostrar o lado da falta de civilidade, voce pode deixar para a torcida do seu time, afinal isso eles sabem bem fazer…

  22. Eu parei de ir aos estádios em 91 por causa das duas maiores organizadas do Corinthians, sempre que ia ao estádio ficava do lado dos gaviões, até um imbecil mijar em uma bandeira e passá-la na minha cara, aí o pau quebrou! Era eu e meu irmão contra a Gaviões no Morumbi e depois ainda na Fuga veio a Camisa 12, pra mim aquele foi o fim dos estádios. Mas eu não posso julgar a grande maioria da Massa Corinthiana pelo ocorrido, pois a organizada não representa nem 0,5% da torcida do Corinthians! Quanto ao ocorrido é simplesmente lamentável, é lamentável como diferente do Japão, não haja uma revista e proibição de rojões e sinalizadores nos estádios, mas assim é a Conmebol, sabem quantos barras bravas já se mataram em confrontos de times argentinos pela disputa da libertadores?! Sabem quantos títulos Argentinos tem na Libertadores? Sabem quantos Times Argentinos foram punidos? Veja bem não estou aqui, advogando em causa do meu clube, até acho que o mais sensato seria que se provado a culpa do torcedor torpe e acéfalo, é que o Corinthians indenizasse a Família de todas as formas possíveis, e que este torcedor apodrecesse na Bolívia, sem nenhuma ajuda de Advogados do Clube! Mas eu não posso aqui generalizar e culpar toda a torcida do Corinthians, pois ela é muito maior que esta que foi para a Bolívia! Este não será o primeiro e nem o último fato ocorrido nesta competição, mas quando o fato é relacionado ao Corinthians, a ocorrência fica do tamanho do Clube! E todos sabem o por que? Pois se vende muito…
    Punir o clube desta forma, realmente joga na lata do lixo, toda a sujeira e a coo-participação da entidade Conmebol, pois é dela a responsabilidade sobre a segurança, a torcida adversária também soltou o maior foguetório, outro fato é que torcedores do San José atiraram objetos nos jogadores do Corinthians, que na verdade nada têm a ver com o fato, e não me venham falar de causa e efeito, pois um erro não justifica outro. E senhores jornalistas, por favor o sensacionalismo e falso melindre frente as câmeras de TV e imprensa escrita ou virtual, de nada faz melhorar esta situação e sim apenas faz vender mais jornais e produtos relacionados ao horário de apresentação.

  23. Cara Michelle:
    É bastante lamentável o que aconteceu com o garoto boliviano,mas da torcida do Corinthians,principalmente da Gaviões da Fiel,não se pode esperar outra coisa.Esse “torcedor” que disparou o sinalizador tem que ser preso,lugar de marginal é na cadeia.
    Fique com Deus Mi.
    Beijos.

  24. Michele
    Bom dia.
    Gostaria de ter o direito de ir na contramão dos pensamentos dominantes desse episódio lamentável.
    Refletir e destacar a falta de patriotismo nossa e do nosso povo.
    Senão vejamos: Qual o único país “gringo” nessa imensa America La
    tina? O Brasil (o Nosso País). É o Único de Língua Portuguesa. Nunca fomos bem vistos pelos nossos vizinhos que invejam 0 nosso gigantismo.
    Quem dirige a Comebol? brasileiros?… nem pensar.
    Se as autoridades bolivianas identificarem o homicida é obvio que ele será preso, ou seja culpado identificado e castigado. Então por que púnir também um clube brasileiro por isso? Ou será que é por isso? Interessa a Comebol que clubes brasileiros sejam os campeões do seu campeonato?
    Perguntas: Já que as duas torcidas estavam munidas de sinalizador e se fosse um torcedor boliviano que tivesse matado um torcedor corintiano? Estaria nossa nação gritando por Justiça? Ou o considerariamos alguém que deveria estar trabalhando ao invez de estar num estádio?
    2a. Pergunta: Se isso tivesse acontecido com o Boca Juniors e sua torcida. Ele seria punido como o Corinthias?
    3a. Pergunta: E a responsabilidade da policia boliviana no estádio?
    É claro que não existe nada mais valioso do que uma vida.Mas se formos não só materialistas , mas também espiritualista, teremos que enxergar que só Deus é Senhor da Vida e, só Ele sabe porque aquele menino.
    Retornando, por que excesso de Justiça para uns e “vistas grossas”para outros?
    “Não percamos o bom senso nessa correria para julgar”
    Um abraço
    Roberto

  25. .É verdade Michelle , para que situações como esta não aconteçam novamente, é necessário um pouco mais de cuidado da polícia para não permitir a entrada de objetos perigosos nos estádios e também de uma maior conscientização dos torcedores.Bem, eu acredito que aos poucos
    esta conscientização vai chegar.Felicidades!!

  26. ola Boa tarde !!!
    eu acho que o curintinha tem que ser punido para dar exemplo pois querendo o não ouve a morte e eu quero ver se os 2 time vão ter a honra de fazer um acompanhamento com a familia do jovem que morreu,se for o casa que tenha o acompanhamento da Fifa nesse no ocorrido

    boa atarde e um abraço a todos do programa

  27. Michelle, boa tarde !! vc poderia divulgar esse meu e-mail !

    grato.

    Isso, é uma vergonha, vcs. conhece a cidade de Votorantim ???????? é esta situada no interior do Estado de São Paulo.

    Recentemente (no inicio do ano) ocorreu a copinha do Brasil e apesar de ser um campeonato infantil, todos os jogos acorreram revista nos torcedores, e quando ocorreu classico no jogo Corinthians e Palmeiras foi montado esquema especial inclusive mudando o trafego de pedestre e transito da cidade.

    agora pergunto ? essa organização (COMENNBOL) e os estadios que são executados os jogos tem capacidade de manter a Segurança dos torcedores? a segurança (policias) ñ teria que revistar todos os torcedores ??pq executar esses jogos onde ñ se garante a Segurança !!!!!!!!!!ou seja,, não é somente o Corinthians culpado por essa fatalidade.e acho que todos tem que pagar por isso.

    RESUMO: PARABENS VOTORANTIM !!!!!!!!!!, UM GRÃO DE AREIA NO DESERTO E SABE MANTER A SEGURANÇA DOS JOGADORES E TORCEDORES.

    ASS.: LERILSON BARATA RIBEIRO

  28. Depois do torcedor, a CONMEBOL é a primeira culpada!

    Punir o clube e a torcida pacífica é como você ser punido por ter ido a uma festa e um convidado cometeu o crime.

    Imagine você ser convidado para uma festa e o anfitrião contratar uma empresa para realizar o buffet e a segurança. Então, outros convidados portando armas tentam entrar e a segurança do evento vê e acha que pode ferir gravemente ou até

    matar alguém e mesmo assim diz que pode entrar.

    Este convidado mata alguém dentro desta festa e você é condenado? Então, se o seu time for a um jogo e, entre milhares de pessoas, um e apenas um comete um crime e seu clube que paga?

    Como vigiar todos estes milhares de torcedores como visitante se a própria segurança do local permitiu a entrada de “armas” no evento!? Nem mesmo revista houve!!!

    Então, a Conmebol que deixa os sinalizadores e armas entrarem livremente e esta mesmo que pune? Seria como este próprio segurança da festa que você foi dizer no tribunal que viu a arma e que deixou entrar e acusa você à esmo para se

    livrar da culpa!

    E o San Jose? Nada acontece? Ele foi o SEGUNDO culpado! Pois foi conivente e permitiu a entrada dos fogos e artifios perigosos.

    Pune-se o Corinthians e os torcedores inocentes e nos próximos jogos do San Jose, os fogos e sinalizadores continuam entrando nos estádios???

    Recordam quando os torcedores jogaram uma laranja acertando a cabeça de Neymar? O que a Conmebol fez? NADA! Ninguém foi punido, nem o clube nem a torcida. Sequer tentaram localizar o infrator pelas imagens do jogo. Depois houve outros

    casos de garrafas, pedras etc.

    Quer dizer que se fosse uma pedra enorme e matasse ou ferisse o Neymar gravemente que algo seria feito e que alguém seria punido?

    Se as ações tivessem sido feitas de forma efetiva na época e se a Conmebol tivesse proibido a entrada de fogos e artefatos perigosos neste jogo a vida deste pobre garoto teria sido ceifada? Quem deixou o sinalizador e fogos entrarem no

    estádio? Quem!?

    E se isto continuar, talvez alguns podem usar a tática de infiltrar torcedores camuflados na torcida adversária e aprontar coisas para o time perder seus mandos de jogos etc. Não seria uma boa tática?

    Oras! Esta Conmebol está mais para “Conmebola” mesmo! Incompetência SOMENTE dela e agora quer mostrar resquícios de razão e competência para provar sua própria incapacidade de organizar um evento deste porte. Nem mesmo um simples torneio

    ou evento ela tem capacidade de coordenar. Só sabe mesmo é cobrar os dólares pelos cartões dados pelo árbitro.

    Lamentável! Para alguns sempre é mais fácil culpar os outros para se livrar de sua própria culpa e responsabilidade.

    Que o culpado que seja punido de forma exemplar para evitar novos casos! E assim por diante.

  29. Pensamento:

    Farei uma analogia para expressar o que eu acho do ocorrido e da punição ao Corinthians no acidente lamentável na Bolívia…

    “Um empresário contrata um cantor para fazer um show, para isso precisa contrartar toda uma estrutura, inclusive segurança…. infelizmente no meio do show um imbecil saca uma arma e mata alguém, pergunta: O cantor deve ser punido também ? as pessoas foram pra ver o cantor, mas ele não tem a responsabilidade de fazer a segurança, correto ?! ele foi apenas cantar…… a segurança é responsabilidade de quem organiza o evento”

    ” O Corinthians foi lá jogar bola, a segurança e controle de entrada ou não de materiais ilícitos é resposabilidade do organizador, ou seja, Conmebol e polícia Boliviana”

    Repito. condeno com todas as minha forças o incidente lamentável e irreparável….

    Quero deixar claro que não sou de nenhuma organizada. sou graduado e executivo de contas numa multinacional. acordo todos os dias ás 6 da manhã e não sou bandido….

  30. Não só o Corinthians, mas todo e qualquer time brasileiro. Aliás é bom lembrar da tragédia ocorrida em 1995 entre São Paulo e Palmeiras pela Super Copa de Futebol Júnior. Em resumo as torcidas do São Paulo e Palmeiras se enfrentaram resultando em:
    – Pacaembu destruído
    – 102 feridos (80 torcedores e 22 policiais)
    – a morte de um torcedor do São Paulo de 16 anos de idade.

    O competição em questão não era internacional, mas houve uma morte e, nesse caso, não ocorreu nada.

  31. Tem um monte de torcedores de outros times, inclusive São paulo e Palmeiras que estão se achando os maiores exemplos de comportamento. Esse dois timinhos tem torcidas bem menores que a do Timão mas já fizeram estragos maiores que a torcida dele. Leia aí em baixo para refrescar sua memória.

    Para os São paulinos e os Palmeirenses de plantão.
    É bom lembrar da tragédia ocorrida em 1995 entre São Paulo e Palmeiras pela Super Copa de Futebol Júnior. Em resumo as torcidas do São Paulo e Palmeiras se enfrentaram resultando em:
    – Pacaembu destruído
    – 102 feridos (80 torcedores e 22 policiais)
    – a morte de um torcedor do São Paulo de 16 anos de idade.

    O competição em questão não era internacional, mas houve uma morte e, nesse caso, não ocorreu nada.

    E ainda querem ser exemplo de alguma coisa.

    Pocura saber que ajuda o Palmeiras deu à família do torrcedor.São Paulino morto.
    Algumas atitudes são de uma hipocrisia sem tamahno.

  32. Olá MICHELE, e queridos amigos da mesa, gostaria de lhe enviar um outro video com cenas em zoon sobre a tragédia na Bolivia no estádio do San José (BOL).
    Já em relação a punição sou totalmente a favor que ela ocorra tanto ao torcedor quanto ao clube.
    O povo brasileiro clama por leis mais rigidas, tanto dentro e fora dos estádios. Que a CBF tome este caso como exemplo para endurecer as punições em seus estatutos.
    Já a Comembol está sendo a federação sul-americana pioneira em finalmente dar um basta a este convivio brutal e covarde dentre as tocidas.
    Que a CBF possa mudar o seu modo de pesar e apatir de agora e aplicar as punições devidas aos que vao ao estádio apenas para arrumar confusao.
    O povo brasileiro gosta de futebol, gostaria de ir mais ao estádio com meus pais e amigos, e porque nao ver um dia o Flavio Prado sentado na arquibancada assistindo seu jogo comendo seu hot dog tranquilamente, eu acredito em milagres e sei que eles existem, mais alguém temos que nos ajudar para isso se tornar possivel. http://www.youtube.com/watch?v=DPPQnQiJcR4

  33. Como voce pode afirmar que eles sabem quem foi ? Voce mesmo nao tem provas e fica falando que os caras estao protegendo o assassino. E se voce estive no lugar de um deles assistindo e torcendo pro seu time quando um cara que voce nem conhece esta atras de voce dispara um sinalizador sem que voce perceba ? Vem a policia e te prende como suspeito, o que voce faria ? Voce pensa que e possivel conhecer todos os torcedores ao seu redor em um estadio de futebol ? Pense antes de fazer afirmacoes. Pra mim ocorreu um crime e o culpado tem que ser punido. Porem, TODOS SAO INOCENTES ATE QUE SE PROVE O CONTRARIO. Ou sera que pra voce TODOS SAO CULPADOS ATE QUE SE PROVE O CONTRARIO ?

  34. Tanta falação mas tem uma questão que precisa ser esclarecida. Quem paga para estas pessoas irem a Bolivia em uma quarta feira em uma semana normal de trabalhos apenas para ir assistir a um jogo de futebol? Agora vão pegar uma garoto ‘de menor’ pobre, humilde como culpado, quem será que custeou a viagem dele? Todos sabem que os clubes bancam as torcidas uniformizadas, então como pode-se dizer que este clube não tem responsabilidade?????

  35. Não é possivel que alguem acredite que o sinalizador lançado partiu das mãos de um adolescente de 17 anos. Papo furado, como um moleque que é pobre, como estão falando, tem condições de comprar um sinalizador que custa mais de R$ 100,00. Estavam fazendo caridade e distribuindo este tipo de artefato?????. Se as autoridades aceitarem esta versão dos fatos, são uns bandos de palhaços. Ta na cara que estão escolhendo este garoto por ser de menor e a lei aqui neste pais mediocre não punir como deve. Fico envergonhado com este tipo de situação.

  36. Não concordo com a punição porque o Corinthians não era o mandante e nao exercia nenhum controle sobre a segurança. Acredito que o mandante e a policia local deveriam ser responsabilizados. Obrigado

  37. Lamentavel o que aconteceu na Bolivia, como sempre tem q acontecer tragédias para que se possa tomar medidas, essas torcidas organizadas são um mal terrivel para o futebol, afastam as pessoas de bem dos estádios e ele quem ditam as normas nos estadios de futebol, os clubes tem culpa em tudo que se acontecem,pois, dão todo respaldo a esses malfeitores do futebol, dão ingressos, viagens para acompanhar os times, e nunca vi os clubes darem essas regalias para os verdadeiros torcedores, sendo assim o clube (Corinthians) tem sim que ser punido, eles falam que nao tem responsbilidades nos atos de seus torcedores eu nao concordo, falam que nao deram ingressos para eles irem na Bolivia tbm nao acredito, todos os dirigentes de futebol tem rabo preso com essas torcidas organizadas, q na minha opinao só são organizadas para promover badernas, violencias,e afastar o verdadeiro torcedor dos estadios, achei a entrevista o Corinthians muito insensata, pois a todo momento ele falou que a diretria se reuniu para tratar do assunto punição do clube,e nada mais, e a vida do garoto, como fica a familia da vitima, eles nao estão nem pensando nisso, acho lamentavel, estou assistindo o programa agora, espero q tudo se resolva com muita verdade e responsabilidade,e que os clubes deixem essas torcidas organizadas fora o futebol para que nós pessoas de bem possamos voltar em paz ao estádios…posição foi excessiva,,brincadeira eihn Sr.Dr. Advogado do Corinthians, deve ser punido tbm o San José…

  38. Que seja feita e cumprida rigorosamente uma lei que proíba o uso de sinalizadores em todos os eventos esportivos e culturais.
    Aliás, hoje faz 1 mês que só 239 brasileiros morreram por causa de um sinalizador. E 4 dias da morte do menino Boliviano.
    #Luto

  39. isso do caso Kevin é muito perigoso, abre um presedente muito.ruim…
    Imagne se um torcedor se passando por tircedor de outro clube atira um objeto no gramado…vai prejudicar o time?

  40. Sou um apaixonado por esportes em geral,mas especialmente, por futebol. Assisto sempre ao Gazeta Esportiva, mas ultimamente, não por este fato lamentavel com o torcedor boliviano, mas em geral estamos sempre vendo tragedias no futebol, isso sempre será um momento de tristeza profunda naquilo que deveria ser somente FESTA>. Bjos Michelle, te curto. Franck Araujo de Morrinhos CEARÁ

  41. ENQUANTO A TORCIDA CORINTHIANA, E TITE (“troco meu mundial pela vida do garoto”) VIBRAVA, SORRIA E COMEMORAVA OS GOLS CONTRA O XV DE NOVEMBRO, A MAE DO JOVEM MORTO AINDA ESTAVA CHORANDO. CHEGA DE CIRMINALIDADE SEM PUNIÇÃO, CHEGA DE DEMAGOIA SR.TITE E DEMAIS JOGADORES E TORCEDORES.

  42. michelli sou corinthiano eu tambem pensava que a gavioes tava querendo encorberta o verdadeiro culpado,mais as imagem mostram o jovem de 17 anos soltando o foguete, vcs podem ver no ioutube a imagem melhor

  43. Se for pra punir, então vamos começar no massacre de 1995 no Pacaembu na final da copa são paulo de juniores. são paulo x palmeiras que resultou na morte de um são paulino atingido na cabeça por um pedaço de pau dada por um palmeirense. se cucularmos, essa foi uma das piores tragedia do fultebool, a morte do são paulino foi motivada por confronto dentro do estadio, é bem diferente desta que ocorreu na bolivia. o que aconteceu na bolivia foi um incidente, que resultou em uma tragedia. agora lembrando, as torcidas do são paulo e palmeiras foram punidas na quela ocasião? não né.. então digo sim que a torcida do Corinthians possa assistir o jogo de quarta e a da final também que será bem provável que o Corinthians chegue….
    http://www.youtube.com/watch?v=LRJOJ_ctELk

  44. O autor do disparo não pode ser considerado como bandido. foi uma fatalidade imrreparavel sim!!!!! agora bandido, menos né amigo.. se você tem seu carro, e atropela alguém sem querer e esse alguém venha a falecer, você vai aceitar de ser chamado de bandido?

  45. Boa noite,
    Sou corinthiano, e concordo que deve haver punição, e melhor ainda se houverem medidas sócio-educativas que evitem que esses fatos lamentáveis ocorram novamente. Só acho que a medida é arbitrária, já que o corinthians (e a torcida), estão sendo penalizados antes mesmo de serem julgados.
    Como todo corinthiano estou triste pelo acontecido, e espero que o corinthians, grande como é, seja exemplo para mudanças positivas no futebol sulamericano.

  46. Anti-Corinthianos e parcela reacionária do jornalismo estão vibrando com a punição imposta ao FUTEBOL e a milhares de ADULTOS que representam a imensa maioria de uma torcida por conta da incompetência e má intenção da CONMEBOL; alguns comentaristas aplaudem acreditando que a palhaçada levada adiante pela entidade vá moralizar o futebol. A conferir…

    Aquilo que se viu pela TV ontem foi dos espetáculos mais ridículos. Independente dos times que estivessem em campo, jogo do campeonato mais importante do continente sem platéia é coisa sem pé nem cabeça. Quem sabe se na próxima transmissão algum gênio da globo não resolve colocar gravações de sons de torcida e até gritos de “gol” registrados em outros jogos? Não é assim que fazem nos seriados enlatados com aquelas risadas gravadas? Podem também distribuir pelo menos uns 10.000 bonecos com movimentos nas arquibandas opostas à câmera de TV de forma semelhante àquela que o menino do Esqueceram de Mim fez em sua casa para parecer que havia uma festa.

    A mentalidade da CONMEBOL é retrógrada e parece que ninguém está se dando conta de algumas coisas: Estão tratando o torcedor como idiota, como criança ou retardado. Quando eu era moleque, algumas pessoas fizeram uma baderna na sala de aula e como o diretor do colégio não sabia quem eram os responsáveis, mandou suspender todo mundo. Não é mais ou menos a mesma coisa?

    Aquelas pessoas que recorreram à justiça em defesa do seu legítimo direito de entrar no Pacaembú estão certas. Compraram seus ingressos com antecedência e não tem nada a ver com o comportamento de alguns imbecis que acham que vale tudo na arquibancada. Isto vale para torcedor de qualquer time que se veja na mesma situação. A CONMEBOL não está lidando com crianças de ginásio que precisam ser educadas com base em punições coletivas. Este negócio de que todo mundo tem que arcar com as consequências dos erros de uma única pessoa ou de um pequeno grupo é coisa de ditadura ou de quem está lidando com crianças. Que se encontrem outras maneiras de punir. Ou será que estão tentando jogar uns contra outros dentro de uma mesma torcida, naquela base da Polícia do Pensamento do livro 1984?

    O clube deve ser mesmo responsabilizado pela torcida? Um bando de marmanjos, de adultos precisa ser tutelado da mesma maneira que crianças precisam ser acompanhadas por professores em atividades fora da sala de aula? Enfim, todo este episódio revela apenas a falta de preparo dos dirigentes, a mentalidade retrógrada de parcela do jornalismo e desrespeito ao direito do cidadão. Usei mesmo o termo DIREITO DO CIDADÃO e não direito do consumidor porque cidadania é mais do que consumo. O cara compra seu ingresso com antecedência, se programa para ir ao espetáculo e de repente fica com cara de besta por causa de uma punição destas resolvidas de última hora? Tanto se critica a desorganização no futebol, será que atitudes como esta vão incentivar as pessoas que procuram seus ingresso e se programar com antecedência?

    Esta punição foi um tiro no pé. Não vai trazer de volta à vida o infeliz garoto e não vai servir pra nada se o mesmo rigor no estilo “caça às bruxas” não for usado com outros. Estão tentando fazer o Timão -E SUA TORCIDA- de bodes expiatórios das culpas da CONMEBOL.

  47. 10 motivos para não existir a Taça Libertadores da América.
    1- O torneio é sul americano e os times do México disputam , apenas para dar dinheiro ao torneio pois se forem campeões não podem disputar o mundial a vaga dos mexicanos é disputada na CONCACAF.
    2- Não há segurança nos estádios
    3- Os árbitros são 90% caseiros.
    4- O jogador reserva quando tenta fazer seu aquecimento é recebido a pedradas.
    5- O jogador que bate o escanteio tem que ser protegido por escudos da polícia.
    6- Não se cumpre as regras impostas como um aeroporto a 100 Km de distância do estádio.
    7- A tabela é alterada no meio da competição para times Brasileiros jogarem entre eles para não correr o risco de uma final Brasileira.
    8- Jogos com altitude acima de 2000 mts que podem gerar problemas de saúde incluindo até a morte dos mesmos.
    9- Falta de educação do povo em quase toda a américa
    10- Pessoas que comandam essa entidade são de carater dúvidoso.

  48. Eu sei que não é certo tirar uma vida,porém,eu não vi nem o sr.Ser-
    gio Cardoso, e nem os dois que ¨CHORARAM¨,no ar falarem quando um me-
    nino de 14 anos,foi morto a pauladas por torcedores do Palmeiras.

  49. Indignação total!
    Quero deixar aqui minha indignação com tudo que tenho visto e ouvido pela mídia a respeito do ocorrido em Oruro na Bolívia “Caso Kevin Espada”.

    Antes de começar, quero deixar bem claro que sou contra qualquer tipo de violência, lamento a morte do garoto em questão, e nas circunstancias em que isto aconteceu, é inaceitável!

    Assim como é inaceitável continuar vendo e ouvindo injustiças por parte de um grande percentual da mídia a respeito deste caso, temos 12 presos em Oruro acusados de terem cometido um crime contra a vitima em questão, podem ter sido diretamente envolvidos neste caso ou não, de forma dolosa ou culposa, a questão é que eles estão nas mãos de uma justiça que pode ser tão injusta como a nossa, a nossa é adepta a impunidade, e a justiça da Bolívia parece ser implacável quando se diz respeito a um crime cometido em seu país por estrangeiros, quando na verdade é totalmente cega quanto aos crimes cometidos em seu território e isso diariamente.
    Crimes que diretamente atinge em cheio nosso Brasil , estamos falando da Bolívia o maior fornecedor de “sinalizadores” do mundo, é verdade”. Eles produzem em comercializam Cocaína que também é a principal matéria prima do Craque e do Oxi com poder destrutivo maior e mais eficaz do que o sinalizador que matou aquele garoto e não tenham duvidas disso, falo por conhecimento de causa.

    Além de ter sido usuário, hoje atuo voluntariamente na recuperação de dependentes químicos, também me tornei um estudioso sobre este assunto, e pra quem gosta de números vamos lá.
    • Em sete anos 46 mil pessoas morreram vitimas das drogas no Brasil;
    • Usuários da cocaína foram responsáveis por 13% deste numero;
    • Usuários de craque foram responsáveis por 49%;
    • Os demais 38% foram vitimas da violência gerada pelo trafico de drogas;

    Pois é estamos falando de um estádio de futebol lotado de jovens mortos por “sinalizadores”, cuja 87% das drogas que mataram estes jovens saíram da Bolívia.

    E o que me entristece é ver a mídia sensacionalista do nosso país dando tanto destaque para a morte deste garoto e julgando e condenando 12 jovens que provavelmente serão condenados e perderão suas vidas, pois não tenham duvida de que para eles a condenação será implacável no mínimo 20 anos de prisão. Mas a justiça lá só é implacável para este caso, se eu estiver mentindo ou desavisado então me apontem uma condenação de um traficante boliviano na Bolívia.

    A imprensa esportiva tinha que se limitar a noticiar assuntos do esporte, deixe noticias criminais para especialistas, que falam com propriedade e diga-se de passagem tenho assistido alguns e notado prudência em seus comentários sobre este assunto, pelo simples fato de terem conhecimento de causa, que não é o caso dos programas esportivos.

    Acho bonito e valido prestar solidariedade a família boliviana que perdeu um membro tão jovem, mas não podemos esquecer das milhares de famílias de nosso país que choram a morte deus seus jovens membros que morrem todos os dias vitimas dos “sinalizadores” bolivianos.

    Quero deixar claro que esta é minha opinião, não estou em defesa de nenhuma torcida ou clube, e nem a nenhum veiculo de comunicação, este é um desabafo de alguém que cansou da hipocrisia da mídia brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>