Boxeador sem mão obtém nocaute em sua estreia

Possivelmente é o primeiro caso na história do boxe. Nascido sem a mão direita, o americano Michael Constantino, 33, conseguiu autorização para fazer sua estreia profissional e superou o compatriota Nathan Ortiz, 29, por nocaute técnico no segundo round. O embate pela divisão cruzador (90,7k) foi disputado ontem no Aviator Sports Complex, da cidade de Brooklyn, estado de New York (EUA), em preliminar do triunfo de Sadam Ali sobre Ronnie Warrior Jr.

Depois de alguma movimentação no primeiro giro, o fim do combate na rodada seguinte teve certo ar bizarro já que Constantino (1-0-0, 1 KO) atingiu o adversário que, em seguida, voltou-se para seu córner e fez sinal de que “estava sem fôlego e cansado”. Sem outra alternativa diante da passividade de Ortiz (0-3-0), o árbitro Randy Neumann deteve as ações a 1min16seg.

Constantino tem o braço normal até o punho, mas sem a mão. É nessa região que seu treinador coloca bandagem para que a luva seja colocada. Com o membro mais curto, ele invariavelmente, utiliza o braço para fins defensivos, enfatizando toda sua energia e atuação sobre o rápido braço esquerdo.

Recusas e exigências

Antes de subir ao ringue diante de Ortiz, os promotores tiveram muitas dificuldades em encontrar um oponente que “aceitasse lutar com um homem sem uma das mãos”. Foram mais de uma dezena de recusas. Mesmo a Comissão Atlética do Estado de New York pediu avaliação mais apurada de médico indicado pelo organismo para poder autorizar a participação de Constantino, curiosamente já com passado de competição no tradicional torneio Luvas de Ouro (Golden Gloves).

“Eu queria mostrar às pessoas que, se você trabalhar duro e acreditar em si mesmo, você pode conseguir tudo aquilo que se propõe a fazer”, ensina Constantino, sem descartar em nenhum momento a continuidade da carreira. “Ora, se eu tiver sempre lutas como a de agora, porque não prosseguiria?”, pergunta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>