Futebol/Copa do Mundo de 2014 - ( - Atualizado )

"Brazuca" será o nome oficial da bola da Copa do Mundo de 2014

São Paulo (SP)

“Brazuca” será o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. A escolha, feita por meio de uma votação na internet e anunciada neste domingo, teve a duração de três semanas e contou com mais de um milhão de votos.

A segunda opção “Bossa Nova” teve 14,6% dos votos, enquanto “Carnavalesca”, a terceira e última possível escolha, teve 7,6%. Nenhuma das duas, no entanto, chegou perto dos 77,8% conquistados por Brazuca..

Em comunicado oficial divulgado após o anúncio, a Adidas, produtora oficial da bola, elogiou a escolha e afirmou que o termo representa "o modo de vida cheio de orgulho, emoção e boa vontade" dos brasileiros. “Tenho certeza que a Brazuca irá entrar para a história, ao lado de outras bolas que se tornaram ícones da Copa do Mundo, como a Tango, usada na Argentina em 1978, e a Azteca, da Copa do México, em 1986”, completou o secretário geral da Fifa, Jeromé Valcke.

Entretanto, se o nome está decidido, o desenho e as tecnologias de Brazuca ainda não são conhecidos, já que a bola está em fase de testes. A previsão é que o lançamento ocorra oficialmente apenas em dezembro de 2013.

Gorduchinha - Na época da divulgação das três opções de voto, a ausência do nome “Gorduchinha”, referência a um bordão criado pelo narrador Osmar Santos, chamou a atenção. A campanha “Gorduchinha 2014” ganhou apoio de personalidades das mais diversas áreas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o apresentador Fausto Silva, o capitão da Copa do Mundo de 2002, Cafu, e Guga, tricampeão do torneio de Roland Garros.

A Adidas alegou que “Gorduchinha” já estaria registrada oficialmente como propriedade intelectual e que, portanto, o termo não poderia ser utilizado. Afirmação rebatida pelos organizadores de “Gorduchinha 2014”, revelando que o nome pertencia oficialmente ao próprio Osmar Santos, com quem a empresa não teria feito contato em busca de um acordo.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade