Motor/Fórmula 1 - ( - Atualizado )

Sauber confirma Hulkenberg para temporada 2013 da Fórmula 1

Hinwill (Suíça)

Depois de alguns rumores circularem a imprensa, a Sauber confirmou a contratação do alemão Nico Hulkenberg para a temporada 2013 da Fórmula 1, na manhã desta quarta-feira. O piloto deixará a Force India, equipe pela qual conquistou 49 pontos no Mundial de Pilotos deste ano, para ocupar o lugar deixado pelo mexicano Sergio Pérez.

Hulkenberg se destacou com boas atuações durante a temporada e seu nome chegou a ser cogitado na Ferrari, mas a escuderia de Maranello optou pela renovação de contrato com Felipe Massa. O anúncio de mais um ano de vínculo do brasileiro na equipe italiana, combinado com a transferência de Pérez para a McLaren, aumentaram os boatos sobre a ida do alemão para a Sauber, que confirmou as expectativas.

“Estou realmente ansioso para trabalhar com uma equipe como a Sauber. É um time bem colocado e competitivo. Além disso, é uma equipe em que os jovens pilotos têm repetidamente atuações excepcionais”, comentou Hulkenberg.

O piloto acredita no projeto de evolução da equipe e planeja colaborar para o sucesso da escuderia em 2013. “Atualmente, a Sauber estás passando por um desenvolvimento muito positivo e tenho certeza que juntos podemos conseguir muito”, declarou o alemão, que também garantiu que fará o máximo nas últimas três corridas do ano pela Force India.

AFP
Hulkenberg acertou sua transferência para a Sauber depois de defender a Force India na atual temporada

“Até o momento, vou permanecer com o foco no trabalho pela Force India. Também gostaria de agradecer a escuderia por me dar a chance de voltar a Fórmula 1 como piloto de equipe”, ressaltou sua gratidão.

Hulkenberg foi o campeão da GP2 em 2009 e a conquista do título na categoria de acesso à Fórmula 1 abriu as portas da Williams para que ele disputasse o maior campeonato de automobilismo. O alemão se destacou ao conquista a pole-position no Grande Prêmio do Brasil e a chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, não se esqueceu da atuação do piloto em Interlagos.

“Nós estamos observando Nico há algum tempo e seus desempenhos têm sido muito convincentes. Esse foi o caso da GP2 e continuou na Fórmula 1. Um destaque óbvio foi quando ele marcou a pole em Interlagos em 2010, apesar das condições externas desafiadoras”, ressaltou Kaltenborn.

Assim como o piloto, a Sauber também se declara ansiosa para trabalhar com Hulkenberg. "Ele mostrou claramente que sabe aproveitar todas as oportunidades. Mas pontos altos como esse é uma coisa. O trabalho sistemático dentro da equipe é outra. Porém quanto a isso temos total confiança de que Nico vai se ajustar bem à equipe. E estamos ansiosos para trabalhar com ele", acrescentou.

A Sauber ainda não definiu quem será o companheiro de Nico Hulkenberg em 2013. O japonês Kamui Kobayashi não possui fortes patrocínios e o apoio financeiro pode fazer com que a escuderia promova o reserva Esteban Gutiérrez ao posto de titular, uma vez que o mexicano tem o aporte da Telmex. Já a Force India cogita o retorno do alemão Adrian Sutil para a vaga deixada por Hulkenberg.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade