Futebol/Copa das Confederações - ( - Atualizado )

Fifa confirma Recife, e Copa das Confederações terá seis sedes

Thiago Bastos Ferri, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

A Fifa anunciou na manhã desta quinta-feira que a Copa das Confederações de 2013, a ser realizada no Brasil, terá seis sedes, conforme previsto. No evento que aconteceu no Museu de Futebol, em São Paulo (SP), encerram-se as dúvidas sobre Salvador e Recife, que geravam preocupação na entidade, por conta da demora em suas obras para o evento e chegaram a correr o risco de não participarem da competição.

Desta forma, além das duas cidades nordestinas, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília receberão o torneio em 2013, tido como um ‘cartão de visitas’ para a Copa do Mundo de 2014. Apesar da cobrança em relação ao curto prazo para o preparo da competição, a Fifa alega confiar na promessa dos estados que receberão a Copa das Confederações, os quais estiveram representados também nesta reunião e avisaram que deixarão as instalações prontas até o dia 15 de abril do próximo ano, data-limite para a realização de eventos-teste.

A confirmação ocorreu durante a reunião que contou com: José Maria Marin, presidente da CBF e Comitê Organizador Local (COL); o ex-jogador e membro do COL, Ronaldo, Walter de Gregorio, diretor de comunicações da Fifa, Thierry Weil, diretor de marketing da entidade, Aldo Rebelo, ministro do Esporte, Luis Fernandes, secretário executivo do ministério, e Marco Polo Del Nero, também integrante do COL, e que não estava previsto na programação de participar da mesa.

Djalma Vassão/Gazeta Press
O evento, realizado na manhã desta quinta-feira, contou com membros da Fifa, COL e o ministro Aldo Rebelo
"Ao analisarmos todos os relatórios técnicos, a Fifa, o COL e o governo federal identificaram que em alguns casos o cronograma é apertado, e temos desafios pela frente, mas ao tomar essa decisão, colocamos na balança os benefícios de um evento como. O nosso empenho é sempre no sentido de ampliar o máximo possível os benefícios da competição para outras cidades", declarou Marin, ao anunciar as seis sedes.

Em recente visita ao Brasil, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmara sua preocupação com Pernambuco. Walter de Gregorio, porém, deu um voto de confiança pelo comprometimento dos políticos brasileiros em realizar todo o cronograma a tempo. "Não há mais volta", afirmou o diretor de comunicações da Fifa em mais de uma oportunidade no evento.

Até o momento, estão garantidos na competição: Espanha, Itália, Uruguai, México, Japão, Taiti e a Seleção Brasileira, por ser anfitriã. Em fevereiro do próximo ano, o represente africano será definido, encerrando, assim, a lista das equipes que disputarão o torneio entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade