Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Com homenagem a Riquelme, Troféu Mesa Redonda elege Neymar o craque

São Paulo (SP)

Como já se tornou tradição ao término da temporada nacional, o Troféu Mesa Redonda elegeu os principais jogadores do Campeonato Brasileiro e ainda prestou homenagens a personalidades do esporte, como o argentino Juan Román Riquelme. O grande vencedor da premiação, exibida na noite deste domingo, pela TV Gazeta, foi o atacante Neymar.

O craque do Santos compareceu à gravação e recebeu das mãos de seu pai o troféu de melhor jogador da competição. Além disso, o atleta também levou a taça pela presença na seleção do campeonato. O cantor Gusttavo Lima subiu no palco para fazer a homenagem ao amigo, cantou e ainda viu uma dança do apresentador Flávio Prado, que comandou a cerimônia ao lado de Michelle Giannella.

O outro atacante na equipe do campeonato é Fred, que não pôde comparecer, mas gravou um vídeo em que agradeceu pela homenagem. Mas um dos pontos altos do programa foi a presença do argentino Riquelme, muito emocionado. Em viagem ao Brasil só para receber o prêmio, o meia não escondeu o entusiasmo por ter sido condecorado pelo que fez na carreira.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Neymar recebeu o prêmio de melhor jogador do Campeonato Brasileiro das mãos de seu pai
“Este é um momento muito lindo. Jamais pensei que seria chamado e receber tanto carinho aqui. Admiro muito o jogador brasileiro”, comentou o meia, com a voz embargada, que está sem clube desde que deixou o Boca Juniors e evitou polêmicas em São Paulo. “Argentinos e brasileiros são os melhores do mundo, tanto é que estão sempre sendo contratados pelos clubes da Europa.”

Na armação das jogadas, os atletos eleitos foram Ronaldinho Gaúcho e Lucas. O pentacampeão do Atlético-MG marcou presença na Fundação Cásper Líbero. Já o atleta do São Paulo estava com seu time na Argentina no dia da gravação, mas mandou seu pai para representá-lo no evento.

Além de Fred, o campeão Fluminense ainda levou os prêmios com Abel Braga (melhor treinador), Diego Cavalieri (goleiro), Carlinhos (lateral esquerdo) e Jean (primeiro volante).

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ronaldinho Gaúcho e o argentino Riquelme interagiram durante a gravação do Troféu Mesa Redonda
“O futebol carioca passou por um momento complicado durante dez anos, mas, nas últimas quatro edições, conquistou três títulos brasileiros, sendo dois pelo Fluminense e um pelo Flamengo. É algo extraordinário e alavancou ainda mais o nome do Fluminense, que está presente em momentos decisivos”, afirmou o técnico.

O lateral direito Marcos Rocha ganhou como o melhor de sua posição, representando o vice-campeão Atlético-MG. Já o experiente Gilberto Silva, que atuou pelo Grêmio e está acertado com o Galo, levou o prêmio como um dos mais destacados zagueiros. O setor é completado por Dedé, do Vasco.

“Sofri contusão na fíbula e isso me deixou bem abatido, tive de jogar com uma superação muito grande e não pude fazer o meu melhor. Não foi um ano como eu queria e, por isso, estou emocionado demais aqui, é uma das premiações mais importantes da minha vida”, comentou o vascaíno.

O volante Paulinho, do Corinthians, também foi apontado para a seleção do campeonato e deixou uma gravação para agradecer, pois está no Japão para a disputa do Mundial de Clubes. Por fim, Bernard foi consagrado como a revelação do Brasileirão.

Fernando Dantas/Gazeta Press
O auditório da Fundação Cásper Líbero ficou cheio para aplaudir os melhores do Campeonato Brasileiro de 2012
A noite ainda foi marcada por mais homenagens. O piloto Rubens Barrichello recebeu o Troféu Constantino Cury, que é entregue a personalidades que dignificaram o esporte com honra e ética.

O ouro olímpico obtido pela Seleção Brasileira feminina de vôlei também foi lembrado pelo Troféu Mesa Redonda, que recebeu o técnico José Roberto Guimarães e as jogadoras Sheila e Jaqueline.

Já o jogador de futsal Falcão esteve no palco da premiação, pois foi campeão mundial pelo Brasil em 2012. O craque foi acompanhado pelos filhos Enzo e Luigi, mas também recebeu seus amigos da Turma do Pagode, que cantaram durante o programa.

O Troféu Mesa Redonda chegou à nona edição nesta temporada, com participação do público, que elege os três melhores de cada categoria. Depois, uma comissão de jornalistas define os ganhadores.

Confira abaixo todos os ganhadores do Troféu Mesa Redonda:

Goleiro:  Diego Cavalieri (Fluminense)
Lateral direito:  Marcos Rocha (Atlético-MG)
Primeiro zagueiro:  Gilberto Silva (ex-Grêmio)
Segundo zagueiro: Dedé (Vasco) 
Lateral esquerdo: Carlinhos (Fluminense) 
Primeiro volante:  Jean (Fluminense)
Segundo volante: Paulinho (Corinthians) 
Meia: Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Meia: Lucas (São Paulo)
Primeiro atacante: Neymar (Santos) 
Segundo atacante: Fred (Fluminense) 
Melhor jogador: Neymar (Santos)
Técnico: Abel Braga (Fluminense) 
Revelação: Bernard (Atlético-MG)
Troféu Constantino Cury: Rubens Barrichello
Homenagens: José Roberto Guimarães, Sheila, Jaqueline, Falcão e Riquelme

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade