Futebol/Campeonato Pernambucano - ( )

Pernambucano tem início confuso e com a ausência dos clubes grandes

Recife (PE)

A Copa do Nordeste tirou todo o brilho da estreia do Campeonato Pernambucano. O tradicional torneio estadual terá início neste domingo e contará apenas com os times menores na rodada disputada a partir das 16 horas (de Brasília). Já os grandes clubes terão motivos distintos para justificar as suas ausências: enquanto Sport, Santa Cruz e Salgueiro disputarão a nova edição do Nordestão, o Náutico se prepara para entrar apenas na segunda rodada.

Nenhum dos oito clubes que entrarão em campo neste fim de semana conquistou um dos 98 títulos pernambucanos disputados até aqui. O melhor desempenho é o do Porto, que chegou ao vice-campeonato em 1997 e 1998. Em seguida aparece o Central, derrotado pelo Sport na grande final de 2007. Serra Talhada, Ypiranga, Chã Grande, Pesqueira, Belo Jardim e Petrolina tentarão surpreender na competição.

O regulamente do Pernambucano deste ano também sofreu alterações. A Federação de Futebol do Estado (FPF) precisou inventar um novo sistema para que os times da Copa Nordeste não saíssem prejudicados. Segundo o próprio presidente da entidade, Evandro Carvalho, a nova fórmula de disputa do campeonato “caiu do céu. Para os torcedores, contudo, o sistema se tornou confuso e apresentou sérias falhas antes mesmo de ter início.

O torneio foi dividido em dois turnos, sendo que Sport, Santa Cruz e Salgueiro não jogarão o primeiro. A etapa inicial da competição englobará jogos de ida entre as demais equipes e os pontos somados não valerão nada para a sequência do campeonato. O único benefício acumulado pelos três melhores clubes desta fase será a possibilidade de jogar uma partida a mais dentro de casa, assim como acontecerá com os times do Nordestão.

O segundo turno terá início em 23 de fevereiro e dará início a uma competição totalmente nova. As pontuações serão zeradas e todas as 12 equipes medirão forças em jogos de ida. Os quatro melhores estarão classificados para as semifinais e brigarão por uma vaga na grande final. Os times da quinta até a oitava posição lutarão por uma classificação à Copa do Brasil, ao mesmo tempo em que os quatro últimos estarão rebaixados para a segunda divisão estadual.

Divulgação
Técnico Alexandre Gallo segue no comando do Náutico no Campeonato Pernambucano.

Outro ponto polêmico neste Pernambucano será a forma como a entidade conduziu os critérios de desempate na fase mata-mata. As semifinais não contarão com disputa de pênaltis, uma vez que saldo de gols, gols marcados e o número de cartões amarelos serão utilizados para decidir quem avançará à final. A grande decisão do torneio também gera dúvidas, pois uma igualdade nos resultados forçará a realização de uma terceira partida, independentemente dos gols marcados. O mando deste jogo será da própria FPF e poderá ser disputado até na Arena Pernambuco.

Sem o mesmo brilho das edições anteriores e repleto de confusões em seu novo regulamento, o Estadual se apoiará somente no segundo turno para chamar o torcedor ao estádio. No entanto, a dificuldade em entusiasmar a torcida também estará presente na ausência de grandes contratações. Único time na Série A do Brasileiro, o Náutico perdeu peças importantes, como Araújo e Rhayner, e não trouxe nenhum jogador de impacto para este primeiro turno.

Diferente do seu arquirrival, o Sport contratou o atacante Marcos Aurélio, do Internacional, e manteve o meia Hugo para 2013. As baixas ficaram por conta de Gilberto e Henrique, que trocaram o Leão da Ilha por Inter e Botafogo, respectivamente. Já o Santa Cruz, campeão das duas últimas edições do torneio, apostará suas fichas em Flávio Caça-Ratos, uma vez que o experiente Dênis Marques deu adeus após a última edição da Série C.

Confira abaixo todos os jogos da primeira rodada do Campeonato Pernambucano 2013:

Domingo (20/01/2013):
16 horas – Serra Talhada x Central
16 horas – Ypiranga x Chã Grande
16 horas – Pesqueira x Belo Jardim
16 horas – Porto x Petrolina

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade