Adventure/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Sainz é primeiro entre os carros; De Rooy domina nos caminhões

Lima (Peru)

O primeiro dia de Rally Dakar, que teve sua largada na cidade de Lima, no Peru, proporcionou uma disputa emocionante entre os carros. Retornando ao maior rali do planeta depois de um ano afastado, Carlos Sainz fechou o sábado na liderança, completando os 13km de trecho cronometrado entre as cidades de Lima e Pisco em 7min40s.

O espanhol foi confirmado no Dakar em cima da hora, quando recebeu um convite de Nasser Al-Attiyah para competir a bordo de um buggy e, assim, o piloto só ‘conheceu’ seu carro na última sexta-feira. Porém, Sainz mostrou que mantém a habilidade digna do campeão de 2010 e fechou a primeira especial com oito segundos de vantagem em relação ao argentino Lucio Álvarez, da Toyota, que foi o segundo colocado. O francês Guerlain Chicherit foi o terceiro, chegando dez segundos depois do líder.

O catariano Nasser Al-Attiyah, com um buggy, foi o quarto colocado e o francês Ronan Chabot, da SMG, fechou o primeiro dia de disputas em quinto. Stéphane Peterhansel, da França, atual campeão do Dakar, fechou em oitavo com seu Mini.

Leia mais: Contardo termina primeiro dia do Dakar na liderança entre as motos

Entre os brasileiros, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que competem a bordo de um Mitsubishi, fecharam em 33º, a 1min24s dos líderes. Marcos Baumgart Stroczynski e Kleber Cincea ficaram em 38º (a 1min40s). Reinaldo Varella, com seu UTV, foi o 105º (a 4min20s). Bruno Sperancini e Thiago de Vargas, com um Toyota Polaris, encerraram o estágio na posição 114, a 4min49s dos líderes.

Entre os caminhões, Gerard de Rooy, campeão do Rally Dakar em 2012, mostrou por que é considerado um dos favoritos ao título. A bordo de seu Iveco, o piloto holandês já começou o primeiro estágio da edição deste ano fechando na ponta, completando o trecho de 13km cronometrados em 8min46s.

Também da Holanda, Hans Stacey, da Iveco, fechou na segunda colocação, com 16s de desvantagem em relação ao líder. O tcheco Ales Loprais, da Tatra, terminou em terceiro, chegando 25s mais tarde do que o ponteiro.

O holandês Marcel Van Vliet, a bordo de um MAN, e o russo Eduard Nikolaev, que pilota um Kamaz, completaram o grupo dos cinco primeiros, com 33 e 34 segundos de desvantagem em relação a de Rooy, respectivamente.

Na classificação geral, os tempos entre os carros e caminhões foram multiplicados por três pela organização do Dakar, como uma medida para incentivar os pilotos a irem mais rápido neste primeiro dia.

AFP
Carlos Sainz mostrou que é um dos favoritos ao título e terminou o primeiro dia de Dakar na liderança

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade