Atletismo/Bastidores - ( - Atualizado )

Juiz aceita fiança e Pistorius aguardará julgamento em liberdade

Pretória (África do Sul)

Preso desde a última quinta-feira acusado de matar a namorada Reeva Steenkamp, Oscar Pistorius compareceu a mais uma audiência nesta sexta-feira, em Pretória, na África do Sul, e o juiz Desmond Nair aceitou o pedido de fiança feito pela defesa do atleta. Dessa forma, Pistorius aguardará o julgamento em liberdade.

Enquanto a promotoria do Estado defendia que o velocista continuasse preso, acusando ele de tera cometido o crime premeditamente e temendo uma possível fuga do país, a defesa afirmou que o atleta não teve a intenção de cometer o assassinato e que Reeva foi confundida com um ladrão.

Pouco antes de anunciar sua decisão, Nair afirmou que a fiança não interessa somente ao atleta, mas também à sociedade, já que é uma forma de evitar a superlotação do sistema carcerário. Depois da confirmação, o juiz decretou um intervalo de cinco minutos para revelar o valor que deveria ser pago.

AFP
Pistorius aguardará o final do julgamento em liberdade, mas terá que obedecer exigências da Justiça

Barry Roux, advogado de Pistorius, comentou que esperava uma fiança de 250 mil rands (moeda sul-africana), o que equivale a aproximadamente R$ 55,5 mil. No entanto, Nair retornou à sessão e estipulou o valor de 1 milhão de rands (R$ 222,2 mil), sendo que cerca de 10% da quantia deve ser entregue em dinheiro como forma de seguro.

Em liberdade, o atleta ainda será acompanhado por dois profissionais escolhidos pela Justiça até o final do julgamento. A partir de agora, Pistorius deverá informar todos os lugares que deseja ir, deve pedir permissão para viajar para fora de Pretória, além de estar disponível a todo o momento por telefone, não poder usar drogas e álcool, não retornar à sua casa e nem falar com vizinhos, deve entregar seus passaportes e armas e está proibido de conversar com testemunhas. O próximo julgamento está marcado para o dia 4 de junho.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade