Atletismo/Bastidores - ( - Atualizado )

Ministério anuncia Bolsa Pódio para Murer, Duda e mais 17 do atletismo

André Sender São Paulo (SP)

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou os 19 brasileiros do atletismo contemplados com o Bolsa Pódio, dispositivo criado pelo governo federal para complementar a renda dos principais esportistas nacionais até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Fabiana Murer e Mauro Vinicius da Silva, o Duda, são os principais nomes no programa. Campeã olímpica, Maurren Maggi ficou fora da lista.

Os atletas, que precisam estar entre os 20 primeiros colocados do ranking mundial em suas provas, receberão o benefício cujo valor varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil, de acordo com critérios de desempenho. A administração dos recursos recebidos compete a cada atleta, que poderá escolher como aplicá-los.

A cada ano, a lista de participantes será reavaliada para incluir ou retirar participantes do programa, atendendo principalmente o critério de posicionamento no ranking. Atletas que deixarem a lista dos 20 melhores do mundo por conta de lesões terão seus casos avaliados especificamente.

“Nós, atletas, estamos muito contentes, estávamos na expectativa que isso saísse logo para treinarmos com mais tranquilidade. É um incentivo, uma motivação a mais para irmos todo dia treinar. É um caminho longo que temos até 2016 em que dá tempo de melhorar para tentar chegar ao pódio”, disse Murer, campeã mundial do salto com vara em Daegu-2011.

Outros destaques da lista de 19 atletas contemplados são Duda, campeão mundial indoor de salto em distância, e a equipe feminina do revezamento 4x100m que bateu o recorde Sul-americano da prova na semifinal do Campeonato Mundial de Moscou: Ana Claudia Lemos, Rosângela Santos, Franciela Krasucki e Evelyn dos Santos. Vanda Gomes, que substituindo Rosângela derrubou o bastão na final e fez duras críticas à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), não está entre as contempladas.

Fernando Dantas/Gazeta Press
No atletismo, são 19 contemplados com o Bolsa Pódio, programa de complemento de renda de atletas

De acordo com a CBAt, as reclamações da velocista, que disse ter passado todo o período de preparação do Mundial “comendo e dormindo mal” não interferiram para que ela fosse deixada fora do programa, já que o time nacional foi desclassificado da final e por isso ela não tem resultado válido. As queixas de Vanda, no entanto, fizeram com que a entidade nacional abrisse um inquérito contra ela na Comissão Disciplinar Nacional do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“Ela não fez o resultado na final e não está contemplada porque a equipe do revezamento foi desclassificada. Foi considerado o resultado da semifinal pelas quatro atletas que bateram o recorde sul-americano da prova. São duas questões distintas. Ela não está no Bolsa Pódio porque não fez o resultado necessário”, disse o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes.

O critério foi o mesmo para deixar fora da lista Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância em Pequim-2008. Enfrentando um ano com muitas lesões, ela não conseguiu classificação para o Mundial de Moscou e ficou fora das primeiras colocações do ranking de sua prova.

Com os 19 representantes do atletismo, o Bolsa Pódio passa a contribuir com 121 atletas. O judô, com 27 representantes, o vôlei de praia, com 15, o pentatlo moderno, apenas com Yane Marques, e dez modalidades paraolímpicas, com mais 59 esportistas, também já tiveram seus contemplados anunciados. O programa faz parte do Plano Brasil Medalhas.

“Isto é importante para estabelecer o vínculo com o atleta porque este dinheiro não é do governo. O governo apenas efetua o repasse. É dinheiro dos trabalhadores, que pagam seus impostos, e queremos utilizar um pouco disso para dar dignidade aos nossos atletas porque são a representação do nosso povo”, afirmou o ministro Aldo Rebelo.

Veja os contemplados do atletismo com o Bolsa Pódio:
Ana Cláudia Lemos (revezamento 4x100m)
Evelyn dos Santos (revezamento 4x100m)
Rosângela Santos (revezamento 4x100m)
Franciela Krasucki (revezamento 4x100m)
Mauro Vinicius da Silva (salto em distância)
Keila Costa (salto triplo)
Fabiana Murer (salto com vara)
Thiago Braz (salto com vara)
Augusto Dutra (salto com vara)
Fábio Gomes da Silva (salto com vara)
Carlos Chinin (decatlo)
Hugo Balduino (revezamento 4x400m)
Pedro Luiz Oliveira (revezamento 4x100m)
Wagner Cardoso (revezamento 4x100m)
Anderson Henriques (400m rasos)
Mahau Suguimati (400m com barreiras)
Bruno Lins (200m rasos)
Jucilene de Lima (lançamento de dardo)
Ronaldo Julião (lançamento de disco)

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade