Atletismo/ Liga Diamante - ( )

Brasileiro leva prata no salto com vara pela Liga Diamante, em Paris

Paris (França)

O brasileiro Augusto Dutra conquistou a medalha de prata no salto com vara na etapa de Paris da Liga Diamante, neste sábado, no Stad de France. O paulista saltou 5,70m, seu melhor resultado do ano até agora e empatou com o francês Kevin Ménaldo. Renauld Lavillenie, que é o recordista mundial da prova (6,16m), também fez 5,70m, mas levou o ouro por cometer menos erros na disputa. Posto isso, Augusto fica na segunda posição da classificação geral da competição , com quatro pontos. Lavillenie é o líder, com 20.

Na primeira tentativa, Augusto marcou os 5,45m. Depois, atingiu os 5,60m e, na terceira tentativa, conseguiu alcançar os 5,70m. O brasileiro ainda tentou ultrapassar os 5,78m, mas falhou nas três oportunidades.

Competindo no exterior desde maio, na retomada da temporada ao ar livre depois do ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago (5,40 m), Augusto já melhorou por duas vezes sua marca. Foi prata na etapa de Eugene (EUA) da Diamond League, com 5,63 m, e agora repetiu a prata em Paris, de novo com o melhor resultado pessoal no ano.

Orgulhoso, o técnico Elson Miranda está satisfeito com o desempenho de seu comandado e prevê melhoras com a sequência do trabalho, que agora será exclusivo para Augusto: “O Augusto saltou bem, se sentiu super bem. Foi a segunda medalha de prata dele na Diamond League e conseguir 5,70 m numa prova dessas, a mesma marca do Lavillenie, não é pouca coisa. O trabalho está acontecendo, os resultados estão saindo. Ainda temos o que trabalhar e, infelizmente, agora só com o Augusto. O Thiago (Thiago Braz, também do grupo do salto com vara do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA) também vinha muito bem, mas sofreu a queda em Lausanne e vai ter de interromper a temporada para se recuperar”.

AFP
O francês Renauld Lavillenie ficou com a medalha de ouro depois de saltar os mesmos 5,70m de Augusto, mas cometeu menos erros na prova