Atletismo/Bastidores - ( - Atualizado )

Decisão de julgamento de Pistorius será anunciada dia 11 de setembro

Pretória (África do Sul)

O veredicto do julgamento de Oscar Pistorius será anunciado dia 11 de setembro, determinou Thokozile Masipa, juíza da Corte de Prétoria. A confirmação da data em que terá fim o longo julgamento foi feita nesta sexta-feira, dia em que a defesa também pôde concluir sua argumentação.

Sustentado o argumento utilizado desde o início das sessões, Barry Roux, advogado de Pistorius, procurou ressaltar que seu cliente agiu por impulso e, seguindo seus instintos, disparou contra a namorada Reeva Steenkamp por engano após confundi-la com um assaltante.

Roux, inclusive, questionou a forma como o assassinato foi investigado, sinalizando o erro da polícia na forma como foi feita a manipulação dos objetos na cena do crime.

Já a promotoria continuou afirmando que Pistorius premeditou o crime e fez os disparos por raiva depois de ter discutido com a modelo. Para Gerrie Nel, promotor envolvido no caso, o atleta deve ser preso por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.

O julgamento de Pistorius chegou a sua fase final e esta foi a última semana em que a defesa e a promotoria puderam expor seus argumentos. Se a juíza interpretar que o crime foi premeditado, Pistorius pode ser condenado a prisão perpétua, com direito a condicional após 25 anos. Já se o julgamento determinar homicídio culposo, quando não há intenção de matar, ele pode pegar até 15 anos.